Ganhe dinheiro por compartilhar os seus links!

sábado, 16 de Novembro de 2013

Estranhos Casos de Paternidade


Um homem grávido, irmãos gémeos de raças diferentes, espermatozóides em recordes mundiais... Conheça aqui alguns dos mais estranhos casos de paternidade existentes no mundo.

Texto: Mariana Carvalho

Gravidez no masculino
Não é igual a todos os homens. Nem igual a todas as mulheres. A verdade é que possui características em comum com ambos os géneros: ainda que não vista boxers, usa gravata; e mesmo que mostre não possuir seios, a sua barriga inchou. E não foi de cerveja. Thomas Beattie foi o primeiro homem a engravidar, em todo o mundo. Nasceu mulher, ainda que nunca se tenha identificado como uma. Foi por isso que, aos 20 anos, decidiu que as injecções de testosterona passariam a fazer parte do seu dia-a-dia. Mesmo com total aparência masculina, manteve os órgãos reprodutores femininos, visto Nancy, a sua mulher, ter ficado impossibilitada de ser mãe. Chegou o dia em que Thomas decidiu constituir família. Ultrapassando todos os preconceitos e as inúmeras rejeições dos especialistas para acompanhar o seu caso, conseguiu engravidar através de inseminação artificial. Foi reconhecido legalmente como homem em 2002 e usufrui, com Nancy, dos mesmos direitos que os restantes casais. Thomas transporta o bebé na barriga durante os nove meses de gravidez e Nancy é quem os amamenta. E já lá vão três: Susan, Austin e Jensen.

«Sou teu tio ou sou teu pai?»
Diz-se que os irmãos gémeos partilham tudo e que os gostos, por vezes, são equivalentes. No caso de Raymon e Richard Miller chegaram mesmo a ser iguais: escolheram a mesma mulher. Ainda que não soubessem. Consequência disso é hoje não saberem qual deles é o tio ou o pai da criança. Holly Adams, a mulher em questão, garante ter tido relações sexuais com ambos no mesmo dia e com poucas horas de diferença. E ainda que em muitas situações o teste de paternidade esclareça todas as dúvidas existentes, no caso de gémeos ambos têm 99,9% de probabilidade de ser o pai. O caso está em tribunal porque embora os dois se tenham divertido pelo mesmo motivo, nenhum deles quer pagar a pensão alimentar da sua filha-sobrinha.

Gémeos têm pais diferentes
Um casal holandês, Wilma e Willem Stuart, foi pai de gémeos através de fertilização in vitro. E, ao contrário da maioria dos pais de gémeos, estes eram capazes de distinguir os filhos à distância, visto terem nascido com tons de pele diferentes. O hospital encontrou a explicação na pipeta que deu origem à gravidez. Assumindo este caso como um lamentável erro, esta foi utilizada duas vezes sem ter sido esterilizada. O teste de ADN acabou por revelar que, ao mesmo tempo que Koen era filho de Wilma, Tuen era filho do homem por quem tinham passado na sala de espera do hospital, e não de Willem.

«Querida, congelei o nosso filho»
Com apenas 16 anos de idade, Chris Biblis descobre que tem leucemia. Um dos seus médicos avisou-o que a radioterapia, tratamento pelo qual teria de passar, iria deixá-lo estéril. Foi então que Biblis optou por congelar o seu sémen com o intuito de, no futuro, poder ajudar alguém a nível de paternidade. Mal ele sabia que esse alguém seria ele próprio. Após 22 anos, descongelaram um dos espermatozóides e injectaram-no no óvulo da sua mulher, Melodia. A gravidez foi um sucesso e fez com que hoje sejam pais de uma menina saudável. Os especialistas da clínica de fertilidade dos EUA que acompanharam todo este procedimento dizem tratar-se de um recorde mundial.

«Olhe, desculpe, tem salsa?»
Só precisou de tocar à porta do vizinho, como quem pede um raminho de salsa ou um ovo emprestado, e pedir ao proprietário da casa ao lado, Frank Maus, que engravidasse a sua mulher, Traute. Este pedido surgiu devido ao facto de Demetrius Soupolos ter descoberto ser estéril. Improvisando, achou que a sua sorte podia estar na porta ao lado e fez a proposta: Frank Maus, já pai de duas crianças, teria como recompensa 2500 dólares para engravidar Traute num período máximo de seis meses. Mas, para surpresa de ambos, Traute não estava grávida passado esse tempo. Foi então que Demetrius o obrigou a fazer exames médicos e rapidamente descobriram que, além de partilharem a mesma mulher, também partilhavam o mesmo mal: esterilidade. A única pessoa a não ficar surpreendida foi a esposa de Frank, que acabou por assumir ter feito o mesmo com outro homem sem nunca ter contado ao marido que não era capaz de engravidar dele. Afinal, as crianças que sempre se dirigiram a Frank como seu pai, nunca foram seus filhos.


Artigo publicado na edição #06 da Revista 21

sexta-feira, 15 de Novembro de 2013

Ana Ferreira na Frontal de Novembro: Fotos


Como avançámos aqui, Ana Ferreira foi capa da edição de Novembro da Frontal Mag. A lisboeta de 31 anos, que trabalha como barmaid e cake designer, foi fotografada por Carlo Martins naquela que será, com toda a certeza, uma das sessões mais bem conseguidas, tanto da novíssima Frontal como da sua extinta antecessora, a Penthouse Portugal.

Agora que as fotos estão já disponíveis na Internet, recordamos-lhe (ou damos-lhe a conhecer, no caso de ainda não as ter visto), todas as imagens da produção.

Lembramos, em todo o caso, que, se ainda não o fez, não deve deixar de comprar o exemplar de Novembro da Frontal Mag, que inclui ainda outros ensaios eróticos e uma original fotonovela, que pode ser assistida em vídeo e sem censura na Sala VIP da publicação.

Em alternativa, pode fazer uma assinatura da revista.


Aproveite ainda para conferir aquimaking of da sessão de Ana Ferreira para a Frontal de Novembro.

Glyde anuncia os primeiros preservativos vegan sem cavalo


«A Glyde, uma marca de preservativos vegan (100% vegetais), acaba de lançar uma campanha publicitária, que é, no mínimo, original. Os três vídeos já divulgados são protagonizados por um mulher vestida de forma sensual e primam pela surpresa.

"Há um milhão de maneiras de dar prazer a uma mulher: pode usar as mãos, a língua, até brinquedos", ouve-se num dos vídeos, até que, subitamente, a mulher pergunta: "Mas nunca me vai foder com algo que esteve dentro de um cavalo, pois não?". É então que surge a referência aos preservativos Glyde, que "não foram testados em animais".

Nos restantes vídeos, a Glyde mostra que os seus preservativos são também os únicos que "não têm sabor a preservativo" e que "são suficientemente resistentes".»







Via Lux.

Andressa Urach despe-se em directo no "Agora é Tarde"


Andressa Urach deu mais um ar da sua graça na passada quarta-feira, enquanto convidada do talk show brasileiro Agora é Tarde. A ex-candidata ao Miss Bumbum Brasil, que fez manchetes a nível internacional ao declarar ter tido um caso com o português Cristiano Ronaldo, despiu-se integralmente durante a sua entrevista, deixando o apresentador Danilo Gentili a chamá-la de «louca».

...Ou pelo menos foi o que pareceu. Na verdade, tudo não passou de uma brincadeira e Andressa Urach permaneceu com uma protecção nos seios e um fio dental cor-de-pele, como se pode ver na foto acima.

Em todo o caso, o strip não seria verdadeiramente uma surpresa, já que Andressa fez o mesmo, mas em protesto, durante o reality show A Fazenda (o equivalente à Quinta das Celebridades em Portugal), no qual foi uma das concorrentes.

«Fiz um protesto para o Brasil. Porque lá não adianta fazer nada certo. A Bárbara fez só sexo e ganhou. A Denise pagou de coitadinha e ficou em segundo. Então o público brasileiro só gosta de putaria, resolvi tirar a roupa», justificou-se.

De referir que este novo strip também foi um protesto, desta feita contra os políticos corruptos do Brasil. Confira abaixo o vídeo da entrevista (strip a partir dos 19m45s):


Dani Macedo é a Miss Bumbum Brasil 2013


«Dani Macedo, de 26 anos, natural de Goiás, é a nova Miss Bumbum do Brasil. A final decorreu em São Paulo e reuniu 15 candidatas que ambicionavam conquistar um dos títulos mais aspirados pelas mulheres brasileiras.

"Com muito esforço e dedicação alcancei este resultado. Sinto-me muito feliz", afirmou uma emocionada Dani Macedo, que levou para casa um cheque de 1600 euros, além de contratos publicitários avaliados em 16 mil euros.

"Não se trata de uma coisa vulgar ou que desvalorize a mulher. Pelo contrário, todo o mundo admira a mulher brasileira porque é bonita. Esta é a essência do concurso", afirmou um dos organizadores do evento, Felipe Almeida.»



Via Diário Digital.

A Última Viagem (Laurent Gaudé)


A Última Viagem
Por: Laurent Gaudé
Edição: Sextante Editora
Tradução: Isabel St. Aubyn
Páginas: 136
PVP: 15,50 €

A Sextante Editora publica, no dia 22 de Novembro, o novo romance de Laurent Gaudé, A Última Viagem, sobre Alexandre, o Grande, e a sua derradeira jornada.

De referir que o autor estará em Lisboa nos dias 27 e 28 de Novembro para participar em sessões organizadas pelo Lycée Français Charles Lepierre.

Confira abaixo a sinopse de A Última Viagem:
Durante um festim na Babilónia, por entre risos e música, Alexandre, o Grande, cai subitamente por terra, febril. Os seus generais cercam-no, receiam o fim mas preparam já a sucessão, disputando a sua herança e o privilégio de dispor dos seus restos mortais. Um estranho mensageiro parte dos confins da Índia rumo a Babilónia. E, num templo longínquo, uma mulher jovem de sangue real é de novo chamada para junto do homem que derrotou o seu pai. O dever e a ambição, o amor e a fidelidade, o luto e a errância conduzem as personagens à embriaguez de uma última cavalgada. Numa escrita de fôlego épico, A última viagem segue o cortejo fúnebre do grande imperador, libertando-o da História e abrindo-lhe a infinitude da lenda.

Mariah Carey considera Nicki Minaj um "demónio"


«A cantora, de 43 anos, admitiu em entrevista à rádio norte-americana que a experiência de trabalhar no programa de caça talentos [American Idol] não foi nada daquilo que imaginava quando assinou contrato, de acordo com a People.

“Pensei que ia ser um painel de três pessoas e pensei que me fosse divertir muito com o meu amigo de longa data, o Randy Jackson. Mas não foi isso que aconteceu. Era como se fosse trabalhar todos os dias com o demónio”, revela Mariah, referindo-se à colega de júri Nicki Minaj, com quem protagonizou alguns desacatos ao longo do programa.

A artista revelou-se desapontada, mas afirmou que ficou impressionada com o talento de alguns participantes.

Mariah Carey está a trabalhar num novo álbum que deverá sair no início de 2014 e lançou recentemente um novo single, intitulado "The Art of Letting Go".»

Via Notícias ao Minuto.

James Franco sente-se arrependido de não ser gay


«Em conversa com a revista francesa Têtu, o ator norte-americano brincou com rumores relativos à sua orientação sexual. "Sou gay? Não. Esse é um dos arrependimentos da minha vida", disse.

Não é de hoje que a orientação sexual de James Franco é questionada e o próprio ator, de 35 anos, até já publicou no Instagram fotografias suas com um alegado namorado. Agora, em entrevista à publicação francesa Têtu, o próprio ironizou. "Lamento não ser gay. Há coisas que não controlo. Se pensar bem, não é de hoje. No colégio, eu era gozado por brutamontes que me chamavam de 'mariquinhas'. É por isso que, sendo heterossexual, tenho desde pequeno um profundo conhecimento do que é a homofobia", sublinhou.

Franco adiantou ainda que tem pena que os espectadores confundam a sua vida pessoal com as personagens que interpreta no grande ecrã, como acontece em Milk, de Gus Van Sant, onde veste a pele do namorado de Harvey Milk (Sean Penn). "Foi uma das experiências mais importantes da minha vida (...) É um filme crucial pelos direitos dos homossexuais, para a cultura gay e pela memória de Harvey Milk (...). A ideia de discriminação deixa-me louco. Há algo de sublime em viver fora das regras", concluiu.»

Via Diário de Notícias.

Parque da Mônica é inaugurado amanhã na Amadora


«São cerca de 4 mil metros quadrados de parque, localizado na zona da Falagueira, na Amadora. Ocupa espaços da Fábrica da Cultura, área que se encontrava degradada e onde se chegou a realizar o festival internacional de Banda Desenhada – a 24.ª edição terminou precisamente esta semana. Este sábado, 16 de Novembro, apresenta-se a renovação completa da zona e abre portas oficialmente o Parque da BD – Turma da Mônica / Maurício de Sousa, precisamente no ano em que se celebra o 50.º aniversário da célebre personagem.

Para o dia da inauguração (a partir das 10h), o parque conta com animação no local e insufláveis para as crianças. Além de incluir diversões e equipamentos baseados no universo criados pelo autor brasileiro homenageado, este é também um parque onde os mais crescidos podem viajar por memórias de infância e recordar personagens como a comilona Magali, o matreiro cão Bidu, o afável mas pouco higiénico Cascão, o receoso Cebolinha ou, claro, a imponente Mônica, a menina de temperamento difícil que dá nome à banda desenhada e a que alguns chamam “dentuça”, arriscando-se a levar umas boas “coelhadas”.

Quem faltará à festa será o “pai” da Mônica: Maurício de Sousa não estará presente na inauguração, apesar de este ano ter passado pelo festival de BD da Amadora e pelo local da construção. Porém, o autor e os Estúdios Maurício de Sousa estiveram, sublinha a autarquia, associados a todo o processo.

O parque representa um investimento de cerca de 670 mil euros, suportados pela Valorsul (empresa responsável pelo tratamento dos resíduos urbanos em municípios da Grande Lisboa e Oeste) e a obra foi responsabilidade da Vedap, especializada em espaços verdes.

O projecto passou também por fazer deste um parque ecológico. Entre outros exemplos, recorreu-se para construções a vários materiais reciclados, alguns deles provenientes de estruturas que estavam no local. No total, foram reutilizados na obra 100m³ de material orgânico, 1000 m³ de resíduos de demolição e construção retirados das edificações que se encontravam erigidas no local e 14 m³ de borracha reciclada.

A câmara informa ainda que foram instalados 21 bancos de jardim totalmente reciclados. E que, “durante a manutenção do parque, o corte da relva, que ronda os 2 m³ em cada operação de corte é entregue no Ecocentro e, posteriormente, reencaminhada para a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica.” Graças ao projecto de reciclagem e reutilizações, o parque foi submetido pela Valorsul a uma candidatura no âmbito da Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos”, que se realiza de 16 a 24 de Novembro.»

Via Público.

quinta-feira, 14 de Novembro de 2013

Lzzy Hale dos Halestorm pondera posar nua na Playboy


É um daqueles casos em que a beleza da voz se alia à beleza do corpo. E, já agora, à irreverência que é inerente ao heavy metal. Lzzy Hale, vocalista dos Halestorm, atingiu a fama (e um Grammy, no início do ano, para melhor performance de hard rock/metal) com o lançamento de «Love Bites (So Do I)», retirado do segundo álbum da banda, mas não é apenas na qualidade vocal que está o seu apelo. Para agrado de muitos dos seus milhares de fãs, a cantora vem agora confirmar que pondera posar nua no futuro próximo.

Tudo começou numa entrevista com a fotojornalista Amy Harris, na qual Lzzy Hale confessou que, apesar de não lhe terem ainda chegado muitas propostas no sentido de posar nua, é algo que já lhe passou pela cabeça. «Depende do que é, para onde é, se será de bom gosto. Não vou dizer que não, ainda que seja algo que só posso decidir quando chegar a oportunidade», declarou a cantora.

A questão foi novamente abordada, agora em maior profundidade, no passado sábado, numa entrevista para o Metal Shrine. «Acho que a minha mãe disse algo como: "Tu só vais fazer isso depois de eu estar morta, certo?", mas não creio que seja necessário esperar tanto. [...] Para mim, só tem de ser uma boa situação, seja numa Maxim ou numa Playboy, ou algo do género. E claro, depende de como me sinta no momento. Mas se me apetecer um pouco de deboche, provavelmente vou aceitar.»

Lzzy recusa, no entanto, a ideia de se despir para promover a sua música. «Sinto-me mal pelas pessoas que acham que [posar nua] é um mal necessário. Se o fizermos tem de ser uma decisão nossa e uma situação egoísta.» Para Lzzy, é mais uma questão de ego que qualquer outra coisa. «Não sei... se somos uma daquelas pessoas que trabalha duro no corpo e na imagem há muitos anos e queremos mostrá-lo a toda a gente, então mais poder para nós! Por outro lado, se não o quisermos fazer por razões morais ou religiosas, então não o devemos fazer! É a nossa prerrogativa. Eu sou uma pessoa que acha que devemos fazer o que nos apetece, e também não sou muito religiosa, por isso não tenho muito que me impeça de o fazer.»

Aguardem-se, então, as cenas dos próximos capítulos.



Primeira foto de Kate Moss na Playboy de Dezembro


«A modelo foi convidada a posar para a edição que celebra o 60.º aniversário da revista masculina Playboy. É a primeira vez que Kate é fotografada para esta publicação. A [primeira] imagem divulgada da sessão fotográfica mostra Kate com um fato da típica coelhinha da Playboy, uma versão vintage da peça que teve a sua origem nos anos 60.

“Esta é uma grande marca internacional e para isso precisávamos de uma modelo icónica para celebrações desta marca - esse foi o nosso objetivo”, explica o editor da revista Playboy, Jimmy Jellinek.

Este acrescenta ainda que a modelo é o rosto perfeito para associar à revista porque Kate continua a ser a representante de diversas marcas de renome como a Burberry, trazendo notoriedade e respeitabilidade à revista. Jimmy Jellinek garante, ainda, orgulhar-se de ter uma supermodelo como Kate Moss na capa do aniversário da revista.»

Via Activa.

Tom Cruise diz que Katie Holmes lhe estraga a imagem


«De acordo com o site americano, o actor suspeita que Katie Holmes se tenha aproveitado dos paparazzi para passar a imagem de que o actor estava maluco.

Os dois actores, que estão a disputar a custódia da filha Suri, de 7 anos, têm andado de costas voltadas e parece que a polémica entre ambos ganha agora novos contornos.

A agente de Tom Cruise acredita que Katie Holmes terá usado os paparazzi para ser notícia durante o divórcio, afirmando que seria a própria a entrar em contacto com os fotógrafos para que estes registassem o momento em que sairia de casa. “Isto está a ficar cada vez mais feio e deveria ser evitado, pois a filha não merece estas mentiras constantes”, afirma Amanda Lundberg, a agente.

O actor de filmes como Cocktail ou Top Gun está também a processar o tablóide In Touch por uma notícia onde alegadamente Tom Cruise teria abandonado a filha após o divórcio.»

Via Notícias ao Minuto.

A Estação dos Ossos (Samantha Shannon)


A Estação dos Ossos
Por: Samantha Shannon
Edição: Casa das Letras
Título Original: The Bone Season
Páginas: 496
PVP: 21,90 €
Compre aqui

Chega esta semana às livrarias nacionais, através da Casa das Letras, o primeiro livro da escritora britânica Samantha Shannon, que aos 22 anos é já considerada por muitos a nova J. K. Rowling.

Confira abaixo a sinopse de A Estação dos Ossos:
2059. Paige Mahoney tem dezanove anos e trabalha no submundo do crime da Londres de Scion, na zona dos Sete Quadrantes, para Jaxon Hall. O seu trabalho consiste em procurar informações invadindo a mente de outras pessoas. Paige é uma caminhante de sonhos, uma clarividente - e, no seu mundo, no mundo de Scion, comete traição pelo simples facto de respirar.

Está a chover no dia em que a sua vida muda para sempre. Atacada, drogada e raptada, Paige é levada para Oxford - uma cidade mantida em segredo há duzentos anos e controlada por uma raça poderosa, vinda de outro mundo, os Refaim. Paige é atribuída ao Guardião, um Refaíta com motivações misteriosas. Ele é o seu mestre. O seu professor. O seu inimigo natural. Mas, para Paige recuperar a sua liberdade, tem de se deixar reabilitar naquela prisão onde tem por destino morrer.

Abel Xavier tem um dos penteados mais feios do mundo


«Com o título "Os Cortes de Cabelo Mais Medonhos do Mundo", uma lista do site brasileiro R7 compila os penteados mais estranhos de sempre. Na lista está o nome de um português: Abel Xavier.

O antigo futebolista e agora treinador viu premiada a sua originalidade no que toca a cortes de cabelo. Na legenda da imagem do português lê-se: “Muito bacana esse corte de ovelha de dread”.

Algumas das imagens não são de personalidades famosas, mas sim de corajosos que gostam de partilhar as suas experiências capilares na Internet.»

Via Notícias ao Minuto. Confira todos os penteados seleccionados aqui.

Justin Timberlake é o homem do ano segundo a GQ


«Justin Timberlake foi eleito o Homem do Ano 2013 pela revista GQ. Apesar de ter sido alvo de duras críticas pelo seu trabalho no cinema, o cantor foi a personalidade mais citada do ano nas redes sociais, o que reflete o seu sucesso no meio artístico.

É certo que o seu último filme, Runner Runner, foi um um fracasso de bilheteiras, mas o seu mais recente álbum, The 20/20 Experience Part 2, está a ser um verdadeiro sucesso.

Esta terça-feira (12), foi anunciado que o cantor norte-americano vai atuar pela primeira vez em Portugal a 1 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista.»

Via Lux.

Ella Yelich-O’Connor é a adolescente mais influente de 2013


«Já se sabe que a influente revista Time gosta de fazer listas, principalmente quando o ano se aproxima do fim. Para já, resolveu fazer uma lista das adolescentes mais influentes do ano e a vencedora surpreendeu muita gente.

A activista Malala Yousafzai, de 16 anos, por exemplo, que nos últimos meses tanto deu que falar – o seu nome foi insistentemente falado para Nobel da Paz – poderia ser uma escolha consensual, e até se adaptava ao perfil da publicação. Malia Obama, de 15 anos, a filha de Barack Obama, poderia ser outra hipótese, embora provavelmente menos consensual. Ambas fazem parte da lista de 16 adolescentes publicadas pela revista, mas não estão no topo.

No cimo da lista encontramos Ella Yelich-O’Connor. Quem? Lorde, para os entendidos em música, jovem neo-zelandesa que acabou de cumprir 17 anos e que nos últimos meses tem dado que falar, acima de tudo no mercado americano, graças ao single "Royals", que se mantém nos primeiros lugares dos tops há semanas, e agora também ao álbum Pure Heroine. Na Europa ainda não será tão conhecida – o seu álbum foi agora lançado no mercado português – mas para lá caminha.

Não é muito claro quais as razões que levaram a publicação a escolher Lorde. É pouco provável que a sua música, uma pop electrónica sonhadora, longe das soluções que hoje em dia vingam nas tabelas de vendas, tenha sido o principal argumento. O seu perfil atípico deve ter tido uma influência decisiva. É que de alguma forma ela é antítese da celebridade excessiva e hipersexual, apostando numa certa sobriedade. Aliás toda a sua história constituiu um elogio à normalidade e à coerência. Foi descoberta aos 13 anos, mas apesar da sua idade parece saber o que quer, tornando-se cantora e compositora, e negando-se a jogar ao jogo das celebridades sempre que as regras não lhe agradam.

Claro que também há quem garanta que essa é precisamente a estratégia desenhada para ela vingar. Recusou-se, por exemplo, a entrar em digressão com a cantora Katy Perry ou a colocar-se nas mãos do produtor David Guetta. Seja como for a estratégia de manter-se fiel a si mesma tem resultado. Ainda ontem se ficou a saber que assinou um contrato editorial com a Songs Music Publishing no valor de 2, 5 milhões de dólares. E sem necessidade de criar qualquer escândalo.

A lista da revista Time inclui também a golfista Lydia Ko de 16 anos, escritoras como Beth Reekles, de 17 anos, e Maya Van Wagenen, de 15 anos, actrizes como Kiernan Shioka, de 14 anos e outras personalidades como o cientista Ionut Budisteanu, de 19 anos, ou o famoso cantor Justin Bieber, de 19 anos.»



Via Público.

Foi desvendada a origem genética do Capuchinho Vermelho


«Tal como as espécies animais e vegetais, os contos populares apresentam inúmeras variantes que foram surgindo em diversas alturas, em locais diferentes. E tal como com os seres vivos, a ancestralidade de um conto e a sua difusão ao longo das gerações podem ser estudados com as técnicas da genética das populações para, a partir das semelhanças e diferenças entre as várias versões, reconstituir a sua árvore genealógica.

Foi exactamente o que fez Jamie Tehrani, da Universidade de Durham (Reino Unido), com o “ADN” das diversas variantes conhecidas do conto O Capuchinho Vermelho. E resolveu assim, afirma, um debate de longa data sobre a origem deste conto. Os seus resultados foram publicados online, quarta-feira à noite, na revista de acesso livre PLoS ONE.

Desde a publicação pelos irmãos Grimm da sua compilação de contos da tradição oral europeia, há uns 200 anos, que os especialistas repararam que muitas dessas histórias infantis são parecidas entre si — e também parecidas com histórias do mundo inteiro, lê-se num comunicado da revista. Em particular, existem grandes semelhanças entre O Capuchinho Vermelho e uma série de contos africanos e do Sudeste asiático. Mas até aqui, determinar se esses contos têm ou não um “antepassado” comum tem sido difícil, porque, sendo de transmissão oral, eles escapam à análise literária. Mesmo a versão dos irmãos Grimm provém de uma versão mais antiga — a de Charles Perrault, no século XVII — e esta, por sua vez, deriva de uma tradição oral ainda mais antiga, com raízes em França, Áustria e Norte de Itália.

Existe um outro conto muito semelhante ao d'O Capuchinho Vermelho e muito popular na Europa e no Médio Oriente: O Lobo e os Sete Cabritinhos, no qual um lobo finge ser a mãe de uns cabritinhos para melhor os comer. E os especialistas — incluindo antropólogos e cientistas da cognição que estudam a difusão da cultura — têm debatido acerca de saber, em particular, se os contos de origem africana e asiática onde alguém é comido por um lobo serão variantes do conto do capuchinho ou do conto dos cabritinhos.

Para realizar a sua análise, Tehrani considerou 58 variantes destes dois contos, oriundos de 33 populações, focando-se em 72 parâmetros da trama: o protagonista (masculino ou feminino, filho único ou não); o vilão (lobo, ogre, tigre ou outro); os truques com que o vilão engana a(s) vítima(s); e o desfecho: a vítima é comida, foge ou é resgatada. E conclui que, embora O Lobo e os Sete Cabritinhos e O Capuchinho Vermelho tenham uma raiz ancestral comum, são hoje duas histórias distintas.

“É como se um biólogo tivesse mostrado que os humanos e os grandes símios possuem um antepassado comum mas evoluíram e tornaram-se espécies diferentes”, diz o cientista em comunicado da sua universidade, estimando que o conto dos cabritinhos terá surgido no século I da nossa era, enquanto o ramo d'O Capuchinho Vermelho só terá divergido do “tronco” da árvore mil anos depois.

Quanto aos contos africanos, parecem descender do conto dos cabritinhos. “Afinal de contas, as narrativas africanas descendem d’O Lobo e os Sete Cabritinhos. Mas ao longo do tempo, evoluíram e tornaram-se mais parecidas com O Capuchinho Vermelho [europeu] — que também descende provavelmente d’O Lobo e os Sete Cabritinhos”, explica. “Isto é um exemplo do processo dito de evolução convergente, em que espécies diferentes desenvolvem de forma independente traços semelhantes.” O facto de O Capuchinho Vermelho ter assim surgido duas vezes, em África e na Europa, segundo Tehrani, sugere que este conto apela fortemente à nossa imaginação.

Não é tudo: uma teoria que propõe que O Capuchinho Vermelho, tal como o conhecemos na Europa, terá tido origem na tradição oral chinesa também é posta em causa pelos resultados. “Existe uma teoria segundo a qual O Capuchinho Vermelho deriva de uma versão arcaica [chinesa] que se espalhou para oeste pela Rota da Seda”, explica ainda Tehrani. “A minha análise mostra que, na realidade, é a versão chinesa que deriva das tradições orais europeias, e não o contrário.” Mais precisamente, os chineses terão fundido os dois contos referidos com narrativas locais e criado uma história híbrida, A Avó Tigre

Via Público.

quarta-feira, 13 de Novembro de 2013

Miley Cyrus volta a ficar nua em vídeo de "Real and True"


«Depois de ter aparecido nua em cima de uma bola no videoclipe "Wrecking Ball", Miley Cyrus volta a dar que falar por aparecer no seu novo single sem qualquer peça de roupa e apenas coberta com pintura corporal.

A artista contracena neste vídeoclipe com o rapper Future, num cenário que faz precisamente juz ao nome do cantor. Com o corpo totalmente coberto por uma tinta prateada, Miley Cyrus surge a bordo de uma nave espacial e ao lado de astronautas.

Numa outra cena, a polémica artista e o rapper surgem muito próximos, frente a frente, como se estivessem prestes a dar um beijo. Em entrevista à MTV, Future revelou que está em sintonia com Miley Cyrus. "Conversámos e acabamos por perceber que tinhamos várias coisas em comum. E acabou por nascer esta parceria", disse o cantor.»



Via Diário de Notícias.

Joana Ribeiro chocada com festas de sexo e drogas


«Joana Ribeiro garante que desconhecia os encontros em que as drogas e o sexo são cartões de visita. E garante que na pesquisa que fez para dar vida a Margarida, ficou indignada com o que descobriu.

"Chocou-me perceber que estas festas existem mesmo". As palavras são de Joana Ribeiro, que na novela Sol de Inverno, da SIC, dá vida a Margarida, uma jovem que participa em encontros em que a principal atração são as drogas e as orgias.

"É preocupante saber que jovens como a Margarida frequentam este tipo de saídas à noite, acho isto assustador, não saberia o que faria se fosse mãe de uma jovem destas. É preciso estarmos atentos", alerta a atriz. Joana Ribeiro garante que esta personagem nada tem a ver consigo e que por isso o desafio está a ser ainda maior. "Não me revejo nada nesta personagem e isso é ótimo. A Margarida está a ser mais difícil do que a Mariana, mas isso é que é o giro. Em Dancin' Days encontrava algumas coisas em comum comigo, como a rebeldia, aqui não há nada", afiança.

Para conseguir encontrar a personagem de Sol de Inverno e ser o mais fiel possível à realidade, Joana Ribeiro explica que fez uma pesquisa intensa. "Quis procurar o máximo de informação sobre o assunto, para saber o que são estas festas, li um livro, Fim da Inocência, que fala sobre estas festas com drogas e sexo. Para mim foi importante perceber que existe e que há muitas pessoas que passam por isto", revela a atriz, sublinhado que até aqui não tinha conhecimento sobre o que eram estas festas.

Joana Ribeiro salienta que o que faz na novela é mesmo a imitação da realidade. Desengane-se quem pensa que tal apenas acontece na ficção. "Há muitas pessoas que podem achar que o que eu faço na novela não existe, mas existe mesmo. As pessoas é que não têm noção porque estas festas são apenas acessíveis a um determinado número de pessoas e de um certo nível com dinheiro. Em que os pais trabalham muito e não veem ou não têm tempo de ver o que os filhos estão a fazer", termina a atriz.»

Via Jornal de Notícias.

Mais uma professora despedida por uma foto "indecente"


«A americana Laraine Cook foi despedida da escola onde trabalhava no estado de Idaho, nos Estados Unidos, por ter publicado uma foto no Facebook que mostrava o namorado com a mão no peito dela.

A treinadora da equipa feminina de basquetebol não sabe como a foto poderá ter chegado a direção da escola. A imagem, que mostra a professora a posar de biquíni ao lado do namorado, Tom Harrison, foi tirada durante as férias de verão.

Tom Harrison, também ele treinador de futebol americano na mesma escola, não foi despedido mas recebeu um simples aviso. A escola justificou-se dizendo que a professora foi a única a tornar pública a foto nas redes sociais.

Loraine não percebeu a atitude da direção escola em relação a foto, que não considera de todo, indecente.»

Via TVI 24.

Jennifer Lawrence contra exploração mediática do sexo


«Um dia depois de Miley Cyrus fazer mais uma apresentação polémica, Jennifer Lawrence criticou as pessoas que exploram um lado sexual nos órgãos de comunicação.

A atriz de 23 anos falou ao BBC Newsnight sobre o assunto durante a estreia do filme Jogos da Fome: "É uma parte da indústria do entretenimento que vende. Sexo vende e, por alguma razão repugnante, sexo jovem vende ainda mais".

A vencedora do Óscar de Melhor Atriz não chegou a mencionar Miley, mas disse: "Para algumas pessoas, é como elas se sentem melhor, é como elas se sentem sexy". Jennifer ainda assegurou que enquanto fizer filmes para adolescentes e jovens fará "decisões conscientes" para ser um bom exemplo.

A estrela espera que a sua personagem, Katniss Everdeen, em Jogos da Fome, estimule os adolescentes sobre o valor da força do caráter ao invés da aparência. "Quando cresci não tive uma heroína como Katniss e acho que ela é um bom exemplo para as raparigas", rematou.»

Via Move Notícias.

Reino Unido vai pagar às mães que amamentem em público


«“Uma mulher jovem e caucasiana de uma área pobre irá muitas vezes dizer que é embaraçoso amamentar em público”, afirma Mary Renfrew, professora de Mother and Infant Health na Universidade de Dundee, Reino Unido. Um estudo da Universidade de Sheffield pretende mudar essa mentalidade.

O estudo irá envolver 130 mães de Yorkshire e Derbyshire, comunidades britânicas onde a amamentação é estigmatizada. E irá consistir na oferta de vouchers até 200 libras (quase 240 euros) a mães que deixem de alimentar o seu bebé com biberão e passem a amamentá-lo em público. A intenção é perceber se as barreiras culturais contra a amamentação podem ser vencidas através de incentivos financeiros.

“As mães até nos dizem que [amamentar] é imoral porque os peitos estão muito sexualizados”, continua Mary Renfrew, consultora do projecto. Mas a mentora do estudo, Clare Relton, diz que “não amamentar é uma causa de desigualdade”. A amamentação protege os bebés de problemas de estômago e respiratórios, infecções nos ouvidos e outras complicações, revela um relatório da Unicef do ano passado. E também protege as mães de cancro da mama. Apesar disso, o Reino Unido regista apenas 35% de mães a amamentar até aos seis meses de idade.

Um artigo anterior do jornal The Guardian já tinha chamado a atenção para a situação, declarando que para passar a vergonha de amamentar em público é necessária a existência de cada vez mais fotografias de mães a fazê-lo na cultura visual popular. E se o fim do preconceito não for razão suficiente, a questão financeira talvez ajude. O estudo calcula que este projecto pode poupar ao Estado mais de 40 milhões de libras (quase 48 milhões de euros).

A equipa assume que a questão da fiscalização das mães pode ser uma questão problemática e, como com todos os estudos, há críticas. Por exemplo, do Royal College of Midwives (instituição britânica que congrega as parteiras) que considera que estas mães não podem querer mudar os seus hábitos por dinheiro, mas sim pela saúde dos seus filhos. Contudo, segundo Susan Jebb, professora de Diet and Population Health, na Universidade de Oxford, se este projecto se mostrar eficaz e económico, é preciso ter “uma conversa pública sobre se não se deverá adoptar a prática como política”.»

Via Público.

Carlos Costa pode representar a Suíça na Eurovisão


«Um cantor português pode vir a representar a Suíça no próximo Festival da Eurovisão, a decorrer em 2014, na Dinamarca. Carlos Costa é um dos artistas a votação na final nacional daquele país, onde concorre com o tema "Move On", da autoria de Tiago Teixeira.

O anúncio foi feito pelo próprio cantor, na sua página de Facebook, depois de [há dois anos] ter tentado a sorte no Festival da Canção [português].

Desta vez, o ex-concorrente do programa Ídolos decidiu tentar a sorte além-fronteiras, conseguindo ser um dos finalistas a votos para representar a Suíça no Festival da Eurovisão em 2014, na Dinamarca.»



Via Boas Notícias. Se o desejar, vote no tema de Carlos Costa aqui.

Os termos mais pesquisados na Internet em 2013


«O que é que o erro 404 e o Papa Francisco têm em comum? Estão entre os termos que mais frequentemente surgiram nos ecrãs de computadores e outros gadgets em 2013.

Estes são os novos líderes das respetivas categorias de Palavras e Nomes do mais recente Global Language Monitor, um estudo que analisa e cataloga tendências de linguagem nos países de língua inglesa.

Os novos líderes sucedem respetivamente a "Apocalypse/Armageddon" e "Gangnam Style", vencedores em 2012.

"Fail" e "hashtag" são os termos que acompanham o "404" no pódio das palavras mais frequentes, numa lista onde também se incluem "surveillance" e "drones", entre outras.

Na lista de nomes, além do líder "Francis", para o Papa Francisco, constam por esta ordem os nomes "ObamaCare", sobre o sistema de saúde da administração Obama, e o da agência de vigilância "NSA".

O estudo inclui ainda uma outra categoria, "Frases", que aponta as expressões "políticas tóxicas", relativa ao estilo norte-americano de fazer campanha política, "federal shutdown" e "global warming" como as mais encontradas.»

Via Tek. Mais informações no Público.

J. Rentes de Carvalho vence Grande Prémio da Crónica


«O livro Mazagran, de J. Rentes de Carvalho, foi distinguido com o Grande Prémio da Crónica, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), no valor de cinco mil euros, foi esta terça-feira divulgado por aquela entidade.

O prémio é integralmente patrocinado pela Câmara Municipal de Sintra e a concurso apresentaram-se 34 obras publicadas em 2011 e 2012.

O Grande Prémio foi atribuído por unanimidade pelo júri constituído pelo jornalista e escritor Francisco Duarte Mangas, pelo investigador e colaborador da revista Colóquio/Letras Manuel Frias Martins e pela catedrática de Literatura Serafina Martins. Segundo comunicado da editora da obra, a Quetzal, o livro reúne “crónicas publicadas nos jornais neerlandeses NRC-Handelsblad e Volkskrant”.

No Ípsilon, a crítica literária Isabel Lucas descreveu o livro assim: “Entre a piada e a nostalgia, o escritor fala de refúgios de políticos e da curiosidade que despertam em portugueses e holandeses, de como prefere a contenção dos chineses no aplauso ao exteriorizar de emoções dos latinos, do acordar em Trás-os-Montes sem vidros duplos, da sua ignorância acerca dos belgas, da aversão à beira-mar, de como nunca acreditou que Portugal fosse um país próspero, ou de como chegou à Holanda na década de cinquenta pensando que seria apenas por duas semanas. Foram mais de cinco décadas. E são mais de cem as crónicas. […] estão lá os condimentos que fizeram de Rentes de Carvalho uma das mais estimulantes descobertas literárias dos últimos anos em Portugal.”

“O Prémio será entregue, em sessão pública a realizar oportunamente”, afirma em comunicado a APE. Anteriormente, com este galardão, foram distinguidos, entre outros, os escritores Maria Judite de Carvalho, Ilse Losa, Manuel Poppe, Álvaro Guerra, Mário Cláudio, Baptista-Bastos, João Barrento, José Cutileiro e Ricardo Araújo Pereira.»

Via Público.

terça-feira, 12 de Novembro de 2013

Actores pornográficos obrigados a usar óculos de protecção


«Os atores de filmes pornográficos vão ter de usar obrigatoriamente preservativo e óculos de proteção. Esta é, pelo menos, a intenção da Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho da Califórnia (DSSTC), EUA, que apresentou as medidas numa proposta de regulamentação.

Para o departamento de saúde californiano, o uso de óculos de proteção durante atos sexuais em filme para adultos ajuda a prevenir a transmissão de doenças, já que impede que o sémen entre em contacto com os olhos.

Segundo Deborah Gold, vice-responsável do departamento de saúde da DSSTC, os preservativos e os óculos de proteção já são tecnicamente necessários na realização de filmes pornográficos - de acordo com diretivas a aplicar por esta indústria, que não são cumpridas.

Peter Ackworth, diretor executivo do site de fetiches Kink.com, explica que caso as medidas propostas venham a ser aplicadas, esta indústria perde espectadores. "Os filmes pornográficos que adoptam métodos de proteção não vendem tanto como os que não os usam", disse ao Daily Mail.

O empresário pondera deslocar o local de produção dos seus filmes para o Estado norte-americano do Nevada ou para a Europa, pois este projeto de regulamentação - na sua opinião - "criminaliza a produção de filmes pornográficos".»

Via Correio da Manhã.

Irina Shayk recusa ser um dos anjos da Victoria's Secret


«Irina recusou ser um dos "anjos" da Victoria's Secret. Segundo a imprensa cor-de-rosa internacional, a modelo russa trocou o desfile anual da marca, um dos mais emblemáticos no mundo da moda, por querer estar focada na sua primeira personagem no cinema.

A namorada de Ronaldo está a desempenhar o papel de "Megara" no filme Hercules, que irá chegar às salas de cinema no próximo ano.

A Victoria's Secret perde assim mais um nome de peso no seu mais importante desfile, visto Miranda Kerr também já ter recusado o convite por ter um compromisso inadiável na Ásia.

O desfile da marca de roupa interior decorre na próxima quarta-feira.»

Via Notícias ao Minuto.

Pyotr Pavlensky pregou os testículos ao chão em protesto


«Num acto de protesto marcante e doloroso, Pyotr Pavlensky decidiu pregar os próprios testículos ao pavimento da icónica Praça Vermelha, em Moscovo, neste domingo, 10 de Novembro. No centro da capital da Rússia, mesmo em frente ao muro do Kremlin, o artista defendeu a sua posição e aí se manteve, nu, durante cerca de uma hora.

De acordo com a Reuters, Pyotr Pavlensky estava em protesto contra “a apatia da sociedade russa contemporânea” e a possibilidade desta “indiferença” levar a um “estado de polícia”. A performance artística do russo coincidiu com o ”Dia da Polícia”, celebrado pelos oficiais das forças policiais.

“A performance pode ser vista como uma metáfora da apatia, indiferença política e fatalismo da sociedade russa contemporânea”, pode ler-se em declarações escritas por Pavlensky, citadas pelo The Guardian. “Enquanto o governo transforma o país numa enorme prisão, roubando às pessoas e usando o dinheiro para enriquecer e fazer crescer o aparato policial e outras estruturas repressivas, a sociedade permite isto e esquece a sua vantagem numérica”, continua, numa “inacção” que pode levar a um “estado de polícia”.

Uma hora depois, Pavlensky foi levado para o hospital, onde recebeu “tratamento básico pelos seus ferimentos e declinou ser hospitalizado”, continua aquele jornal inglês. Foi, de seguida, conduzido a uma esquadra em Moscovo e deve comparecer em tribunal distrital esta segunda-feira, 11 de Novembro. Enfrenta uma pena de prisão de até 15 dias.

Esta não é a primeira vez que os protestos sob a forma de “performance artística” de Pavlensky dão que falar. Em Julho de 2012, o artista coseu os lábios contra a prisão e julgamento da banda feminina de punk Pussy Riot, na cidade de São Petersburgo, e em Maio deste ano embrulhou-se em arame farpado nas imediações de um edicífio governamental, na mesma cidade.»



Via P3.

Mónica Calle percorre Lisboa em Zona Não Vigiada


A Casa Conveniente apresenta, a partir do dia 23 de Novembro, Zona Não Vigiada, um novo espectáculo que, curiosamente, não tem local fixo de realização, movimentando-se antes do Cais do Sodré à Zona J de Chelas, por vários lugares abandonados, ao longo dos seus vários dias de exibição.

Tratando-se da Casa Conveniente, a protagonista é, como não podia deixar de ser, Mónica Calle. Confira abaixo o comunicado de apresentação de Zona Não Vigiada:
A Casa Conveniente despede-se do Cais do Sodré. E parte para um novo lugar, a Zona J de Chelas. Zona Não Vigiada é esse percurso clandestino. Ao longo de várias semanas iremos ocupar espaços abandonados em Lisboa. Arrastando os nossos restos. Malas, ferros, tijolos. Um Cais do Sodré que já foi margem. Os nossos amigos.

Zona Não Vigiada é um caminho feito de encontros e despedidas. Uma migração pelos bairros da cidade. Novamente, do centro para a margem. À procura de nós, e de um lugar que faça sentido. Recomeçar de novo. Temos que arrancar a relva para que permaneça verde.

No final de Novembro apresentamos o nosso último espectáculo no Cais do Sodré. Dança. Um solo de Mónica Calle, sobre A Sagração da Primavera de Stravinsky. Sessões contínuas. Só então será anunciado o ponto de encontro para o seguinte espectáculo - etapa, ocupação, lugar. E assim sucessivamente, rumo a uma Zona Não Vigiada, rumo à Zona J.

Zona Não Vigiada é a procura do caminho entre um fim e um início.
As primeiras sessões, a 23, 24 e 25 de Novembro, são na Casa Conveniente, das 20h00 às 23h00. Os bilhetes custam 7,50 €. Os futuros pontos de encontro serão anunciados em breve.

Os Beatles são os artistas mais pirateados do mundo


«Não é propriamente uma grande surpresa, mas os icónicos Beatles são os artistas mais pirateados do mundo.

A empresa de monitorização anti-pirataria MUSO observou dados provenientes de sites que têm sido complacentes com a pirataria de música durante estes últimos anos. Os sites monitorizados pela MUSO, que analisa conteúdos ilegais, incluem serviços de armazenamento, serviços de streaming ilegais e torrents, isto apesar de sites P2P como o Piratebay não estarem incluídos nesta lista.

Os Beatles estão muito à frente da restante lista , com aproximadamente 186687 ficheiros disponíveis online e com uma média de 1000 downloads por cada ficheiro. Os Fleetwood Mac surgem num distante segundo lugar com 72984 de ficheiros, enquanto que Bob Marley, Led Zeppelin e um invulgar Cliff Richard completam o top 5.»

Confira abaixo o top 10 dos artistas mais pirateados do mundo:

  1. The Beatles (187.687 ficheiros)
  2. Fleetwood Mac (72.984 ficheiros)
  3. Bob Marley (60.024 ficheiros)
  4. Led Zeppelin (59.011 ficheiros)
  5. Cliff Richard (56.576 ficheiros)
  6. Stevie Wonder (45.496 ficheiros)
  7. Jimi Hendrix (44.093 ficheiros)
  8. Elvis Presley (40.794 ficheiros)
  9. ABBA (35.193 ficheiros)
  10. The Rolling Stones (34.444 ficheiros)
Via Palco Principal.

Tom Cruise acha que alguns dos seus filmes são lixo


«O actor Tom Cruise, que está a processar a revista In Touch por afirmar que ele teria abandonado a filha Suri, admitiu que muitos dos seus filmes deveriam ter sido atirados para o lixo.

A afirmação aparece na transcrição do depoimento feito a 9 de Setembro e divulgada esta semana por diversas publicações, em que Cruise é questionado por advogados da revista.

Quando a advogada Elizabeth McNamara perguntou sobre uma viagem do actor para um evento de Cientologia durante as gravações de um filme, Cruise confirmou que à época estava a filmar One Shot.

A advogada afirmou estar confusa e disse que nunca ouvira falar da produção e que estava surpresa que o estúdio tivesse "atirado fora um dos seus filmes". Cruise então admitiu: "Deveriam. Deveriam atirar vários filmes fora."

One Shot era o título provisório de Jack Reacher: O Último Tiro, que custou 60 milhões de dólares e arrecadou 218 milhões de dólares em todo o mundo.

Com excepção de Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011), todos os filmes mais recentes de Cruise - Oblivion (2013), Jack Reacher (2012), Rock of Ages (2012) e Encontro Explosivo (2010) foram recebidos com frieza pela crítica. Rock of Ages também foi um fracasso de bilheteira: custou cerca de 75 milhões de dólares e só arrecadou um total de 59 milhões.»

Via Diário Digital.

Seth MacFarlane com nova série animada na FOX


Depois de Family Guy, American Dad e o entretanto cancelado Cleveland Show, Seth MacFarlane está prestes a estrear uma nova série animada na FOX. Isto porque a estação norte-americana deu luz verde à produção de Bordertown, um projecto cujo enredo acompanha a vida profissional e familiar de um agente responsável pela patrunha da fronteira entre os Estados Unidos e o México.

A primeira temporada de Bordertown terá 13 episódios, mas só deverá começar a ser emitida em 2014.

European Film Awards 2013: Nomeados


«Já foram anunciados os nomeados da edição deste ano dos European Film Awards, que são entregues anualmente pela Academia de Cinema Europeu.

O drama belga The Broken Circle Breakdown, de Felix van Groeningen, é a produção mais nomeada, tendo conquistado seis nomeações, incluindo uma dupla nomeação nas categorias de Melhor Filme e Realizador, tal como a comédia italiana La Grande Bellezza, de Paolo Sorentino; o drama francês La Vie d'Adèle, de Abdellatif Kechiche; o drama espanhol Blancanieves, de Pablo Berger; e a dramédia italiana The Best Offer, de Giuseppe Tornatore.

As grandes surpresas dos nomeados deste ano estão presentes nas categorias de representação, onde por exemplo a jovem Léa Seydoux não conseguiu uma nomeação ao Prémio de Melhor Atriz pela sua aclamada performance em La Vie d'Adèle.

Os vencedores serão anunciados a 7 de Dezembro em Berlim.»

Melhor Filme Europeu
"Blancanieves", de Pablo Berger (Espanha)
"The Best Offer", de Giuseppe Tornatore (Itália)
"La Grande Bellezza", de Paolo Sorentino (Itália)
"La Vie d'Adèle", de Abdellatif Kechiche (França)
"The Broken Circle Breakdown", de Felix van Groeningen (Bélgica)
"Oh Boy!", de Jan Ole Gerster (Alemanha)

Melhor Comédia Europeia
"Benvenuto Presidente!", de Riccardo Milani (Itália)
"Los Amantes Pasajeros", de Pedro Almodóvar (Espanha)
"Love is All You Need", de Susanne Bier (Dinamarca)
"The Priest's Children", de Vinko Bresan (Croácia, Sérvia)

Melhor Realizador
Abdellatif Kechiche por "La Vie d'Adèle"
François Ozon por "Dans la Maison
"Pablo Berger por "Blancanieves"
Felix van Groeningen por "The Broken Circle Breakdown
Paolo Sorrentino por "La Grande Bellezza"
Giuseppe Tornatore por "The Best Offer"

Melhor Actriz
Barbara Sukowa em "Hannah Arendt"
Keira Knightley em "Anna Karenina"
Veerle Baetens em "The Broken Circle Breakdown"
Naomi Watts em "The Impossible"
Luminita Gheorghiu em "Child's Pose"

Melhor Actor
Toni Servillo em "La Grande Bellezza"
Jude Law em "Anna Karenina"
Johan Heldenbergh em "The Broken Circle Breakdown"
Fabrice Luchini em "Dans la Maison"
Tom Schilling em "Oh Boy!"

Melhor Argumento
Anna Karenina
Dans la Maison
La Grande Bellezza
The Best Offer
The Broken Circle Breakdown

Via Portal Cinema.

segunda-feira, 11 de Novembro de 2013

Lady Gaga no booklet de ARTPOP: Fotos


Já foi lançado ARTPOP, o mais recente trabalho de estúdio de Lady Gaga. E se na sua capa se encontra uma estátua da cantora nua, o booklet do álbum surpreende ao trazer fotografias de uma sessão de motivo semelhante, mas com uma Gaga «real» completamente nua.

Não se trata, no entanto, de uma novidade. A própria Gaga já referiu que a nudez é um dos pontos de união do trabalho, que aliás foi inspirado pelo «Nascimento de Vénus», de Botticelli.

De recordar que, nos últimos meses, Lady Gaga surgiu nua na V Magazine (aqui e aqui), numa foto de promoção de «Applause», num vídeo de meditação com Marina Abramović, e num concerto em Londres (aqui e aqui).

Confira abaixo as restantes fotos do ousado booklet de ARTPOP:


Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial