Ganhe dinheiro por compartilhar os seus links!

sábado, 13 de Abril de 2013

Opinião: Está a Fazer-se Cada Vez Mais Tarde (Antonio Tabucchi)


Título Está a Fazer-se Cada Vez Mais Tarde
Autor Antonio Tabucchi
Edição BIS
Título Original Si sta facendo sempre più tardi
Tradução Gaëtan Martins de Oliveira
Género Romance
Páginas 256 | PVP 7,50 €
Ano 2012 | Original 2001
Compre aqui

SINOPSE
Com este romance epistolar, Tabucchi renova uma ilustre tradição narrativa, subvertendo muito embora os códigos e pervertendo o género. Com efeito, apercebemo-nos progressivamente de que alguma coisa «não bate certo» nestas missivas: a paisagem parece resvalar sob os nossos olhos, os destinatários parecem errados, os remetentes desapareceram e os tempos inverteram-se, como se o antes e o depois tivessem trocado de posição e as cartas se antecipassem ou se atrasassem relativamente à própria mensagem que transmitem; como se os destinos dos homens, como manda o Mito, continuassem desencontrados, como se as palavras se perdessem no ar e as pessoas se extraviassem no labirinto das suas curtas existências. Como se a vida fosse um filme perfeito e impecável em que só a montagem falhou.

SOBRE O AUTOR
Escritor italiano nascido em 1943, Antonio Tabucchi foi professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Génova, director do Instituto Italiano de Cultura em Lisboa e dedicou-se ao estudo da figura de Fernando Pessoa, produzindo ensaios sobre o autor e traduções de obras suas. Faleceu em 2012, sendo na altura considerado «o mais português dos escritores estrangeiros».

OPINIÃO
Não é fácil descrever, quanto muito avaliar, uma obra como Está a Fazer-se Cada Vez Mais Tarde. Constituída por dezoito cartas de realidades aparentemente independentes e um breve post scriptum no qual o autor descreve o que o levou a escrevê-las, é, na sua essência, um trabalho introspectivo, uma espécie de ensaio sobre emotividade tendo sempre o amor como personagem central.

De facto, todas as cartas são, de uma ou outra forma, cartas de amor. Por vezes contam histórias de ódio, outras vezes de saudade, mas sempre derivando de questões amorosas. Passam-se um pouco por toda a Europa, Portugal incluído, ou não tivesse Antonio Tabucchi sido em vida considerado o «mais português dos escritores estrangeiros», podendo por isso ser lidas de modo independente, como se se tratassem de pequenos contos e o livro fosse uma simples antologia romântica. Para além de experimentar com a estrutura, Tabucchi joga com o estilo, não de uma forma extrema como, por exemplo, Raymond Queneau, mas de um modo subtil, variando no formato linguístico e nas analogias consoante a personagem que escreve.

Mais por relevância que por preferência pessoal, serão talvez de destacar uma pequena carta intitulada «Estranha Forma de Vida», marcadamente nostálgica e representativa da envolvência global da obra, e «Está a Fazer-se Cada Vez Mais Tarde», uma carta dentro de outra carta que encerra o compêndio e onde se nota uma certa intenção de unir o que veio antes.

Pode, ainda assim, ser difícil para alguns leitores ignorar a desconexão entre as várias histórias, razão pela qual as deverão mesmo preferir ler como contos. Seja como for, é um livro com uma beleza bastante particular e uma interessante sobriedade artística.

Texto: Tiago Matos

Artigo publicado na edição #20 da Revista 21

sexta-feira, 12 de Abril de 2013

Detinha Avelino: Despedida dos Amigos


Restavam-me apenas mais alguns dias de férias no Brasil e os meus amigos decidiram fazer uma festa de despedida. Como sempre, churrasco, caipirinha e muita cerveja. Estávamos numa quinta afastada e decidimos passar lá a noite. Éramos apenas cinco: eu, a Kelly, o Bruno, o Daniel e o André. A Kelly é minha amiga há anos e o Daniel é o seu namorado. O André mostrava-se bastante interessado em mim e o Bruno, pensava eu, mais interessado em si próprio.

A festa parecia estar perto do fim quando, já sem muito que fazer, começámos a brincar com a mítica garrafa da verdade. Roda dali e roda daqui, a garrafa apontou para mim. Os meus amigos disputaram quem faria a pergunta que eu não podia deixar de responder. Escolheram o dono da quinta para ser o meu carrasco. O Bruno é um pouco desengonçado, alto e magro, cabelos louros e jeito tímido. Esperava, por isso, que ele perguntasse algo fácil, como a minha idade ou talvez, pela insistência com que olhava para os meus seios, se tenho ou não silicone, mas ele simplesmente me encarou e disse: «Revista 21. Crónicas. Verdadeiras ou falsas?»

Todos em silêncio, à espera, e eu tive de me sair com esta:

«Em parte verdade, mas não no contexto descrito.»

«Quer dizer que não é assim tão atrevida como descreve?» Foi André a perguntar.

«Não, não é isso que estou a dizer. Mas o que acontece em Portugal fica em Portugal.»

A resposta misteriosa alimentou ainda mais a curiosidade deles e num par de segundos o André e o Bruno estavam com as mãos nas minhas pernas, para ver qual seria a minha reacção. Havia um imenso clima de excitação em todo o grupo e pareciam estar apenas à espera que eu dissesse sim. Sorri e decidi apimentar ainda mais a situação. Rodei a garrafa e sugeri novas regras de jogo: aquele para quem a garrafa apontasse deveria tirar uma peça de roupa.

A Kelly foi a primeira a ficar sem a blusa, mas em pouco tempo estávamos todos despidos e a começar uma grande e inesquecível festa. No final, o Bruno mostrou que de tímido não tinha nada e, quanto ao André, não houve forma de o sossegar, mas a grande surpresa foi mesmo a minha amiga Kelly, que simplesmente me ofereceu o seu namorado. Agradeci-lhe com um beijo e rimos muito ao perceber como os rapazes ficaram loucos por nos ver. Passámos a noite assim, como se estivéssemos enfeitiçados, tentando a cada minuto descobrir mais, sentir mais, gozar mais.

No dia seguinte, pela manhã, estava à espera de que alguém se saísse com algo como: «Meu Deus, como pude fazer isso?», mas, por incrível que pareça, estávamos todos muito bem resolvidos e, mal tomámos o pequeno-almoço, voltámos a deixar-nos levar pelo desejo.

Regressámos da quinta à tardinha. A Kelly puxou-me para um canto e disse: «Detinha, vê se não demora tanto tempo em Portugal porque realmente precisamos muito de você aqui.» Todo risonho, o Bruno interferiu, para me perguntar: «Será que vai ter coragem de fazer dessa noite uma crónica?» E eu, toda inocente e com uma piscadela, respondi: «Querido, o que acontece no Brasil, fica no Brasil. Mas, por curiosidade, aceda ao site da revista no primeiro dia de Abril.»

As gargalhadas deles foram estrondosas. É algo do qual sentirei realmente muitas saudades.

Por: Detinha Avelino

Detinha Avelino é uma escritora brasileira, residente em Lisboa. Escrevendo em espanhol, publicou os livros Seduzca Me, de contos românticos e eróticos, e Pequeña Y Rara, onde relata engraçadas e problemáticas passagens do dia-a-dia. Os seus livros podem ser encontrados em detinhaavelino.bubok.es.

Crónica publicada na edição #20 da Revista 21

Catarina Gouveia arrependida de posar para Maxmen, FHM e J


«Em 2007, Catarina Gouveia foi selecionada para ser a capa da edição de junho da FHM. Dois anos mais tarde, voltou a fazer poses sensuais, desta vez para os fotógrafos da revista J, do jornal O Jogo e, em 2010, foi a capa da Maxmen.

Sobre estes trabalhos, a jovem atriz demonstra algum arrependimento. Em declarações à TV 7 Dias, explica: “Se voltasse atrás não faria essas fotos. Na altura penso que gostei de as fazer, e agora pergunto-me de que terei gostado tanto, mas está feito, está feito!”»

Via Impala. Confira acima uma das imagens de Catarina Gouveia para a FHM e abaixo para Maxmen e J.

Mila Kunis e Ryan Gosling lideram fantasias sexuais


«Depois de ter sido eleita a mulher mais sexy do mundo, Mila Kunis foi agora eleita pelos leitores da revista Details como a mais desejável para levar para a cama. O canadiano Ryan Gosling lidera o top masculino.

A atriz norte-americana de 29 anos e o ator canadiano de 32 lideram o top das fantasias sexuais dos leitores da revista Details. O site da publicação promoveu uma votação para eleger que celebridade os cibernautas gostariam de levar para a cama e Kunis e Gosling estão no top das preferências.

No top 5 masculino estão os atores Bradley Cooper (protagonista da saga A Ressaca), Channing Tatum, Adam Levine (vocalista dos Maroon 5) e o ídolo teenager Zac Efron. As senhoras mais desejáveis para uma noite de amor são as atrizes Megan Fox, Jessica Alba, a oscarizada Jennifer Lawrence e a modelo Kate Upton.»

Via Diário de Notícias.

Iraniano diz que inventou máquina que prevê o futuro


«Ali Razeghi é o pai da alegada invenção que, segundo o próprio permite “prever a vida de um indivíduo, nos próximos 5 a 8 anos, com uma probabilidade de acerto de 98%”. O mecanismo imprime o futuro previsto, depois do toque do utilizador, refere o cientista. Tudo baseado numa sério de complexos algoritmos.

Razeghi, que também é um dos administradores do Centro para Invenções Estratégias, um orgão governamental, tem mais 179 invenções patenteadas. De acordo com o próprio, a sua mais recente invenção permitirá ao governo prever um conflito militar ou a flutuação das moedas estrangeiras. “Naturalmente que um governo que consiga prever os próximos cincos anos, pode preparar-se para mudanças destabilizadoras”, diz.

Na notícia, avançada pelo diário inglês The Telegraph, o cientista refere que não vai ser lançado nenhum protótipo, até porque “os chineses vão roubar a ideia e produzir milhões de máquinas da noite para o dia”. Razeghi diz também estar sobre pressão de familiares e amigos, por estar a fazer “o papel de Deus”.»

Via Dinheiro Vivo.

Japoneses criam casaco-namorada para solitários


«Estudantes da Universidade de Tsukuba, no Japão, desenvolveram um "casaco-namorada", que simula abraços, e não só, para quem se sente sozinho.

Graças às vibrações do cinto, o utilizador sente que está a ser abraçado por trás, sendo ainda auxiliado por um conjunto de auscultadores que susssurra frases com voz feminina, como, por exemplo, "Desculpa, estou atrasada!"

Embora tenha um aspeto normal, o "casaco-namorada" distingue-se por um néon que é apertado à volta da cintura dos utilizadores. Juntando as vibrações produzidas pelo cinto e as expressões emitidas pelos auscultadores os investigadores garantem que se passa por uma "experiência romântica perfeita".»



Via Correio da Manhã.

Drugstore cria banda desenhada baseada no Clube dos 27


«Amy Winehouse canta "Back To Black", single do álbum homónimo, num concerto em Londres. A cena é retratada no volume dedicado à artista britânica que faz parte da série O Clube dos 27, que reúne artistas da música que morreram aos 27 anos.

Apesar de ser a mais recente integrante do Clube dos 27, grupo de artistas que morreram aos 27 anos e que tem representantes como Kurt Cobain, Brian Jones, Jim Morrison, Jimi Hendrix e Janis Joplin, Amy Winehouse é quem inaugura a série de BD dedicada a eles. Criada pela Drugstore, selo da editora francesa Casterman, a franquia é lançada esta semana com o livro dedicado à cantora britânica morta em Julho de 2011.

A edição dedicada a Amy foi escrita pelos jornalistas franceses especializados em música Christophe Goffette e Patrick Eudeline, com desenhos do espanhol Javi Fernandez. O próximo livro a ser lançado é dedicado a Kurt Cobain, que liderou os Nirvana até ao seu suicídio, em 1994. A previsão é que o livro sobre Kurt seja lançado em Setembro em França. Os autores e ilustradores deste volume ainda não foram definidos.

Os volumes da série contam ainda com uma presença "demoníaca". Apesar de não contar com um volume apenas para si, o bluesman Robert Johnson, conhecido pela lenda que fala de um pacto que fez com o diabo para tornar-se famoso e também morto aos 27 anos, terá referências às suas músicas nas histórias. O livro de Amy Winehouse, por exemplo, é aberto com letras de "Cross Road Blues".»

Via Diário Digital.

Apesar de editado, Django Unchained foi banido na China


«Mesmo depois de Quentin Tarantino ter retirado as cenas sangrentas do filme Django Libertado para adaptar-se às regras chinesas, autoridades locais cancelaram a exibição da longa-metragem no país. As cenas com conteúdo sexual e político podem ter sido o motivo para a retirada do filme do circuito.

Programado para estrear esta quinta-feira, Django teve sessões canceladas ou interrompidas depois de um minuto de exibição.

"Lamentamos que o filme Django Libertado tenha sido retirado dos cinemas e estamos a trabalhar com as autoridades chinesas para saber quando o filme poderá ser relançado", disse Steve Elzer, porta-voz da Sony Pictures.

Em alguns cinemas, o filme foi interrompido após um minuto de exibição. As companhias de cinema alegaram "problemas técnicos" para a interrupção.

Zhang Miao, director da Sony Pictures no mercado chinês, explicou anteriormente que o realizador "concordou em realizar pequenos ajustes no filme" e que os cortes eram um compromisso combinado previamente entre Tarantino e o estúdio.

"O que nós chamamos de derramamento de sangue e violência é somente um meio de vender a proposta do filme, e estes pequenos ajustes não afectarão as características principais da trama - como tal esta afinação do sangue num tom mais escuro ou a altura do sombrio espirro de sangue", disse Miao para o Southern Metropolis Daily.

Django seria o primeiro filme de Tarantino a entrar em cartaz nos cinemas da China.»

Via Diário Digital.

Leia a nossa apreciação a Django Unchained aqui.

Afinal Miranda Kerr continua um anjo


«Afinal, Miranda Kerr vai manter-se como modelo da Victoria's Secret. Em comunicado, a marca de lingerie desmentiu a notícia divulgada pela revista US Weekly.

De acordo com a revista norte-americana, a Victoria's Secret não teria renovado o contrato da modelo australiana, de 29 anos.

Agora, o próprio presidente da marca de lingerie, Ed Razek, veio garantir que Miranda Kerr mantém as asas de "angel" (anjo).

“Ela é uma das melhores modelos da história da nossa marca e uma das mais populares. Qualquer rumor que diga o contrário é falso”, garantiu o também director de marketing, acrescentando: “Não temos planos para deixar de trabalhar com ela”.»

Via Vidas.

Prémios Novos 2013: Vencedores


Foi na passada quarta-feira, 10 de Abril, realizada a primeira edição de uma cerimónia de prémios que se prevê anual e tem como objectivo reconhecer os novos talentos de Portugal nas mais diversas áreas.

A cerimónia, que decorreu no Grande Auditório da Caixa Geral de Depósitos, Culturgest, e foi apresentada por Fernando Alvim e Filomena Cautela, contou com as participações de Samuel Úria, Gimba, Júlio Resende e Elisa Rodrigues e José Anjos. Os Original Bandalheira que foram a orquestra residente.

Confira abaixo, a vermelho, os vencedores da primeira edição dos Prémios Novos.

ARTES PLÁSTICAS
Gabriel Abrantes
Pedro Barateiro
Ana Santos

CIÊNCIA 
Zita Martins
Raquel Oliveira
Sandra Fonseca

CINEMA
João Salaviza
Vitória Guerra
Rodrigo Areias

DESPORTO
Sara Moreira
Miguel Oliveira
António Félix da Costa

EMPREENDEDORISMO
Cláudia Ranito
João Cavaleiro
Miguel Pina Martins

FOTOGRAFIA
Lara Jacinto
Rita Lino
Pedro Guimarães

GASTRONOMIA
Diogo Noronha
Igor Martinho
Ricardo Costa

HUMOR
António Raminhos
Salvador Martinha
João Moreira & Pedro Santo

INTERNET
André Garcia Sá &Sandro Baptista
Luis Pedro Martins & Saurabh Khanna
Eduardo Pinheiro & Domingos Bruges

LITERATURA
Joana Bertholo
Raquel Nobre Guerra
Nuno Camarneiro

MODA
João Melo Costa
Estelita Mendonça
Marques D´Almeida

MÚSICA
Capicua
DJ Marfox
Ermo

PUBLICIDADE
Bruna Gonzalez
Paulo Martins
Sofia Moutinho & João Rocha

TEATRO
Pedro Gil
Carolina Sales
João Pedro Mamede

TELEVISÃO & RÁDIO
Vasco Palmeirim
Cesar Mourão
Joana Ribeiro

quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Betty White é a celebridade mais sedutora dos Estados Unidos


«A atriz Betty White, de 91 anos, foi eleita pela terceira vez a celebridade mais sedutora dos Estados Unidos, segundo uma conceituada agência de pesquisas de mercado.

Protagonista da série Hot in Cleveland, que passa com grande sucesso num canal do cabo, Betty superou estrelas como a atriz Sandra Bullock, o ator Tom Hanks, a cantora Adele e a atriz britânica Maggie Smith na lista anual da E-Poll Market Research relativa a 2012 e só ontem divulgada.

No top aparecem, ainda, Morgan Freeman e Carol Burnett , que ocupam lugares deixados vagos por Robin Williams e Clint Eastwood, dois dos despromovidos do ano.

A sondagem da E-Poll tem por base uma amostra de 1.100 entrevistados e classifica 7.500 celebridades das áreas do entretenimento, negócios, política e desporto – todas avaliadas em termos de familiaridade, atração e 46 atributos de personalidade.»

Via Sapo.

Vaticano tem feito downloads ilegais de pornografia


«Foi detetado um endereço IP (de computador) no Vaticano que terá feito dowloads de filmes para adultos, através de torrents, alguns com as atrizes porno Sheena Shaw e Tiffany Starr. Além disso, também foram descarregadas séries de televisão americanas, incluindo Chicago Fire e The Neighbors.

Um inquérito feito pelo Religious Institute, em 2012, revelou que um em cinco elementos do clero visitou intencionalmente um site de sexo explícito nos seis meses passados.

O "torrenting" é um método de partilha de ficheiros que se tornou muito popular entre os fãs de downloads ilegais por ser bastante difícil, para as autoridades, de detetar.»

Via Correio da Manhã.

Electronic Arts é a pior empresa dos Estados Unidos

«A Electronic Arts recebeu um "prémio" na terça-feira, mas não deve ter nenhum ânimo em receber o "troféu". A empresa recebeu o nada honroso título de "Pior Empresa dos Estados Unidos" pela segunda vez consecutiva.

A decisão saiu de uma votação organizada pelo site The Consumerist, que colocou a desenvolvedora e publisher de jogos em disputa contra o Bank of America. A EA "ganhou" com 78% dos votos.

"Após a surpresa da premiação do ano passado, havia a esperança de que a gigante dos videojogos entenderia a mensagem", afirmou o Consumerist.

Segundo a página, a "distinção" deve-se ao facto de a companhia tratar os seus clientes como "cofres humanos" e lançar "jogos incompletos ou defeituosos para que os clientes paguem a mais para receber o que eles deveriam receber no acto da compra", diz o site.

Na semana passada, após a nomeação para a premiação, o COO da Electronic Arts reconheceu muitos dos erros da companhia, mas negou que chefie a "pior empresa dos Estados Unidos". Entre os enganos da EA estão "o fecho de servidores de jogos muito cedo, jogos que não alcançaram as expectativas, falhas em novos modelos de preço e problemas graves no lançamento do Sim City", mas afirma que outras acusações não são justificadas.»

Via Diário Digital.

O Mistério do Lago (Arnaldur Indriđason)


O Mistério do Lago
Por: Arnaldur Indriđason
Edição: Porto Editora
Título original: Kleifarvatn
Tradução: Vasco Gato
Páginas: 312
PVP: 16,60 €
Compre aqui


Depois de A Voz, chega no dia 15 de Abril às livrarias nacionais um novo livro de Arnaldur Indriđason, considerado por Luis Sepúlveda «a grande voz do policial nórdico», na Porto Editora.

Confira abaixo a sinopse de O Mistério do Lago:
O nível das águas do lago Kleifarvatn tem vindo a descer lentamente na sequência de um terramoto. Uma hidróloga local está a estudar o estranho fenómeno quando descobre uma ossada humana com um buraco no crânio e, ao lado, um velho aparelho de rádio com inscrições em cirílico quase ilegíveis. A Polícia é enviada ao local e o inspetor Erlendur e a sua equipa ficam a cargo da investigação, que os levará a pesquisar desaparecimentos ocorridos na Islândia na década de sessenta. As pesquisas conduzem-nos inevitavelmente às embaixadas do ex-bloco soviético e a antigos estudantes islandeses das juventudes socialistas, bolsistas na Alemanha de Leste em plena Guerra Fria.

Um romance carregado de mistério que confirma Arnaldur Indriđason como um dos grandes nomes do policial nórdico.

Bulhosa lança nova campanha de descontos


«Abril. Livros Mil.» Este é o mote da nova campanha de descontos Bulhosa, que começou esta segunda-feira, 8 de Abril, e termina no domingo, 28 de Abril.

São descontos imediatos, entre 10% e 30%, nos sítios www.bulhosa.pt ou www.livrarialeitura.pt, que ficam posteriormente disponíveis, num prazo máximo de 48 horas, nas livrarias Bulhosa e Leitura.

Para participar, é necessário aceder a um dos referidos websites e clicar no botão «Partilha já no Facebook e ganha um desconto imediato». O desconto é imediato e não acumulável com Cartão Cliente, vouchers promocionais ou outras campanhas a decorrer. Cada participante pode obter apenas um desconto por dia.

Mais informações aqui.

Miranda Kerr vai deixar de ser um anjo


«O contrato de um milhão de dólares da modelo australiana expirou, e ao contrário do que se era de esperar, a marca não quis renovar o contrato. Os motivos terão sido a "difícil reputação da modelo" e o facto de não dar assim tanto dinheiro.

Em entrevista à revista Us Weekly, uma fonte da Victoria's Secret explicou que a modelo, de 29 anos, não dava tanto dinheiro como outros "anjos" - nome pelo qual são conhecidas as modelos que trabalham para a marca de lingerie -, mas que ela ainda vai trabalhar para a marca.

"Miranda ainda pode ser usada nos catálogos, mas não precisa de ser um 'anjo' para fazer isso. Não está nos nossos planos parar de trabalhar com ela", explicou.»

Via Diário de Notícias.

AMC pondera realizar spin-off de Breaking Bad


«Com o aproximar da estreia dos últimos episódios de Breaking Bad este verão, a AMC pondera desenvolver um spin-off do drama, mantendo, assim, o universo da série na emissora.

De acordo com o site Deadline, AMC está atualmente a explorar a ideia de um spin-off centrado em Saul Goodman (Bob Odenkirk), um advogado desonesto. Este projecto é referido como estando ainda no estágio inicial, não há, ainda, qualquer acordo oficial para o realizar.»

Via A Televisão.

Novo portal denuncia empregadores sem vergonha


«Trabalhos mascarados de estágios pedindo altas qualificações a troco de salário zero ou claramente mal pagos para as exigências feitas, há de tudo um pouco na plataforma Ganhem Vergonha, criada para denunciar “empregadores sem vergonha".

Tudo começou em Dezembro, quando um dos mentores do projecto ficou desempregado e começou a deparar-se diariamente com a realidade dos anúncios de emprego, desde “estágios não remunerados de seis meses a propostas onde oferecem o salário mínimo”, refere Francisco.

O objectivo da plataforma Ganhem Vergonha, que segundo Francisco já recebeu cerca de 50 denúncias, é que seja criada uma regulamentação efectiva das ofertas de emprego e que estas passem a ter informação como a que consta nos anúncios do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

A plataforma existe desde Março e Francisco admite que nunca esperaram tamanha adesão, já que têm sido cada vez mais as pessoas que não só denunciam casos, como também aqueles que pedem ajuda para a situação particular que estão a viver.

Um desses casos que está na página na Internet da plataforma é o de uma jornalista que conta ter sido contratada por um grupo de comunicação social para ser correspondente de um novo canal de televisão nos distritos de Vila Real e Bragança a troco de 680 euros, pagos a recibos verdes.

“Fui informada que, além de ser, na altura, a única pessoa no país que iria desenvolver uma espécie de “one woman show” (repórter de imagem, editora de imagem, jornalista de tv, jornalista de imprensa e fotógrafa,) para as áreas de Vila Real e Bragança, (...), também seria a única pessoa no país a utilizar viatura própria e a ter de suportar com o meu ordenado (...) os gastos associados ao desgaste do carro”, relata na plataforma. Segundo conta, aderiu ao projecto televisivo em Janeiro, mas decidiu “despedir-se” em Março.

Os casos não se ficam por aqui e há para todos os gostos, desde o caso mais recente, publicado nesta quarta-feira, que denuncia uma agência de comunicação por procurar “um licenciado ou um mestre para trabalhar sem receber salário até seis meses” ou uma empresa por querer um recém-licenciado em design para fazer um estágio curricular de seis meses sem remuneração.

“Um caso caricato foi numa empresa da área da publicidade e comunicação, da zona do Porto, em que um designer foi a uma entrevista, um designer licenciado e com alguma experiência, e ofereceram-lhe 200 euros por mês para trabalhar em regime full-time. Perante a estupefacção do candidato, a pessoa que estava a fazer a entrevista apontou para uma pilha de currículos e disse: 'Se você não quiser, alguém ali daquela pilha há-de querer'”, conta Francisco.

Se a plataforma tem tido cada vez mais sucesso junto de quem quer fazer denúncias, já junto das empresas responsáveis pelos anúncios as reacções têm sido diferentes e os responsáveis pela plataforma já foram alvo de ameaças e insultos.

“Dizem que não temos ética profissional, que na empresa deles toda a gente começou por trabalhar de borla, mas a partir do momento em que nós dizemos que tiramos a informação caso apresentem provas de que a oferta de emprego é legal, a oferta termina e nunca mais ninguém nos responde”, denunciou.»

Via P3. Visite o Ganhem Vergonha! aqui.

quarta-feira, 10 de Abril de 2013

Joanna Krupa exige sexo em contrato pré-nupcial


A modelo Joanna Krupa, de 33 anos, exigiu que o futuro marido assinasse um contrato pré-nupcial com a garantia de que farão sexo no mínimo três vezes por semana.

Foi o próprio Romain Zago, seu noivo, que revelou a estranha exigência de Joanna, justificando-se com o facto de esta ser «uma máquina de fazer sexo».

A modelo polaca, famosa pelas participações em reality shows televisivos como Dancing with the Stars, Poland's Next Top Model e The Real Housewives of Miami, foi no mês passado capa da Maxim americana.


Interviú faz edição especial com nudez de Sara Montiel


«A revista espanhola Interviú vai lançar um número especial de homenagem à cantora e actriz Sara Montiel no qual reunirá as várias capas em que aparece nua. A actriz de 85 anos que morreu segunda-feira em sua casa, em Madrid, foi uma das primeiras figuras públicas a posar nua para a Interviú, tendo surgido na capa por diversas ocasiões desde o lançamento da revista, em 1976. A última vez que fez a capa da revista foi em 1995, aos 67 anos.»

Via Diário Digital.

Os homens vão desaparecer em cinco milhões de anos


«Dado a fragilidade do cromossoma Y - gene que determina o sexo masculino - um estudo da investigadora australiana Jennifer Graves prevê que o sexo masculino esteja em extinção dentro de cinco milhões de anos.

A cientista da Universidade de Camberra explicou a sua investigação durante uma palestra na Academia Australiana de Ciência afirmando que a questão do desaparecimento do cromossoma Y é "um acidente evolutivo".

Na palestra "O Declínio e a Queda do Cromossoma Y e o Futuro do Homem", Jennifer discutiu o desaparecimento do cromossoma e as implicações para o ser humano. A cientista ainda não sabe o que vai acontecer quando o cromossoma Y desaparecer totalmente, mas faz o paralelo com uma espécie de roedor que vive no Japão que consegue reproduzir-se sem o cromossoma Y.

Recordando que os homens têm cromossomas XY e as mulheres XX, Jennifer Graves disse que a estrutura do Y apresentar-se hoje mais frágil em relação ao X. Sendo que há três milhões de anos, o cromossoma Y tinha cerca de 1400 genes, agora tem menos de 100 e a tendência é diminuir, essa fragilidade pode significar o seu desaparecimento no futuro.

Apesar da descoberta, Jennifer Graves não acredita no fim da humanidade porque a desintegração do cromossoma Y pode levar a que outro cromossoma - que ainda não sabe qual - desempenhe o seu papel originando assim uma nova espécie.»

Via Diário de Notícias.

Cuidar de Frankie (Maeve Binchy)


Cuidar de Frankie
Por: Maeve Binchy
Edição: Bertrand Editora
Título original: Minding Frankie
Tradução: Fernanda Oliveira
Páginas: 400
PVP: 17,70 €
Compre aqui


Cuidar de Frankie é mais um romance de Maeve Binchy editado pela Bertrand. Uma história que, com humor e compaixão, fala de famílias pouco convencionais, relações que não são bem o que aparentam ser e uma criança no centro da vida de toda a gente.

Confira abaixo a sinopse de Cuidar de Frankie:
Com a astúcia, o humor e a compaixão a que nos habituou, Maeve Binchy relata em Cuidar de Frankie uma história sobre famílias pouco convencionais, relações que não são bem o que parecem, e a criança no centro da vida de toda a gente.

Quando Noel descobre que a sua antiga paixão, agora terminalmente doente, está grávida com um filho seu, concorda com relutância em criar a menina. Com a ajuda de uma carinhosa rede de amigos, familiares e vizinhos – incluindo Lisa, apaixonadíssima por ele, e Emily, a prima americana – Noel adapta-se às suas novas responsabilidades.

Mas, quando uma assistente social resolve meter-se no assunto, ameaça destruir aquela estrutura pouco convencional, mas tão especial. Caberá a Noel convencê-la de que toda a gente da vizinhança tem alguma coisa importante a oferecer a Frankie…

Linhagem Sangrenta (James Rollins)


Linhagem Sangrenta
Por: James Rollins
Edição: Bertrand Editora
Título original: Bloodline
Tradução: José Luís Luna
Páginas: 456
PVP: 17,70 €
Compre aqui


Depois de A Colónia do Diabo, James Rollins regressa com Linhagem Sangrenta, um thriller que faz repensar as noções da vida e da morte. O autor leva-nos às mais recentes descobertas da medicina, da genética e da tecnologia, revelando o próximo salto evolucionário: a imortalidade.

Confira abaixo a sinopse de Linhagem Sangrenta:
Galileia, 1025. Um cavaleiro templário infiltra-se numa cidadela antiga e descobre um tesouro sagrado há muito escondido no labirinto do forte: o Bachal Isu, um ícone de valor incalculável que contém um poder misterioso e aterrador que promete mudar a humanidade para sempre.

Um milénio mais tarde, piratas somális atacam um iate no Corno de África e raptam uma jovem americana grávida. O comandante Gray Pierce é nomeado para a missão de salvamento na selva africana. A mulher em questão não é uma turista abastada: é Amanda Gant-Bennett, filha do presidente norte-americano.

Com a suspeita de que o rapto é uma máscara para uma intriga bem mais nefasta, Gray vê-se obrigado a confrontar uma sinistra cabala que tem manipulado os acontecimentos ao logo da história… e agora desafia o atual presidente.

Para esta missão única, a SIGMA é auxiliada por um par de agentes especiais com talentos peculiares: o capitão Tucker Wayne, antigo Ranger do Exército, e o seu cão de guerra, Kane. Mas aquilo que deveria ser um simples resgate transforma-se numa feroz emboscada e num ato fatal de traição, quando Gray e a sua equipa descobrem que a refém não passa de um peão num devastador ato de terrorismo com repercussões terríveis. E isto é apenas o início do perigo.

Contra o tempo, a força SIGMA tem de se apressar a salvar um bebé inocente e ainda por nascer, cuja própria existência levanta questões acerca da natureza do humano: será possível viver para sempre? E, se fosse, você viveria?

Rita Pereira denuncia abuso de imagem em anúncio


«Rita Pereira utilizou as redes sociais para mostrar a sua indignação perante um anúncio que utiliza indevidamente a sua imagem.

Acompanhado de uma foto da atriz, o texto da publicidade indica que Rita Pereira perdeu "14 kg em apenas um mês" com um produto utilizado para emagrecer.

"Esta porcaria está a irritar-me tanto! Como é que uma marca tem coragem de usar figuras públicas sem qualquer autorização e mentir assim?!", desabafou Rita Pereira.

Contactado pelo CM, o agente da atriz, Tó Romano, revela que irá tomar medidas para denunciar a situação. "Trata-se de oportunismo, de abuso de imagem para fins comerciais. Infelizmente, está a tornar-se uma situação frequente, mas vamos tratar de bloquear esses anúncios."

Jessica Athayde, Júlia Pinheiro e Cristina Ferreira foram outras das figuras públicas que também viram a sua imagem associada a este tipo de publicidade.»

Via Vidas.

Snoop Dogg diz que rap nunca vai aceitar homossexuais


«Em entrevista ao jornal The Guardian, Snoop Dogg mostrou dúvidas quanto à probabilidade de os artistas homossexuais serem bem vistos no meio do rap.

Sobre a revelação de Frank Ocean, no ano passado, de que é homossexual, comenta Snoog Dogg (agora Snoop Lion): "O Frank Ocean não é rapper, é cantor. No mundo dos cantores é aceitável, mas no mundo do rap não sei se alguma vez virá a ser, porque o rap é muito masculino. É como uma equipa de futebol. Não podes estar num balneário cheio de cabrões todos durões, e de repente um gay diz: 'Eh pá, gosto de ti'. Não vai correr bem".

O músico, que estará no festival Meo Sudoeste, acrescenta ainda: "Não tenho problemas com gays; até tenho amigos gay, a sério! Antigamente, quem fosse gay era espancado. Na altura era fixe bater nos gays. Mas nos anos 90 e 00, ser gay já é um modo de vida. São só pessoas normais com trabalhos. Já são aceites. No fundo, passaram pelo mesmo que nós, os negros".»

Via Blitz.

Chocolate é mais saudável com vodka


«A tentativa de criar um chocolate mais saudável, por parte de cientistas britânicos, resultou na subtração de 50 por cento da gordura, graças a uma substância que contém vodka. Esta técnica poderá ser usada noutro tipo de doces. E se o chocolate de vodka tem álcool, o que é pouco saudável, abrem-se horizontes para a adoção da mesma técnica com sumos de fruta.

Cientistas da Universidade de Warwick, Inglaterra, levaram a cabo um trabalho que tinha como objetivo tornar o chocolate mais saudável, retirando-lhe a gordura. E essa meta foi conseguida, graças a uma emulsão à base de líquidos e ágar – uma substância gelatinosa retirada das algas.

Este trabalho terminou com a criação de um chocolate com 50 por cento da gordura, à base de vodka e daquela substância gelatinosa. Acresce que este chocolate muito mais saudável apresenta-se com a mesma textura e com o sabor inalterável, como se de um chocolate tradicional se tratasse.

Os cientistas da Universidade de Warwick começaram por criar uma fórmula de sumo de fruta, sílica e quitosana (substância presente nos esqueletos dos crustáceos). Os primeiros resultados foram entusiasmantes. No entanto, o uso da sílica e da quitosana iria transformar essa solução muito pouco convencional, suscitando uma reação negativa por parte da indústria de chocolate. Além de que seria pouco recomendável para quem sofre de alergias aos frutos do mar.

Nesse sentido, decidiram trabalhar com o ágar, que permitiria fazer combinações com a água e com o álcool. O ágar foi aquecido com vodka, tal como sucede com um processo de fabrico de gelatina comum. Mais tarde, a gelatina arrefeceu até aos 40 graus centígrados, sendo misturada a manteiga de cacau. O resultado foi um chocolate com 20 por cento de álcool e 50 por cento de gordura.

Os investigadores salientam que, apesar da presença do álcool neste chocolate, a diminuição do teor de gordura é tão elevado que abre horizontes para que um dos doces mais amados em todo o mundo possam tornar-se mais saudáveis. Além de que é possível experimentar chocolate com outras bebidas, sem álcool, e criar um chocolate ainda mais saudável.»

Via PT Jornal.

terça-feira, 9 de Abril de 2013

Thaís Bianca na Playboy Brasil


Thaís Bianca é capa da edição de Abril da Playboy Brasil. A publicação masculina volta a apostar numa panicat (assistente de palco do programa televisivo Pânico na Band) para protagonista, depois de no mês passado ter tido Carol Narizinho na capa.

Foi a própria Thaís Bianca que divulgou a capa no Instagram, acompanhada da mensagem:
Capa da Playboy de Abril...amanhã nas bancas!! Vou desvendar o meu "Mundo Cor de Rosa" para vocês!!
A modelo de 23 anos, conhecida pelo cabelo cor-de-rosa, surge (quase) completamente nua na capa, mas a Playboy Brasil deixa implícito um segredo: «Garantimos um detalhe no ensaio de Thaís Bianca, capa de Abril: Não são apenas os cabelos de cima que estão pintados de rosa».


Confira todas as fotos de Thaís Bianca na Playboy Brasil aqui.

Catarina Migliorini e Larissa Riquelme juntas em reality show


Catarina Migliorini, a (ainda) virgem que se tornou famosa depois de leiloar a virgindade pela Internet e que ainda recentemente posou nua para a Playboy Brasil, é a grande surpresa entre os nomes confirmados para A Fazenda 6, uma espécie de Quinta das Celebridades da televisão brasileira que coloca uma série de celebridades a trabalhar numa quinta.

A paraguaia Larissa Riquelme, a Miss Rio de Janeiro Rayanne Morais, o ex-futebolista Vampeta e outros famosos menos conhecidos em Portugal, como Simony, MV Bill, Gracyanne Barbosa, Sérgio Höndjakoff, Marimoon, Andressa Urach, Biafra, Franklin David, Davi Cardoso Jr., Matheus Mazzafera e Diego Possadas também vão participar no reality show da TV Record.

Via Pure People.

Casal chinês a correr nu com boneca insuflável torna-se viral


«Fotos de um casal chinês a correr nu pelas ruas de Pequim com uma boneca insuflável estão a intrigar os cibernautas chineses. As imagens foram captadas no início da semana passada no bairro residencial de Wangjing, no norte de Pequim, pelas 3h00 da madrugada. Os motivos que levaram o casal a correr nu pelas ruas com a boneca permanece um mistério. As fotos tornaram-se virais nas redes sociais chinesas.»


Via Diário Digital.

Mentiras & Diamantes (José Rentes de Carvalho)


Mentiras & Diamantes
Por: José Rentes de Carvalho
Edição: Quetzal
Páginas: 316
PVP: 16,60 €
Compre aqui


Chega esta semana às livrarias o novo livro de José Rentes de Carvalho, autor de romances como Montedor, O Rebate, A Sétima Onda, Ernestina e A Amante Holandesa.

Confira abaixo a sinopse de Mentiras & Diamantes:
Jorge Ferreira, conhecido como "o conde", recebe na sua quinta uma jovem e muito bela inquilina inglesa, que pretende passar uma temporada no interior algarvio a escrever um livro.

Rondando os cinquenta, o anfitrião é um homem educado, atraente e rico, mas extremamente reservado (partilha a imensa casa senhorial, no meio de uma paisagem de cortar a respiração, com apenas duas governantas velhas, uma cozinheira e um feitor): não se lhe conhecem amigos, amantes ou outro tipo de laços. Talvez porque o seu passado esconde um acto de ignomínia, uma tremenda infâmia, que o vitima até hoje e que pretende erradicar da memória.

Sarah Langton é impulsiva e aventureira, viciada em liberdade e em correr riscos – o que não consegue coadunar com a reclusão e a disciplina que a escrita exige. Filha de um italiano riquíssimo, também não são os problemas monetários que a atraem para o perigoso mundo do tráfico de diamantes… mas sim a perspetiva de produzir matéria-prima ficcional de primeira, mesmo que a não passe ao papel, e a de que a aura de segredo e mistério mantenha à distância curiosos indesejados.

Tudo parece concorrer para que estas duas pessoas se aproximem lentamente e que comecem a processar o que as atormenta (a Jorge, o episódio do passado; a Sarah a dificuldade extrema em escrever alguma coisa pertinente)… Mas a súbita visita de Biafra – vistoso fato de linho branco, cravo na botoeira, panamá na mão –, para praticar uma pequena chantagem, precipita uma cascata de revelações, desenlaces, mortes, desaparecimentos entre a Libéria, Marrocos, Algarve, Londres e Amsterdão.

Mentiras & Diamantes, o mais recente e inédito romance de J. Rentes de Carvalho, é um thriller habilmente construído e uma narrativa implacável, violenta e sexy. E um maravilhosamente obscuro objeto de suspense.

Tieta do Agreste (Jorge Amado)


Tieta do Agreste
Por: Jorge Amado
Edição: Dom Quixote
Páginas: 656
PVP: 22,90 €
Compre aqui


Chega às livrarias nacionais no final do mês uma obra que muitos conhecem da televisão e na qual Jorge Amado apresenta uma das suas mais memoráveis personagens femininas.

Confira abaixo a sinopse de Tieta do Agreste:
Tieta, mulher de carácter forte forjado pela vivência sofrida, volta à terra natal, a cidadezinha de Sant’Ana do Agreste, no interior da Baía, depois de ter passado 25 anos no Sul do país como meretriz. Tendo feito fortuna em São Paulo, gerenciando moças para políticos e empresários, retorna agora em busca de um paraíso que vê perder-se. No seu regresso, está cercada de riqueza e poder, em contraste com a sua partida, quando foi expulsa pelo próprio pai. A presença de Tieta em Sant’Ana do Agreste deixa marcas profundas: enquanto a cidade se transforma pela chegada do progresso, trazido pela ex-pastora de cabras e ex-prostituta, as relações entre os habitantes também mudam a um ritmo vertiginoso. Relações de poder e corrupção, religiosidade, liberdade sexual, moda e consumo, conflito entre progresso e preservação ambiental são assuntos que, incorporados no enredo do livro, ganham tratamento crítico bem-humorado. Esta combinação faz de Tieta do Agreste uma narrativa experimental e inovadora - uma obra maior, que alcançou imenso sucesso na televisão, tanto no Brasil como em Portugal.

Facebook pondera cobrar por mensagens privadas


«O Facebook está a testar um novo sistema de mensagens privadas pagas cujo preço varia em função do número de seguidores que um utilizador tem e quem mais paga para os contactar. O objectivo é evitar que os utilizadores sejam "bombardeados" com spam.

O novo sistema poderá levar a que os utilizadores paguem por contactar celebridades, figuras públicas ou novas pessoas que conhecem.

As mensagens de utilizadores desconhecidos são actualmente guardadas numa pasta separada - "Outros" - com a inbox principal reservadas para os amigos e família.

O novo sistema permitirá aos utilizadores contactar desconhecidos com um alerta enviado aos destinatários de que têm uma nova mensagem.»

Via Diário Digital.

Gwyneth Paltrow tem rabo de stripper de 22 anos


«Aos 40 anos, Gwyneth Paltrow afirma que o seu rabo é igual ao de uma stripper de 22 anos. Num evento com a treinadora Tracy Anderson, esta sexta-feira, em Los Angeles, a atriz mostrou que não é nada modesta em relação ao seu corpo e contou uma anedota sobre si.

"Estava a experimentar biquínis com uma amiga numa loja e disse: 'Não está mau para 40 anos, certo?'", contou a atriz, apontando para o rabo. Segundo a atriz a amiga respondeu: "Não está mau para uma stripper de 22 anos".

Gwyneth Paltrow revelou que antes de entrar para o treino de Anderson fazia "ioga, pilates e corrida".

"Estou totalmente obcecada [por este treino]. Depois de ver resultados como este, comecei a seguir tudo o que ela me dizia e meu corpo se transformou. Estou muito agradecida por isso", afirmou.»

Via Lux.

Afinal o tamanho importa mesmo!


«O tamanho do pénis é uma característica anatómica do homem que contribui para atracção sexual da mulher e poderá ter tido importância na sua evolução. As mulheres sentem-se mais atraídas por homens com pénis grande, revela um artigo publicado nesta segunda-feira na revista Proceedings of the Natural Academy of Sciences dos Estados Unidos.

“Desde há muito tempo que este tema entusiasma a imaginação do público”, diz o biólogo Michael Jennions, um da Universidade Nacional Australiana, em Camberra, que liderou o estudo. “Se olharmos para as revistas que estão nos quiosques, muitas vezes há artigos com títulos como Será que o tamanho do pénis é importante?”, defende o cientista, citado pela agência AFP, explicando que a equipa tentou abordar o tema do ponto de vista científico.

“Os biólogos acreditam que, antes, quando o homem moderno não utilizava roupa, as mulheres utilizavam o tamanho do pénis como um dos factores para escolher o melhor parceiro para a reprodução, mas pouco feito para testar esta hipótese”, explica o cientista. Esta hipótese obriga a considerar que, ao longo da evolução, se escolheram homens com pénis maiores.

A equipa australiana tentou avaliar este factor, mas num contexto mais alargado do corpo masculino. Os cientistas tiveram em conta a altura do homem e a largura dos ombros em relação à largura da cintura. Deste modo, construíram várias figuras anatomicamente perfeitas de homens onde iam variando o tamanho do pénis flácido, entre 5 e 13 centímetros de comprimento com diâmetro proporcional; a altura da figura masculina, entre 1,63 e 1,87 metros; e a largura dos ombros. Ao todo, foram produzidas 343 figuras diferentes.

Depois, 105 mulheres heterossexuais, com uma idade média de 26 anos, participaram no estudo: observaram 53 das 343 figuras masculinas em tamanho real, escolhidas à sorte, e atribuíram a cada uma delas valores de um a sete, consoante o grau de atracção que sentiam. As participantes só sabiam que estavam a entrar num estudo sobre atracção sexual genérica, não tinham conhecimento de que o objectivo era avaliar se o tamanho do pénis influenciava a atracção que as mulheres têm pelos homens.

Estudos anteriores já tinham mostrado que as mulheres preferem homens altos e com os ombros largos. O novo trabalho revelou que o tamanho do pénis também é importante para a atracção sexual, e confirmou que elas preferem homens mais altos e espadaúdos.

Apesar de os pénis maiores corresponderem a uma maior atracção, a partir dos 7,6 centímetros de comprimento quando não está erecto o aumento de atracção já não é tão acentuado. Mais, os cientistas verificaram que a atracção pelo tamanho do pénis dependia do resto do corpo masculino. “Se um homem tiver um corpo pequeno em forma de pêra [com a cintura mais larga do que os os ombros], um pénis grande não vai aumentar o seu sex appeal”, diz ainda Brian Mautz, co-autor do artigo. Por outro lado, os pénis grandes provocavam maior atracção numa figura masculina mais alta ou com os ombros maiores.

“Os nossos resultados apoiam a hipótese de que a escolha sexual das mulheres levou à evolução de pénis maiores nos humanos”, conclui o artigo.»

Via Público.

segunda-feira, 8 de Abril de 2013

Larissa Riquelme repete cena que a fez famosa na Erótika Fair


A modelo paraguaia Larissa Riquelme foi o grande destaque da Erótika Fair, em São Paulo, no Brasil. Larissa visitou a feira em nome da Hot Flowers, marca de produtos eróticos da qual é embaixadora, e durante o passeio fez as delícias do público que a acompanhava ao repetir a cena que a tornou famosa, guardando o telemóvel entre os seios.

Relembre-se que a paraguaia, que recentemente anunciou que não pretende voltar a despir-se para nenhuma revista, se tornou famosa durante o Mundial de Futebol de 2010 ao ser apanhada pelos media a assistir a um jogo do Paraguai com o telemóvel «aconchegado» entre os seios.

Jogadores de Xbox 360 são os melhores na cama

«Aqueles que jogam na consola Xbox 360 têm maiores probabilidades de satisfazer o seu parceiro sexualmente na cama, segundo uma sondagem publicada [na passada] sexta-feira.

Realizado pela VoucherCodesPro, a sondagem constatou que 54% dos que possuem uma consola Xbox 360 foram descritos como "bons" ou "muito bons" sexualmente pelos seus parceiros. Seguem-se aqueles que jogam Wii e Wii U, com 47% a obter uma pontuação "acima da média". Os jogos de PC vieram abaixo, com apenas 3% a serem descritos como "excelentes" quando comparados com os 22% dos jogadores da Xbox 360. Por outro lado, 11% dos 1.747 inquiridos acrescentaram que queriam menos sexo e mais jogos com o seu parceiro.

Segundo um porta-voz da VoucherCodesPro, "a performance sexual é subjectiva e por isso estes dados devem ser levados em tom ligeiro. Os jogadores de PC não devem desmotivar com os resultados desta sondagem".

"Se estiver seriamente viciado no jogo o mais provável é o seu parceiro estar a pedir a sua atenção", enfatizou.»

Via Diário Digital.

Primeira revista lésbica desafia homofobia russa


«Está à venda a primeira revista dedicada a leitoras lésbicas na Rússia. Com uma capa onde o tom predominante é o rosa, a Agens, que em latim significa "poderoso", é uma publicação glamorosa, editada com o objectivo de desafiar a homofobia do país. Actualmente, o Parlamento analisa um projecto-lei que pretende punir toda a publicidade homossexual.

A intenção da revista é "criar uma nova imagem da comunidade lésbica", revelou a editora Milena Tcherniavskaïa, de 24 anos, no seu editorial.

Com 120 páginas, a revista trimestral, tem artigos sobre conselhos para ter um cabelo mais bonito ao lado de outros sobre "como revelar a sua homossexualidade".

Apresentada como uma "revista de mulheres para mulheres", a primeira edição, com apenas 999 exemplares – pode ser comprada em sites gays ou em clubes especializados –, tem uma capa brilhante onde o cor-de-rosa é predominante e a recomendação "interdita a menores de 18 anos" está impressa, bem visível, tal como prevê a lei russa.

É "a primeira revista com glamour" para lésbicas na Rússia, a pensar nas mulheres entre os 22 e os 32 anos que trabalham, ganham um salário médio e têm um bom nível de educação, define Tcherniavskaïa. Portanto, as suas leitoras potenciais são jovens activas e interessadas no que acontece no mundo, continua.

O objectivo da revista – que custa 299 rublos (cerca de 7,4 euros) – é dar a conhecer jovens mulheres que não têm medo de reconhecer a sua orientação sexual ao mesmo tempo que são profissionais de sucesso, continua Tcherniavskaïa. "Elas não têm medo de ser quem são e nós admiramo-las por isso", acrescenta.

A Agens pretende distanciar-se dos activistas gays, salvaguarda a editora, lembrando que muitas vezes esses militantes são muito agressivos na tentativa de defender os seus direitos. "Nem todos nos queremos manifestar", justifica.

A publicação da primeira edição (o número zero) surge num momento em que a câmara baixa do Parlamento russo (a Duma) volta a discutir um projecto-lei que pune os autores de qualquer "acto público" que promova a homossexualidade ou a pedofilia. Esta lei, que prevê multas até 500 mil rublos (12.500 euros), já foi aprovada numa primeira instância, no início do ano, o que provocou críticas da comunidade gay.

Legislação semelhante já está em vigor em várias regiões da Rússia como, por exemplo, em São Petersburgo. Tcherniavskaïa reconhece que todos estão com "um pouco com medo" porque já algumas pessoas terão sido multadas.

O autor dessa lei em São Petersburgo, o deputado Vitali Milonov já lamentou a criação desta revista. "A sua publicação não vai contra a lei, mas teria sido melhor se elas tivessem uma revista sobre gatos", disse Milonov à agência noticiosa Ria Novosti.

A homossexualidade foi considerada crime na Rússia até 1993 e uma doença mental até 1999. Segundo uma sondagem recente do Centro Levada, mais de dois em cada três russos dizem-se "hostis" ou "reservados" em relação ao tema que, para a maioria, devia ser proibido.»

Via Público.

A Mulher do Legionário (Carlos Vale Ferraz)


A Mulher do Legionário
Por: Carlos Vale Ferraz
Edição: Casa das Letras
Páginas: 456
PVP: 17,90 €
Compre aqui


Chega às livrarias no final do mês um novo livro de Carlos Vale Ferraz, autor de obras como Nó Cego, Fala-me de África e Basta-me Viver.

Confira abaixo a sinopse de A Mulher do Legionário:
Fernanda, filha de Eduardo Lobo, um advogado oposicionista suspeito de ter à sua guarda documentos secretos que incriminariam alguns dos membros mais importantes do regime de Salazar durante a Segunda Guerra Mundial, envolve-se com Augusto Torres, um jovem e ambicioso membro da Legião Portuguesa, que recebeu a missão de descobrir tais documentos. Eduardo Lobo aparentemente suicida-se, o legionário casa com Fernanda e os comprometedores papéis não aparecem. Ficarão a pairar ao longo dos anos como uma ameaça sobre vários interesses e ambições.

Fernanda revela-se uma mulher fora das leis da sua época e Augusto um homem capaz de tudo para ascender aos mais altos cargos do regime.

Após o casamento, os indícios que foram chegando a Fernanda Torres fizeram com que não conseguisse pensar no marido sem ser como o assassino do seu pai. A partir daí, mais do que procurar a verdade, Fernanda quer fazer justiça para lá do tempo, causar-lhe todo o mal possível, vingar-se.

Isto é um Assalto (Francisco Louçã e Mariana Mortágua)


Isto é um Assalto
Por: Francisco Louçã e Mariana Mortágua
Edição: Bertrand Editora
Páginas: 184
PVP: 14,40 €
Compre aqui


Um ano depois da publicação de A Dividadura, de Francisco Louçã e Mariana Mortágua, a Bertrand Editora volta ao tema da dívida, desta feita em Banda Desenhada, no traço inconfundível de Nuno Saraiva. O lançamento de Isto é um Assalto será já no próximo dia 10, pelas 18h30, na Livraria Bertrand do Picoas Plaza. O escritor Urbano Tavares Rodrigues fará a apresentação.

Confira abaixo a sinopse de Isto é um Assalto:
Com ilustrações e BD de Nuno Saraiva e design de Rita Gorgulho, este livro descreve o assalto que Portugal está a sofrer. Eles estão a cobrar impostos acima das nossas possibilidades, a retirar subsídios de férias e de Natal que eram as nossas possibilidades, a destruir o Serviço Nacional de Saúde, a escola pública e a Segurança Social que deveriam ser a devolução dos nossos tributos. Eles querem tudo. Eles, a finança, cobram uma renda sobre o nosso futuro e ainda querem convencer-nos de que somos culpados. Por isso, em Isto é um Assalto, faz-se a conta e cobra-se a fatura: verá como os bancos foram financiados pelos nossos impostos, como a austeridade e a chantagem da dívida estão a criar o maior desemprego da história do nosso país, como a troika destrói a vida das pessoas.

Selena Gomez quer desaparecer do filme de Justin Bieber


«Selena Gomez parece querer afastar totalmente Justin Bieber da sua vida. A cantora, que terminou no final do ano passado a relação de dois anos, não quer que a sua imagem surja na continuação do documentário Never Say Never - 3D, que conta a vida de Justin Bieber.

"Quando Selena descobriu que o documentário sobre a vida de Bieber tinha cenas suas, enviou-lhe uma mensagem a ordenar que ele as retirasse", disse uma fonte ao site HollywoodLife.

Os amigos da cantora de 20 anos garantem que ela "apenas quer seguir em frente" e por isso "não quer estar relacionada a ele de nenhuma forma".»

Via Lux.

Obama obrigado a pedir desculpa por elogiar beleza de Kamala


«Barack Obama foi obrigado a pedir desculpas a Kamala Harris, procuradora-geral da Califórnia, pela "distração criada” quando disse que era “a mais bela do país”.

O caso ocorreu a 4 de abril, durante uma sessão para recolha de fundos realizada na Califórnia e na altura Obama elogiou a beleza de Kamala Harris, o que foi mal interpretado pelos media e pelos seus opositores.

O presidente "não quis de maneira nenhuma diminuir o trabalho profissional e as capacidades intelectuais da procuradora”, disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em conferência de imprensa. Carney acrescentou que o presidente "crê firmemente que a procuradora geral Kamala Harris tem um currículo ecxcelente, com mostras de muito trabalho, duro e brilhante”.

Por sua vez, o porta-voz de Harris, Gil Durán, desvalorizou o assunto e adiantou que a procuradora e o presidente "são amigos há muitos anos”.»

Via Correio da Manhã.

Jeremy Irons diz que casamento gay pode levar a incesto


«Numa entrevista a um jornal norte-americano, o actor inglês questiona as alterações legais que podem surgir com a autorização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Jeremy Irons diz não ter uma posição definida sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo mas considera que essa união levanta algumas dúvidas. Permitir o casamento homossexual não irá abrir a porta ao incesto? E alterar a legislação para permitir essa união legalmente não irá permitir que os pais se casem com os filhos para evitarem pagar impostos sobre heranças?

O entrevistador do Huffington Post Live perguntou ao actor inglês, de 64 anos, o que pensa sobe o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Na resposta, o vencedor de um Óscar em 1991, pela sua interpretação em Reveses da Fortuna, atirou uma pergunta: “Pode um pai não casar com o filho?”.

Perante a resposta inesperada, foi sublinhado a Irons que é proibido o relacionamento entre pessoas com esse grau de parentesco, que isso é incesto. “Entre homens não é incesto. O incesto existe para nos protegermos da endogamia, mas os homens não podem procriar”, defendeu.

Irons questionou ainda se os casamentos homossexuais não permitarão aos pais passarem as suas heranças aos filhos sem que sejam taxadas. “Com a lei do casamento homossexual, se não quiser pagar o imposto de sucessão ao deixar a minha herança, poderei casar-me com o meu filho e simplesmente deixá-la a ele”, argumentou.

Quanto ao casamento homossexual versus união de facto, o actor disse recear que o significado da palavra matrimónio se altere. “Preocupo-me que isso signifique de alguma maneira que tiremos a base, ou alteremos, o que o casamento significa. Apenas me preocupo com isso”, acrescentou.

Durante a entrevista, o actor reafirmou que não tem uma “opinião forte” sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo e desejou a “todos os que vivem com outra pessoa a melhor sorte do mundo, porque é fantástico”. “Viver com outro animal, seja um marido ou um cão, é óptimo. É maravilhoso ter alguém a quem amar. Penso que o sexo não tem importância. O que se lhe chama não tem importância nenhuma”, concluiu.

As declarações de Irons, que recentemente esteve em Portugal para promover o filme Comboio Nocturno para Lisboa, surgem numa altura em que se aguarda uma decisão do Supremo Tribunal dos EUA sobre dois casos que contestam a ilegalidade dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. E o número de personalidade e figuras políticas que tem assumido a defesa do casamento homossexual tem vindo a aumentar.»

Via Público.

domingo, 7 de Abril de 2013

Opinião: Tomb Raider


Lara Croft está de volta com um reboot assombroso, capaz de deixar tanto os seus maiores fãs como os jogadores casuais novamente perdidos de amor.

Texto: Tiago Matos

Que se acuse quem nunca apanhou uma desilusão ao experimentar um remake, reboot ou sequela de um videojogo clássico. Pois é, a gritante falta de ideias de alguns estúdios e a facilidade em fazer dinheiro através de um nome forte têm apresentado ao mundo trabalhos verdadeiramente deploráveis ou que, na melhor das hipóteses, têm muito pouco a ver com a série a que pertencem. Alguém se lembra de Final Fight: Streetwise? Bomberman: Act Zero? Space Raiders? Felizmente há excepções. E muito, muito raramente uma ressurreição capaz de ultrapassar o original que lhe dá nome. É o caso deste novo Tomb Raider.

OK, vamos fazer uma pequena pausa para que os fãs mais puristas do clássico de 1996, um dos mais elogiados e influentes trabalhos de sempre na História dos videojogos, se possam recompor. «Como é que aquele gajo tem a lata de dizer que um jogo que saiu no mês passado é melhor que o da nossa querida Lara original? Já não sofremos nós o suficiente com os filmes da Angelina Jolie?», ouço-os dizer. Mas calma. Eu explico.

Tomb Raider é o aguardado retorno da nossa exploradora preferida em forma de reboot. Lara Croft é aqui uma jovem e ambiciosa arqueóloga que faz parte de uma expedição conduzida pelo Dr. James Whitman a fim de descobrir o reino perdido de Yamatai, algures na costa do Japão. No caminho para lá, uma grande tempestade atinge o navio onde segue, levando-a e à sua equipa a naufragar. Lara acorda algum tempo depois, sozinha numa caverna, rodeada de esqueletos, velas e restos de sacrifícios. A sua primeira tarefa é naturalmente sair de lá.

Isto é apenas a ponta do icebergue. A história evolui de forma credível e natural, de descoberta a descoberta, alicerçada num fantástico trabalho de desenvolvimento dos personagens e motivada, como é evidente, pela necessidade de sobreviver. Lara Croft é particularmente cativante, graças não só a um excelente trabalho vocal da estreante Camilla Luddington (a quem auguramos um grande futuro) mas ao facto de a terem tornado finalmente uma personagem mais humana. Em nome da credibilidade, desapareceu a exploradora sem medos ou defeitos e nasceu uma Lara que apenas faz o que faz para poder sobreviver e proteger as pessoas que ama. A coisa resulta, já que nos permite identificar a um nível íntimo com a protagonista. E sempre que nos vemos forçados a matar um homem (ou um animal), partilhamos o seu desconforto.

Mantém-se, portanto, no enredo o essencial que fez da série um sucesso, mas longe vai o tempo dos píxeis que também sempre foram uma das suas imagens de marca. Os gráficos são, aliás, um dos pontos mais fortes deste jogo, e nem há que ter por base apenas os magníficos cenários (ainda que haja, a esse nível, cenas verdadeiramente notáveis, como quando Lara sobe a uma torre gigantesca para estabelecer um ponto de comunicação e observa, por alguns segundos, a natureza a seu redor), mas os próprios modelos dos personagens, que também são extremamente realistas e bem conseguidos. Sem margem para dúvidas, esta é a Lara mais atraente de sempre. E sim, a contar com o Nude Raider.

Outro aspecto importante é a desenvoltura da câmara. Em jogos antigos, acompanhávamos essencialmente as costas da Lara Croft, o que, não sendo de todo mau, era por vezes limitador. Mas agora a câmara acompanha todos os ângulos da acção, resultando numa experiência incomparavelmente mais fluida.

Veracidade, ritmo, intensidade. Tudo isto faz com que sintamos que, mais que a jogar um jogo, estamos a ver um filme. Ou a jogar um filme. E um bom filme, um daqueles que dá realmente gosto de acompanhar, ao ponto de nos ser complicado afastar do ecrã.

Claro que tudo isto poderia cair em saco roto se não se lhe acompanhasse uma jogabilidade a condizer, mas felizmente não é o caso. Os comandos são bastante intuitivos e fáceis de assimilar, mesmo compreendendo uma grande complexidade de acções. Os movimentos, por sua vez, são muito convincentes, deles se destacando o sistema de instinto, essencial para que possamos perceber onde se escondem os inimigos, os animais que podemos comer e os objectos com que somos capazes de interagir. O acesso ao nosso menu especial de customização faz-se através de fogueiras que vamos encontrando, e nele podemos aprender novas capacidades ou melhorar as armas que possuímos.

Tal como não é essencial que evoluamos ao máximo as nossas capacidades, também não é necessário completar todos os desafios do jogo para o terminar. Mas é aconselhável. Nem que seja para o poder experimentar algum tempo mais. No decorrer da acção vamos encontrando diários, artefactos e sepulturas secretas que formam dezenas de «colecções» que podemos ou não completar. Através das fogueiras é ainda possível aceder a cenários anteriores, a fim de perceber o que nos escapou e lá retornar para o descobrir.

Uma breve referência ao som, porque não é só Camilla Luddington que faz um excelente trabalho. Os diálogos estão, na generalidade, muito bem conseguidos, a banda sonora é sinistra e envolvente, e os «pequenos» efeitos (caminhar sobre os vários tipos de solo, os ruídos dos animais, os vasos que rolam e partem perante o nosso toque) servem na perfeição à autenticidade da história.

Para além da campanha individual, que sem dúvida constitui o núcleo do jogo, existe ainda um modo on-line de multijogador, que coloca em campos opostos duas equipas que se procuram eliminar. Não retirando mérito à iniciativa, a verdade é que parece ficar a perder em envolvência perante a espectacularidade do modo individual, pelo que não o devem ter como factor decisivo na compra do jogo.

Dito isto, comprem o jogo. Sai daqui altamente recomendado, e antevê-se que tenham na sua experiência uma muito agradável surpresa tanto os tais fãs mais puristas da saga como os jogadores casuais que nunca a experimentaram e apenas procuram um bom jogo de aventura para se entreterem. Reafirmando a crença inicial de que o novo Tomb Raider ultrapassa em qualidade todos os seus antecessores, vou mesmo mais longe e considero-o não apenas o melhor jogo do ano até à data como um dos melhores títulos dos últimos anos, claro candidato a melhor reboot de sempre. O difícil vai mesmo ser fazer melhor na sequela.


TOMB RAIDER
Para: Playstation 3, Xbox 360 e PC

GRÁFICOS: 10
Impressionantes. Detalhados e realistas como em poucos jogos. O dinamismo da câmara faz com que sintamos que fazemos parte de um filme.

SOM: 10
Excelente. Camilla Luddington é perfeita no papel de Lara Croft, mas a banda sonora e os restantes efeitos também são muito dignos de elogio.

JOGABILIDADE: 10
Impecável. Fluida e, apesar de diversa nos movimentos, bastante fácil de assimilar, como todos os jogos ambicionam.

INOVAÇÃO: 9
Enorme. Várias mudanças na mecânica de jogo, mas particularmente na forma como é conduzida a história e como é reapresentada Lara Croft.

REPLAY: 8
Algum. A campanha individual, para além de extensa, inclui uma série de desafios e missões extra. Adicionalmente, existe um modo on-line de multiplayer.


Artigo publicado na edição #20 da Revista 21

Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial