terça-feira, 30 de Outubro de 2012

Pedro Vieira vence Prémio PEN Primeira Obra 2012


O Grupo BertrandCírculo anunciou que Pedro Vieira foi há pouco anunciado vencedor do Prémio PEN Clube Português, na categoria Primeira Obra. O livro Última Paragem, Massamá, foi publicado em Fevereiro de 2011, pela Quetzal Editores. Os prémios PEN Clube Português distinguem, anualmente, as melhores obras publicadas no ano anterior, em língua portuguesa e em primeira edição.

Confira abaixo a sinopse da obra premiada:

 Esta é a história de um homem e de uma mulher, Lucas e Vanessa. Do seu amor trágico, como são todos, e de uma Cidade com vista para muitas vidas. Também é a história de uma doença e de uma saída de cena, de uma frustração que não se cura. Ontem, na Floresta de Teutoburgo, onde fracassaram as legiões de Públio Quintílio Varo, hoje, em Massamá, onde acaba de ruir uma hipótese de redenção. Nos dois casos, o mesmo desenlace, com mais ou menos Império em pano de fundo. No lugar do traidor Armínio, motivado pela ambição, apresenta-se João, portador de um evangelho com saída para lugar nenhum. A estação de comboio, o trabalho, o vaivém daqueles que vivem de par em par com aquilo que lhes está destinado. O acaso. Crónica de uma, duas mortes anunciadas, a segunda por decisão natural de Vanessa, mulher investida de toda a autoridade. Faltam dois minutos e picos, 127 segundos, pouca-terra, pouca-terra, é só o que ela pede. Ou pelo menos que lhe seja leve.

Pedro Vieira nasceu em Lisboa, em 1975, cidade onde reside. Licenciado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior Comunicação Social, trabalha no Canal Q das Produções Fictícias como criativo, sendo actualmente um dos responsáveis pelo programa diário Inferno. Trabalhou como livreiro nos grupos Almedina e Bulhosa Livreiros e como designer no Centro Cultural Olga Cadaval. É ilustrador residente da revista LER. Blogger indefectível, criou o irmaolucia e é co-autor do Arrastão.

0 comentários:

Enviar um comentário