Ganhe dinheiro por compartilhar os seus links!

sábado, 25 de Maio de 2013

Perfil: Últimas Palavras


Porque para cada princípio existe um fim, apresentámos na última edição da Revista 21 não um mas 21 perfis. Ou, mais concretamente, 21 finais. Uma colecção de últimas palavras proferidas por personalidades de maior e menor reconhecimento, em épocas distintas da História. Porque todos conhecem o inevitável.

Por: Tiago Matos

Alfred Hitchcock
(Realizador, 1899-1980)
Últimas Palavras: «Nunca se conhece o fim. Tem de se morrer para se saber exactamente o que acontece depois da morte... ainda que os católicos tenham as suas esperanças.»

Arquimedes
(Matemático e Astrónomo, 287 a. C. - 212 a. C.)
Últimas Palavras: «Não perturbe as minhas equações!»
Contexto: Resposta dada a um soldado que o queria obrigar a apresentar-se ao seu general, numa altura em que Arquimedes estava absorto a resolver os seus teoremas. Sentindo-se desrespeitado, o soldado matou-o e foi posteriormente executado por isso.

Bob Hope
(Comediante, 1903-2003)
Últimas Palavras: «Surpreende-me.»
Contexto: Resposta à mulher, que lhe perguntou onde queria ser enterrado.

Charlie Chaplin
(Actor e Realizador, 1889-1977)
Últimas Palavras: «Porque não haveria de ter, se lhe pertence?»
Contexto: Resposta ao padre que, ao ler-lhe os ritos finais, disse: «Que Deus tenha piedade da sua alma».

Cícero
(Político, orador e filósofo, 106 a. C. - 43 a. C.)
Últimas Palavras: «O que está a fazer não tem nada de correcto, soldado, mas veja lá se me mata como deve ser.»
Contexto: Dirigidas a um dos assassinos que o foram matar. Cícero tinha-se incompatibilizado com Marco António, o líder romano da época, e já estava à espera que o fossem procurar. O orador chegou ao ponto de expor o pescoço aos assassinos, convidando-os a cortar-lhe a cabeça.

Del Close
(Comediante e professor, 1934-1999)
Últimas Palavras: «Graças a Deus. Já estou cansado de ser a pessoa mais engraçada da sala.»

Edward H. Rulloff
(Serial Killer, 1819/1820-1871)
Últimas Palavras: «Despacha-te lá! Quero ver se chego ao Inferno a tempo do jantar!»
Contexto: Ditas ao seu carrasco, antes do enforcamento.

Fernando Pessoa
(Poeta, Filósofo e Escritor, 1888-1935)
Últimas Palavras: «I know not what tomorrow will bring.» («Não sei o que o amanhã trará.»)
Contexto: Pessoa escreveu em inglês as suas últimas palavras. Estava internado num hospital a tratar uma cirrose hepática (suspeita-se, porém, que foi mal diagnosticado e que na verdade morreu de uma pancreatite aguda).

Florenz Ziegfeld, Jr.
(Empresário da Broadway, 1867-1932)
Últimas Palavras: «Cortinas! Música rápida! Luzes! Estou preparado para o grande final! Fantástico! O espectáculo parece óptimo, o espectáculo parece óptimo!»
Contexto: Palavras gritadas em delírio, enquanto morria de uma pleurisia causada por infecção pulmonar.

Frank Gusenberg
(Gangster, 1892-1929)
Últimas Palavras: «Ninguém me atingiu.»
Contexto: Gusenberg foi uma das vítimas da guerra entre gangsters que se tornou conhecida por Massacre de São Valentim. Quando a polícia chegou ao local, encontrou uma série de corpos ensanguentados, dos quais Gusenberg era o único sobrevivente. À pergunta «Quem te atingiu?», proferida por um dos agentes, Gusenberg, numa bizarra prova de lealdade para com as «leis» do crime organizado, disse as suas últimas palavras.

George Sitts
(Assassino, 1913-1947)
Últimas Palavras: «Esta é a primeira vez que as autoridades me ajudam a fugir da prisão.»
Contexto: George Sitts soltou esta pequena piada antes de ser electrocutado, na sequência da sua condenação à morte. Sitts referia-se ao facto de antes ter escapado um par de vezes da cadeia.

John Spenkelink
(Assassino, 1949-1979)
Últimas Palavras: «Pena capital: aqueles que não têm o capital cumprem a pena.»
Contexto: Condenado à morte pelo assassínio de um criminoso, Spenkelink afirmou sempre que a sua acção foi em autodefesa, levando a um grande debate sobre a pena de morte na sociedade americana. Em todo o caso, acabou por morrer (em condições duvidosas) na cadeira eléctrica, tendo estas sido as últimas palavras que se ouviram dele.

Karl Marx
(Filósofo e Revolucionário, 1818-1883)
Últimas Palavras: «Sai daqui! As últimas palavras são para os idiotas que ainda não disseram o suficiente.»
Contexto: Resposta a uma criada que lhe perguntou quais seriam as suas últimas palavras.

Leonardo Da Vinci
(Artista multifacetado, 1452-1519)
Últimas Palavras: «Ofendi Deus e a Humanidade porque o meu trabalho não alcançou a qualidade devida.»

Marie Antoinette
(Rainha de França, 1774-1792)
Últimas Palavras: «Perdoe-me, senhor. Não fiz de propósito.»
Contexto: Depois de pisar acidentalmente o pé do seu carrasco, a caminho da guilhotina.

Mata Hari
(Espia, 1876-1917)
Últimas Palavras: «É tudo uma ilusão.»
Contexto: Palavras ditas a um visitante antes de ser levada perante um pelotão de fuzilamento, na sequência da condenação por espionagem. A estranheza das suas palavras, associada ao posterior desaparecimento do seu corpo, ajudou ao misticismo popular associado à sua figura.

Nancy Astor
(Política, 1919-1945)
Últimas Palavras: «Estou a morrer ou é o meu aniversário?»
Contexto: Quando, na fase final da doença que a vitimou, acordou e viu a sua família inteira à volta da cama.

Pedro Muñoz Seca
(Dramaturgo, 1879-1936)
Últimas Palavras: «Estou a começar a acreditar que não me querem como amigo.»
Contexto: Ditas ao pelotão de fuzilamento, momentos antes de ser executado, na Guerra Civil Espanhola.

Richard Feynman
(Físico, 1918-1988)
Últimas Palavras: «Odiaria ter de morrer duas vezes. É tão chato.»

Sócrates
(Filósofo, 469/470 A. C. -399 A. C.)
Últimas Palavras: «Crito, devemos oferecer um galo a Asclépio. Trata disso, não te esqueças.»
Contexto: Condenado à morte por ingestão de veneno por «corromper as mentes da juventude de Atenas» com as suas filosofias, Sócrates proferiu as suas últimas palavras já depois de beber o veneno, querendo com elas dizer que a morte é o alívio supremo e, como tal, Asclépio, o deus grego da cura, merecia um galo como agradecimento.

Walt Disney
(Animador e Empresário, 1901-1966)
Últimas Palavras: «Kurt Russell.»
Contexto: As últimas palavras que se ouviu Walt Disney dizer foram «Continuem o bom trabalho, rapazes!», dirigindo-se aos seus funcionários, antes de sair do escritório. Mais tarde havia de falecer em sua casa, mas não sem antes escrever num papel o nome «Kurt Russell». É ainda hoje um mistério o que ele queria dizer com aquilo, até para o próprio Kurt Russell, o actor, que tinha 15 anos na altura.


Confira o ensaio completo na edição #21 da Revista 21

sexta-feira, 24 de Maio de 2013

Lígia Almeida na Penthouse Portugal: Fotos


Como avançámos aqui, Lígia Almeida foi capa da edição de Maio da Penthouse Portugal. A modelo portuense, de 29 anos, foi fotografada por Bernardo Coelho numa sessão «caseira», com a habitual ousadia da Penthouse. Agora que se aproxima o lançamento de uma nova edição da publicação masculina, recordamos-lhe (ou damos-lhe a conhecer, no caso de ainda não as ter visto), todas as imagens da produção. Lembramos, em todo o caso, que, se ainda não o fez, deve comprar o seu exemplar da Penthouse Portugal ou, em alternativa, fazer uma assinatura da revista.


Confira aqui o making of da sessão.

Nanda Costa apresenta "novidades" na Playboy


Prestes a posar nua para a Playboy Brasil, numa produção que lhe irá render três milhões de reais (cerca de 1,13 milhões de euros), um dos mais altos cachês alguma vez pagos pela revista, Nanda Costa acaba de colocar implantes nos seios. No entanto, a actriz de Salve Jorge negou, numa entrevista recente ao jornal O Dia, que tenha feito a cirurgia a pensar na sessão.

«"Já estou em casa. Aliás, disseram que eu ia fazer por causa da Playboy. Isso é uma mentira. A cirurgia estava marcada bem antes de nós negociarmos. Eu fui gordinha, emagreci e o meu peito caiu, ficou flácido e não há malhação no mundo que conserte isso. Queria ficar com o corpo equilibrado, homogéneo, por isso, coloquei muito pouco, foi menos de 200 ml de silicone", disse.

Nanda Costa revelou também que foi convidada pela primeira vez pela Playboy durante a novela, mas que rejeitou a proposta.

"Eu jamais teria aceite um convite como esse durante a novela, que tinha como tema central o tráfico humano. Eu não aceitei nem mesmo fazer ensaios sensuais", frisou.

A sessão será fotografada em Cuba na primeira semana de Julho. Sobre a nudez, Nanda Costa diz sentir-se confortável. "De jeito nenhum. No cinema, foram filmes de arte… Tabu para mim é fazer fofoca, dar uma nota sem me ligar e sem saber o que eu penso sobre o assunto. É gente que me ligou a novela inteira e hoje dá nota sem apurar e sem me ligar", desabafou.

A actriz já apareceu nua no filme A Febre do Rato, realizado por Cláudio Assis, em 2011.»



Parcialmente via Diário Digital.

Piet-Hein Bakker critica artificialidade de Teresa Guilherme

 
«Longe vão os tempos em que havia troca de elogios. Do que tem visto do reality show da TVI, o antigo diretor da Endemol considera que os constantes trocadilhos da apresentadora já perderam a graça e aconselha-a a jogar mais no improviso.

Afastado da Endemol desde 2007, Piet-Hein Bakker continua a ser espectador de reality shows, embora confesse que não se trata de um programa que o "prenda em casa". Ainda assim, o antigo diretor da produtora já teve oportunidade de assistir ao Big Brother VIP e revelou à nossa revista o que menos gostou. "Na minha opinião, o guião da Teresa Guilherme está cada vez menos natural. Acho que há ali cada vez mais uma construção da personagem de apresentadora e eu tenho as minhas dúvidas em relação a isso. Não sei se será a melhor forma de fazer. Acho que o risco deste tipo de construção é que se constrói uma personagem que já não toca na realidade", começa por dizer.

Para o produtor, é notório que algumas das frases e trocadilhos que são ditos por Teresa Guilherme nas galas de domingo à noite já não são frescas e perderam o timing para serem ditas, por isso Piet-Hein deixa um conselho a Teresa Guilherme: "Há pouca improvisação e os reality shows precisam e vivem muito disso."

Produtor de vários programas apresentados por Teresa Guilherme (do Big Brother, TVI, ao Momento da Verdade, SIC) Piet-Hein faz a comparação e atira que nessa altura a apresentadora tinha um registo diferente. "Na altura do primeiro Big Brother ela estava menos presa a um guião. Também tinha, mas não era tão cheio de gracinhas e trocadilhos como agora. Digo isto com todo o respeito que tenho pela Teresa Guilherme, mas é o que sinto. Não gosto", salienta o produtor holandês à nossa revista.

Apesar de terem sido artífices conjuntos de vários programas de sucesso em Portugal, esta não foi a primeira bicada entre os dois profissionais. Numa entrevista à nossa revista em março deste ano, Teresa Guilherme atirou-se ao antigo diretor da Endemol dizendo: "O Piet-Hein nunca foi produtor. Ele abriu uma produtora. O Piet-Hein não é um produtor, não foi ele a produzir nem o Big Brother nem os outros formatos."

A Notícias TV tentou contactar Teresa Guilherme mas a apresentadora manteve-se indisponível até ao fecho da edição.

Via Jornal de Notícias.

Hoje é Noite da Literatura Europeia em Lisboa


«A Noite da Literatura Europeia realiza-se hoje, em Lisboa, pela primeira vez, com a participação, entre outros, dos autores Afonso Cruz, Massimo Gramellini e Carme Riera.

No total, nesta noite que começa às 18h30 e decorre em vários pontos da capital, entre o Chiado e o Rato, participam oito escritores que vão ler excertos da sua obra na língua natal, e um ator ou estudante de teatro, que lerá a respetiva tradução para português. O projeto, da União Europeia de Institutos de Cultura (EUNIC, sigla da designação em inglês, European Union Institutes of Culture), foi iniciado em 2008, em Praga, e tem como objetivo "divulgar a literatura europeia de forma criativa, num formato invulgar", afirma a organização em comunicado.

A organização desta noite é constituída pelos diferentes institutos de Língua e Cultura da União Europeia, entre os quais o Instituto Camões, e visa dar "a conhecer obras de oito escritores europeus contemporâneos". Nos itinerários escolhidos serão lidos excertos, na língua original, pelos autores presentes, e na tradução para português, por atores ou alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), das obras escolhidas.

O livro do ano é a obra escolhida de Afonso Cruz, cuja leitura, encenada por Tiago Guedes, será feita pela atriz Isabel Abreu, na Galeria Zé dos Bois, no Bairro Alto. Esta leitura será acompanhada por ilustrações e música interpretada pelo escritor.

Entre os autores presentes, estará o italiano Massimo Gramellini, que vai ler trechos do seu livro Tem bons sonhos, no Museu Mãe d'Água, nas Amoreiras. De Espanha virá Carme Riera, autora de No último azul, obra da qual lerá excertos no Museu da Farmácia, no Alto de Santa Catarina. Mathias Énard é o autor francês escolhido que vai apresentar trechos do seu livro Fala-lhes de batalhas, reis e elefantes, e estará no Convento dos Cardaes, na rua de O Século, ao Príncipe Real. Lucien Vasilescu foi o poeta escolhido pela Roménia que vai ler poemas seus no Orpheu Caffé, também no Príncipe Real.

A língua inglesa estará representada pelo irlandês Keith Ridgway, que lerá excertos do livro The Spetacular no Centro Nacional de Cultura, no Chiado. A língua alemã será representada por Wofgang Herrndorf. O ator Ulisses Ceia vai ler excertos da obra Adeus Berlim, no elétrico n.º 28, no percurso entre os largos Camões e o da Estrela. Rosa Likson representa a Finlândia, lendo algumas passagens da sua obra Os paraísos do caminho vazio e outros contos, no Quartel do Carmo, antigo convento carmelita. Fundado por D. Nuno Álvares Pereira.»

Via Diário de Notícias.

Resident Evil: Revelations chega hoje a Portugal


Resident Evil: Revelations, o jogo que marca o retorno de uma das mais populares séries de survival horror de sempre, chega hoje à Europa, depois de ter sido lançado, ainda esta semana, nos Estados Unidos, Austrália e Japão. O jogo está assim, a partir de agora, disponível para Playstation 3, Xbox 360, Wii U e PC, para além da Nintendo 3DS, que já conta com uma versão própria desde Janeiro do ano passado.

Resident Evil: Revelations, cuja história se situa entre Resident Evil 4 e Resident Evil 5, acompanha os bem conhecidos Chris Redfield e Jill Valentine na busca pela verdade sobre o vírus T-Abyss. O jogo inclui um novo modo de dificuldade e grandes inovações no modo Raid (que permite multiplayer on-line).

A Revista 21 publicará brevemente uma análise mais detalhada a Resident Evil: Revelations, mas se não lhe apetece esperar por ela, pode comprar o jogo aqui.

Beat Girl em simultâneo nos cinemas e no MEO Videoclube


Numa iniciativa inovadora, estreou ontem no MEO Videoclube, ainda em simultâneo com a exibição em cinema, o filme de produção nacional Beat Girl.

Com uma produção luso-britânica e tendo dois guionistas portugueses, Susana Tavares e Nuno Bernardo, o filme produzido em Inglaterra conta com a realização do irlandês Mairtín de Barra. Beat Girl relata a aventura musical da jovem Heather, que sonha seguir as pisadas da mãe e formar-se como pianista clássica até que descobre o mundo da música eletrónica e do DJing, que a ajudará a encontrar um novo sentido na música, na vida e no amor.

O filme estreou este mês em Portugal, no Reino Unido e na Irlanda, tendo lançamento marcado para 29 de Maio nos Estados Unidos da América. A produtora beActive apostou num lançamento multimeios, estando disponível em filme, na televisão, nas redes sociais, web series, aplicação móvel, em música e em livro.

Amanda Seyfried foi obrigada a emagrecer em Hollywood


«Amanda Seyfried foi obrigada a perder peso para entrar em Hollywood, revelou a atriz em entrevista a Ellen DeGeneres. No início da carreira, a estrela de Mamma Mia! teve de se render aos padrões de Hollywood e viu-se obrigada a emagrecer cinco quilos.

"Eu era muito mais bonita aos 15 anos. Tinha os peitos grandes e bonitos, mas quando vim para Hollywood tive que parecer mais magra, e por causa disso perdi as minhas curvas", afirmou a atriz, de 27 anos, acrescentando que isso fez muita diferença no seu corpo: "Acontece. Quando tentamos emagrecer, a gordura nem sempre sai de onde queremos".

Quando questionada sobre se era capaz de fazer uma cena de nu integral num filme, Amanda Seyfried afirmou que agora o faria.

"Com a minha idade, e neste momento da minha vida, faria porque já não interessa. Quando somos jovens as pessoas não acham bem, o público não aceita da melhor maneira", referiu.»

Via Lux.

Falso Psy infiltrou-se em Cannes


«Um homem fez-se passar durante dois dias pelo famoso cantor de "Gangnam Style" em Cannes e ninguém notou a diferença. Foi o próprio artista que revelou no Twitter que não se encontrava em Cannes e ainda mandou "um olá" ao sósia.

Cannes esperava que Psy, o cantor sul-coreano que ficou mundialmente conhecido pela sua canção "Gangnam Style", que se tornou viral através da Internet e tornou o seu vídeo o mais visto de sempre na plataforma de vídeos YouTube, aparecesse no Festival de Cinema. Mas o cantor nunca chegou a marcar presença, ou pelo menos o verdadeiro.

Um sósia do cantor fez-se passar pelo próprio durante dois dias e, aproveitando-se do nome e da fama de Psy, conseguiu entrar nas mais badaladas festas de Cannes e tirar fotografias com várias personalidades que partilharam as fotografias no Twitter, convencidas que estavam na presença do verdadeiro artista.

A denúncia veio do próprio Psy que ironizou a situação no Twitter. "Parece que há outro EU em Cannes... digam-lhe olá", twittou o autor de "Gentleman".

Psy encontrava-se nos Estados Unidos para participar nos Billboard Music Awards, onde ganhou o prémio de "Top Streaming", em vídeo, pelo sucesso viral de "Gangnam Style". O prémio foi atribuído por este ter sido o vídeo mais visto online, tanto no YouTube como nas redes sociais.

Enquanto isso, o falso Psy aproveitou dois dias em Cannes, passeando-se pela passadeira vermelha, frequentando o restaurante de praia Martinez e divertindo-se, durante a noite, no Carlton Hotel.»

Via Jornal de Notícias.

Semana da Crítica do Festival de Cannes 2013: Vencedores


«A longa-metragem Salvo, dos italianos Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, venceu o Grande Prémio Nespresso da Semana da Crítica no Festival de Cannes 2013. A história centra-se no romance condenando entre um assassino contratado da máfia e a irmã de uma das suas vítimas. O filme venceu ainda o prémio Revelação France 4. O júri, presidido pelo cineasta português Miguel Gomes, atribuiu ainda uma menção especial à produção argentina Los Dueños. O colectivo de filmes 3X3D, criado no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, será o filme de encerramento da secção.»

Grande Prémio
Salvo, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza

Menção Especial
Los Dueños, de Ezequiel Radusky e Agustin Toscano

Prémio Revelação France 4
Salvo, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza

Prémio SACD
Le Démantèlement, de Sébastien Pilote

Prémio Canal+ (curta-metragem)
Pleasure, de Ninja Thyberg

Prémio Descoberta (curta-metragem)
Come and Play, de Daria Belova

Via Split Screen.

quinta-feira, 23 de Maio de 2013

Natalie Dadon na Playboy Israel: Fotos


Como avançámos aqui, Natalie Dadon foi capa da primeira edição da Playboy Israel. Já na altura, Hugh Hefner, o icónico fundador da publicação, assinalou a relevância do lançamento: «Estou orgulhoso em ver a Playboy Israel aceitar a missão de cumprir um papel importante no reforço da liberdade de expressão, liberdade de escolha e liberdade de imprensa.»

A revista israelita decidiu, contudo, não entrar a matar, razão pela qual a modelo, Natalie Dadon, surge no interior do número como protagonista de uma sessão fotográfica sensual mas muito pouco ousada. Um pouco à semelhança do que aconteceu no primeiro número da Playboy Portugal.

Confira abaixo todas as imagens de Natalie Dadon na Playboy Israel.

Virgins Wanted, com Catarina Migliorini, pode dar reality show


«O documentário com Catarina Migliorini, brasileira que leiloou a virgindade na Internet por cerca de 1,5 milhões de reais, pode tornar-se um reality show semanal, disse o site Huffington Post.

O leilão originalmente foi idealizado como parte do documentário Virgins Wanted, do realizador australiano Justin Sisely, que acompanharia um homem e uma mulher a vender as suas virgindades. O projecto, no entanto, está a ser promovido pelo cineasta como uma série de reality show para ser negociada numa feira de entretenimento francesa em Outubro.

"Não é uma série factual", afirmou Sisely ao Huffington Post. "Assinamos um contrato com um distribuidor internacional de conteúdo televisivo." O realizador disse que espera criar uma franquia.

"Estamos a considerar criar um Virgins Wanted 2. Temos recebido muitos contactos de virgens de todo o mundo a dizer por que eles devem ser os próximos a leiloarem as suas virgindades."»

Via Diário Digital.

Igreja culpa basquetebolista gay pela devastação do tornado


«Uma igreja fundamentalista batista norte-americana considera que o desastre provocado pelo tornado em Moore, Oklahoma, está relacionado com a decisão do jogador da NBA Jason Collins se assumir publicamente como gay.

A Igreja Baptista de Westboro é conhecida por ser contra a homossexualidade. Não é a primeira vez que a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) é culpabilizada por este tipo de desastres naturais, recorda o jornal The Huffington Post, que conta a história.

Para o reverendo Fred Phelps, segundo o seu filho, não há dúvidas que a dimensão da tragédia que se abateu sobre a cidade de Moore, nos arredores de Oklahoma, causando a morte a pelo menos 24 pessoas, está na homossexualidade. Pelo menos é o que considera Fred Phelps Jr., no Twitter

Via TVI 24.

Teen Choice Awards 2013: Nomeados


«The Twilight Saga: Breaking Daw - Part 2 e Les Misérables são os filmes mais nomeados aos Teen Choice Awards 2013, escolhidos por voto popular. No que diz respeito a televisão, os programas favoritos do público são The Vampire Diaries e Revenge que receberam, respectivamente, cinco e quatro nomeações. Os vencedores serão anunciados a 11 de Agosto, no canal FOX.»
CINEMA

Filme de Acção
G.I. Joe: Retaliation
Iron Man 3
Skyfall
The Bourne Legacy
The Dark Knight Rises

Actor em Filme de Acção
Christian Bale em The Dark Knight Rises
Daniel Craig em Skyfall
Robert Downey Jr. em Iron Man 3
Chris Hemsworth em Red Dawn
Dwayne Johnson em G.I. Joe: Retaliation

Actriz em Filme de Acção
Jessica Biel em Total Recall
Anne Hathaway em The Dark Knight Rises
Adrianne Palicki em G.I. Joe: Retaliation
Gwyneth Paltrow em Iron Man 3
Rachel Weisz em The Bourne Legacy

Filme de Ficção-Científica ou Fantasia
Beautiful Creatures
Iron Man 3
Oblivion
Oz the Great and Powerful
The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2

Actor em Filme de Ficção-Científica ou Fantasia
Tom Cruise em Oblivion
Robert Downey Jr. em Iron Man 3
James Franco em Oz the Great and Powerful
Robert Pattinson em The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2
Taylor Lautner em The Twilight Saga: Breaking Daw - Part 2

Actriz em Filme de Ficção-Científica ou Fantasia
Mila Kunis em Oz the Great and Powerful
Gwyneth Paltrow em Iron Man 3
Saoirse Ronan em The Host
Kristen Stewart em The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2
Michelle Williams em Oz the Great and Powerful

Filme de Drama
Argo
Les Misérables
The Great Gatsby
The Impossible
The Perks of Being a Wallflower

Actor em Filme de Drama
Ben Affleck em Argo
Bradley Cooper em The Words
Leonardo DiCaprio em The Great Gatsby
Hugh Jackman em Les Misérables
Logan Lerman em The Perks of Being a Wallflower

Actriz em Filme de Drama
Halle Berry em The Call
Anne Hathaway em Les Misérables
Carey Mulligan em The Great Gatsby
Emma Watson em The Perks of Being a Wallflower
Naomi Watts em The Impossible

Filme de Comédia
Identity Thief
Peeples
Pitch Perfect
The Incredible Burt Wonderstone
Warm Bodies

Actor em Filme de Comédia
Skylar Astin em Pitch Perfect
Jason Bateman em Identity Thief
Steve Carell em The Incredible Burt Wonderstone
Nicholas Hoult em Warm Bodies
Craig Robinson em Peeples

Actriz em Filme de Comédia
Anna Kendrick em Pitch Perfect
Melissa McCarthy em Identity Thief
Kerry Washington em Peeples
Olivia Wilde em The Incredible Burt Wonderstone
Rebel Wilson em Pitch Perfect

Filme de Romance
Beautiful Creatures
Les Misérables
Safe Haven
The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2
Warm Bodies

Actor em Filme de Romance
Josh Duhamel em Safe Haven
Alden Ehrenreich em Beautiful Creatures
Nicholas Hoult em Warm Bodies
Robert Pattinson em The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2
Eddie Redmayne em Les Misérables

Actriz em Filme de Romance
Jessica Biel em Playing for Keeps
Alice Englert em Beautiful Creatures
Julianne Hough em Safe Haven
Amanda Seyfried em Les Misérables
Kristen Stewart em The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2

TELEVISÃO

Série de Drama
Gossip Girl
Nashville
Pretty Little Liars
Revenge
Switched At Birth

Actor em Série de Drama
Penn Badgley em Gossip Girl
Joshua Bowman em Revenge
Lucas Grabeel em Switched At Birth
Ian Harding em Pretty Little Liars
Nick Wechsler em Revenge

Actriz em Série de Drama
Troian Bellisario em Pretty Little Liars
Blake Lively em Gossip Girl
Vanessa Marano em Switched At Birth
Hayden Panettiere em Nashville
Emily VanCamp em Revenge

Série de Fantasia ou Ficção-Científica
Arrow
Beauty and the Beast
Once Upon a Time
Supernatural
The Vampire Diaries

Actor em Série de Fantasia ou Ficção-Científica
Jensen Ackles em Supernatural
Stephen Amell em Arrow
Jared Padalecki em Supernatural
Ian Somerhalder em The Vampire Diaries
Paul Wesley em The Vampire Diaries

Actriz em Série de Fantasia ou Ficção-Científica
Katie Cassidy em Arrow
Nina Dobrev em The Vampire Diaries
Ginniger Goodwin em Once Upon a Time
Kat Graham em The Vampire Diaries
Kristin Kreuk em Beauty and the Beast

Série de Acção
Chicago Fire
Elementary
Hawaii Five-0
NCIS: Los Angeles
Nikita

Actor em Série de Acção
Scott Caan em Hawaii Five-0
LL Cool J em NCIS: Los Angeles
Johnny Lee Miller em Elementary
Jesse Spencer em Chicago Fire
Shane West em Nikita

Actriz em Série de Acção
Lyndsy Fonseca em Nikita
Lucy Liu em Elementary
Grace Park em Hawaii Five-0
Maggie Q em Nikita
Monica Raymund em Chicago Fire

Série de Comédia
The Big Bang Theory
Glee
Modern Family
New Girl
Suburgatory

Actor em Série de Comédia
Chris Colfer em Glee
Jake Johnson em New Girl
Ashton Kutcher em Two and a Half Men
Jim Parsons em The Big Bang Theory
Eric Stonestreet em Modern Family

Actriz em Série de Comédia
Kaley Cuoco em The Big Bang Theory
Zooey Deschanel em New Girl
Mindy Kalling em The Mindy Project
Lea Michelle em Glee
Bridgit Mendler em Good Luck Charlie

Série de Animação
Adventure Time
Bob's Burgers
Family Guy
Gravity Falls
The Simpsons

Programa de Competição
American Idol
The Bachelor
Dancing with the Stars
The Voice
The X Factor

Reality Show
Dance Moms
Here Comes Honey Boo Boo
Keeping Up with the Kardashians
Married to Jonas
Tia & Tamera
Via Split Screen.

A Última Canção da Noite (Francisco Camacho)


A Última Canção da Noite
Por: Francisco Camacho
Edição: D. Quixote
Páginas: 240
PVP: 14,90 €
Compre aqui

Chegou esta semana às livrarias o segundo romance de Francisco Camacho, autor de Niassa, distinguido com o Prémio PEN Clube na categoria Primeira Obra, em 2008.

Confira abaixo a sinopse de A Última Canção da Noite:
Jack Novak - o conceituado guitarrista dos Bitters que há muito conquistou o respeito das elites e o coração das massas - desaparece misteriosamente durante uma digressão da banda pela Europa de Leste, numa madrugada pródiga em estranhos acontecimentos. O incidente dá, por isso, origem a uma onda de especulações e deixa uma multidão de fãs na expectativa de uma verdade que, todavia, tarda em chegar.

Um desses admiradores é o português David Almodôvar, crítico de música desempregado e caído em desgraça, que atravessa uma crise existencial e tem um desafio quase impossível pela frente: descobrir o paradeiro de Vera e dar-lhe a derradeira prova de amor que ela lhe exige.

Quando os destinos destes dois homens se cruzam, David vê-se confrontado com as motivações de dois desaparecimentos - o da mulher que ama e o do músico que idolatra - e empreenderá uma viagem que lhe permitirá conhecer um segredo que Jack já desistiu de guardar e, ao mesmo tempo, resolver o tremendo impasse em que se encontra.

Com um ritmo imparável, diálogos sublimes e uma história surpreendente que decorre em geografias tão distintas como o deserto de Marrocos ou a cidade de Berlim, A Última Canção da Noite é um romance de contrastes sobre os dilemas e as paixões que moldam a nossa vida quando a noção de mortalidade nos atinge de forma inescapável.

Fala-lhes de Batalhas, de Reis e de Elefantes (Mathias Énard)


Fala-lhes de Batalhas, de Reis e de Elefantes
Por: Mathias Énard
Edição: D. Quixote
Título original: Parle-leur de batailles, de rois et d'éléphants
Tradução: Pedro Tamen
Páginas: 160
PVP: 13,90 €
Compre aqui

Chegou esta semana às livrarias nacionais um novo livro de Mathias Énard, autor que está em Lisboa até ao dia 26 de Maio para o promover.

Confira abaixo a sinopse de Fala-lhes de Batalhas, de Reis e de Elefantes:
13 de Maio de 1506: ao desembarcar em Constantinopla a, Miguel Ângelo sabe que enfrenta o poderio e a cólera de Júlio II, papa guerreiro e mau pagador, para quem deixou preparada a edificação de um túmulo em Roma. Mas como não havia de responder ao convite do sultão Bayazid, que, depois de ter recusado os planos de Leonardo da Vinci, lhe propõe a concepção de uma ponte sobre o Corno de Ouro?

Assim começa este romance, todo ele feito de alusões históricas, que se serve de um facto concreto para expor os mistérios daquela viagem.

Perturbante como o encontro do homem do Renascimento com as belezas do mundo otomano, exato e cinzelado como uma peça de ourivesaria, este retrato do artista em pleno trabalho é também uma fascinante reflexão sobre o ato de criar e sobre o simbolismo de um gesto inacabado para a outra margem da civilização.

É que, através da crónica dessas poucas semanas da História, Mathias Énard esboça uma geografia política cujas hesitações ainda hoje, passados cinco séculos, são igualmente sensíveis.

Lydia Davis vence Man Booker International


«A escritora norte-americana Lydia Davis, autora de narrativas muito curtas, venceu o prémio literário Man Booker International, anunciou a organização, em Londres. O prémio, bienal e no valor de 70 mil euros, distingue um autor que tenha contribuído para a ficção literária internacional.

Lydia Davis, 65 anos e a viver em Nova Iorque, é conhecida sobretudo pelo trabalho como contista, autora de micronarrativas, algumas com apenas uma frase ou um parágrafo. No ano passado, a Relógio d'Água publicou Contos Completos, da autora.

O júri do Man Booker International reconheceu-lhe a originalidade e a criatividade da escrita, difícil de catalogar, assim como a habilidade e o esforço - e não a preguiça como diz um dos seus contos - em escrever de forma tão sucinta.

"Já foram chamados de contos, mas podem ser definidos como miniaturas, anedotas, ensaios, piadas, fábulas, textos, aforismos, apotegma, orações ou simples observações", disse o presidente do júri, Christopher Ricks, citado pela agência noticiosa AFP.

Lydia Davis escreveu apenas um romance - The end of the story (1995) -, publicou nove coletâneas de contos, e traduziu obras de Marcel Proust ou Gustave Flaubert, valendo-lhe uma condecoração pelo Governo de França.

Em 2011 o prémio Man Booker International foi atribuído ao escritor norte-americano Philip Roth e emn 2009 à canadiana Alice Munro.»

Via Sol. Mais informações no Público.

A Guerra dos Tronos vai ter menos uma actriz nua


«A actriz Oona Chaplin, que interpreta Talisa Maegyr na série A Guerra dos Tronos, disse ao The Sun que uma das principais estrelas da série da HBO recusa fazer mais cenas de nudez.

Oona, neta de Charlie Chaplin, declinou identificar a actriz, mas a especulação na imprensa é de que se tratará de Emilia Clarke, que encarna Daenerys Targaryen.

"Uma das raparigas da série que surgiu nua na maior parte das duas primeiras temporadas agora não quer fazer mais isso porque quer ser conhecida pela capacidade de representação e não pelos seus seios", revelou a actriz de 26 anos.

"Eu sou algo controversa quanto a esta questão, porque adoro o corpo feminino. Se for feito de forma bela, de maneira a homenagear a forma feminina, então sou sempre a favor", acrescentou Oona.»

Via Diário Digital.

Angela Merkel é (novamente) a mais poderosa do mundo


«A chanceler alemã, Angela Merkel, foi escolhida pela revista Forbes para encabeçar a lista de mulheres mais poderosas do mundo – pela oitava vez nos últimos dez anos. Merkel conseguiu ainda o segundo lugar, atrás do Presidente norte-americano, Barack Obama, na lista das pessoas mais poderosas do ano passado da mesma revista.

Numa lista com políticas no activo e afastadas, dirigentes de instituições ou organizações não governamentais, o destaque vai para a chanceler alemã.

Merkel, que tem uma popularidade interna invejável para uma chefe de Governo que tenta o seu terceiro mandato nas eleições de 22 de Setembro, é, no entanto, cada vez mais desafiada pelas suas políticas de austeridade, tanto pelos países do Sul como pelo seu aliado francês, e a Forbes refere o facto no curto texto sobre a chanceler alemã. Mas considera que “a mulher mais poderosa do mundo é a espinha dorsal da União Europeia e tem o destino do euro nos seus ombros”.

Segue-se a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, que está “a meio do seu primeiro mandato na sétima maior economia do mundo”, que tem na desaceleração do crescimento um dos seus maiores desafios. “O seu foco no empreendedorismo inspirou uma nova geração de start-ups, no entanto muitos criticam a sua líder por favorecer uma política mais pró-desenvolvimento em detrimento de preocupações mais humanitárias”, diz a revista.

E a terceira mulher mais influente é Melinda Gates, da fundação Bill e Melinda Gates, que gastou 3,4 mil milhões de dólares (mais de 2,6 mil milhões de euros) no ano passado, a grande maioria para programas de saúde global.

A lista tem um total de oito mulheres chefes de Estado, para além de Merkel e Rousseff, e políticas como Sonia Ghandi ou antigas dirigentes como Hillary Clinton, e presidentes executivas de 24 empresas, como Indira Nooyi, da Pepsi, ou a directora executiva do Facebook, Sheryl Sandberg. Também a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, está no top 10 em quarto lugar, e a directora do FMI, Christine Lagarde, está em sétimo.

O ranking é dominado pelos EUA, mas há ainda mulheres de 25 outros países entre as cem mais poderosas.»

Via Público.

Começa hoje a Feira do Livro de Lisboa


«O reforço da programação é este ano a marca de água da Feira do Livro de Lisboa que abre [hoje] e termina no dia 10 de junho. O objetivo é atrair mais público e vender mais livros.

Com 241 pavilhões, a participação de 480 editoras e chancelas, e mais de 100 mil livros disponíveis em banca, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) acredita que "o volume de negócios poderá crescer entre 10% a 15% em relação à edição anterior", mas não revela montantes.

O factor tempo também deverá dar uma ajuda. "O facto do certame este ano ser um mês mais tarde do que nos últimos anos, avançando para datas mais tradicionais - de 23 de maio a 10 de junho -, fará, no nosso entender, que mais gente se desloque ao Parque para aproveitar os dias mais longos e as noites mais quentes", diz Pedro Pereira da Silva, vice-presidente da APEL.

A grande expectativa é conseguir levar à Feira mais de meio milhão de visitantes nem que seja para assistirem às mais de 600 atividades já agendadas e ainda com a programação por fechar.

As novidades são para todas as faixas etárias. Voluntariado, Clube da Leitura e Conferência de Edimburgo são algumas das estreias da grande festa do livro. Mas é no público infanto-juvenil que a Feira mais vai inovar.

Entre as iniciativas destinadas às crianças às famílias, a decorrer no Espaço Infantil da Feira, onde um xadrez humano dará o mote para a brincadeira, destaque para os serões de contos, ateliês de ilustração e de arquitetura, atividades na área da música e do teatro, sessões de teatro Os Robertos, histórias para bebés, contos em inglês, lançamentos de livros, animação de rua, sussurradores de palavras, entre tantas outras atividades. Para o Dia da Criança (1 de junho) e Dia do Ambiente (5 de junho), estão previstas atividades especiais, como dramatizações e experiências científicas.

Além dos habituais debates, apresentações, lançamentos e sessões de autógrafos, alguns dos grandes editores reforçam a sua presença nesta edição, aumentando o seu espaço de exposição e intensificando a programação, como é o caso da Porto Editora e do Grupo Leya, que continuarão a ter os seus pavilhões reunidos numa praça. José Menezes, assessor da direção da Leya, avança que o grupo terá "a comemoração dos 15 anos da atribuição do Nobel da Literatura a José Saramago como ponto de partida", e revela que os fins de tarde e as noites da Praça Leya serão de cinema às segundas, terças e quartas e de música e espetáculos de palco nos restantes dias da semana.

Destaque, também, para a primeira participação da CPLP que, no seu pavilhão, contará com uma mostra de livros oriundos dos Países de Língua Portuguesa.

Com o objetivo de promover a partilha de ideias, interpretações e emoções, esta edição os visitantes da Feira poderão participar no Clube da Leitura, promovido por várias Comunidades de Leitura. Neste espaço, os participantes poderão ler em comunidade, discutir e conversar sobre os livros selecionados. A Noite, de José Saramago, promovido pelo grupo Paisagens Literárias de Lisboa; O Vento Assobiando nas Gruas, de Lídia Jorge, promovido pelo Grupo de Leitores de Filipa Melo; e O Ano Sabático, de João Tordo, promovido pelas livrarias Bulhosa, são alguns dos Clubes já agendados.

Com o patrocínio do British Council e a colaboração do grupo EUNIC (European Union National Institutes for Culture), a Feira do Livro de Lisboa vai, também, receber a Conferência de Edimburgo, uma conferência mundial de escritores que se juntam para debater o papel da literatura na atualidade. A Conferência de Edimburgo irá percorrer 15 cidades diferentes durante o ano de 2013, chegando sábado à capital.

Com horário alargado para que os visitantes possam "usufruir mais tempo da companhia dos livros", o certame decorre entre as 12h30 e as 23h de segunda a quinta-feira; sexta-feira das 12h30 às 21h; sábado e véspera de feriado das 11h às 24h; e domingo das 11h às 23h.»

Via Expresso. Mais informações no Público. Agenda integral de eventos aqui.

quarta-feira, 22 de Maio de 2013

Miley Cyrus e Rihanna trocam promessas de beijos


«Tudo começou com uma brincadeira mas, feitas as contas, parece que as duas cantoras não se importariam de se envolver uma com a outra.

Depois de ser eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista masculina Maxim, perguntaram a Miley Cyrus quem acha que deveria estar em primeiro lugar, ao que ela respondeu: “A Rihanna. Ela é tão sexy”. Já quando perguntaram se gostaria de beijar a cantora, ela esquivou-se mas, ao chegar a casa, escreveu um tweet onde transmitiu que tinha mudado de ideias, acrescentando: “Decididamente”.

De seguida, foram questionar Rihanna sobre a reciprocidade do sentimento, e esta não hesitou: “Claro, basta ela ligar-me”.»

Via VIP.

Critics' Choice Television Awards 2013: Nomeados


Acabam de ser anunciados os nomeados para a edição deste ano dos Critics' Choice TV Awards. Os vencedores serão conhecidos a 10 de Junho. Confira abaixo a lista de nomeados.
MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA
‘The Big Bang Theory’ (CBS)
‘Louie’ (FX)
‘The Middle’ (ABC)
‘New Girl’ (FOX)
‘Parks and Recreation’ (NBC)
‘Veep’ (HBO)

MELHOR ACTOR EM SÉRIE DE COMÉDIA
Don Cheadle (‘House of Lies’) – Showtime
Louis C.K. (‘Louie’) – FX
Jake Johnson (‘New Girl’) – FOX
Jim Parsons (‘The Big Bang Theory’) – CBS
Adam Scott (‘Parks and Recreation’) – NBC
Jeremy Sisto (‘Suburgatory’) – ABC

MELHOR ACTRIZ EM SÉRIE DE COMÉDIA
Laura Dern (‘Enlightened’) – HBO
Zooey Deschanel (‘New Girl’) – FOX
Lena Dunham (‘Girls’) – HBO
Sutton Foster (‘Bunheads’) – ABC Family
Julia Louis-Dreyfus (‘Veep’) – HBO
Amy Poehler (‘Parks and Recreation’) – NBC

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO EM SÉRIE DE COMÉDIA
Max Greenfield (‘New Girl’) – FOX
Simon Helberg (‘The Big Bang Theory’) – CBS
Alex Karpovsky (‘Girls’) – HBO
Adam Pally (‘Happy Endings’) – ABC
Chris Pratt (‘Parks and Recreation’) – NBC
Danny Pudi (‘Community’) – NBC

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA EM SÉRIE DE COMÉDIA
Carly Chaikin (‘Suburgatory’) – ABC
Kaley Cuoco (‘The Big Bang Theory’) – CBS
Sarah Hyland (‘Modern Family’) – ABC
Melissa Rauch (‘The Big Bang Theory’) – CBS
Eden Sher (‘The Middle’) – ABC
Casey Wilson (‘Happy Endings’) – ABC

MELHOR CONVIDADO EM SÉRIE DE COMÉDIA
Melissa Leo (‘Louie’) – FX
David Lynch (‘Louie’) – FX
Bob Newhart (‘The Big Bang Theory’) – CBS
Patton Oswalt (‘Parks and Recreation’) – NBC
Molly Shannon (‘Enlightened’) – HBO
Patrick Wilson (‘Girls’) – HBO

MELHOR SÉRIE DRAMÁTICA
‘The Americans’ – FX
‘Breaking Bad’ – AMC
‘Downton Abbey’ – PBS
‘Game of Thrones’ – HBO
‘The Good Wife’ – CBS
‘Homeland’ – Showtime

MELHOR ACTOR EM SÉRIE DRAMÁTICA
Bryan Cranston (‘Breaking Bad’) – AMC
Damian Lewis (‘Homeland’) – Showtime
Andrew Lincoln (‘The Walking Dead’) – AMC
Timothy Olyphant (‘Justified’) – FX
Matthew Rhys (‘The Americans’) – FX
Kevin Spacey (‘House of Cards’) – Netflix

MELHOR ACTRIZ EM SÉRIE DRAMÁTICA
Claire Danes (‘Homeland’) – Showtime
Vera Farmiga (‘Bates Motel’) – A&E
Julianna Margulies (‘The Good Wife’) – CBS
Tatiana Maslany (‘Orphan Black’) – BBC America
Elisabeth Moss (‘Mad Men’) – AMC
Keri Russell (‘The Americans’) – FX

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO EM SÉRIE DRAMÁTICA
Jonathan Banks (‘Breaking Bad’) – AMC
Nikolaj Coster-Waldau (‘Game of Thrones’) – HBO
Michael Cudlitz (‘Southland’) – TNT
Noah Emmerich (‘The Americans’) – FX
Walton Goggins (‘Justified’) – FX
Corey Stoll (‘House of Cards’) – Netflix

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA EM SÉRIE DRAMÁTICA
Jennifer Carpenter (‘Dexter’) – Showtime
Emilia Clarke (‘Game of Thrones’) – HBO
Anna Gunn (‘Breaking Bad’) – AMC
Regina King (‘Southland’) – TNT
Monica Potter (‘Parenthood’) – NBC
Abigail Spencer (‘Rectify’) – Sundance

MELHOR CONVIDADO EM SÉRIE DRAMÁTICA
Jim Beaver (‘Justified’) – FX
Jane Fonda (‘The Newsroom’) – HBO
Martha Plimpton (‘The Good Wife’) – CBS
Carrie Preston (‘The Good Wife’) – CBS
Diana Rigg (‘Game of Thrones’) – HBO
Jimmy Smits (‘Sons of Anarchy’) – FX

MELHOR TELEFILME OU MINI-SÉRIE
‘American Horror Story: Asylum’ – FX
‘Behind the Candelabra’ – HBO
‘The Crimson Petal and the White’ – Encore
‘The Hour’ – BBC America
‘Political Animals’ – USA
‘Top of the Lake’ – Sundance

MELHOR ACTOR EM TELEFILME OU MINI-SÉRIE
Benedict Cumberbatch (Parade’s End) – HBO
Matt Damon (Behind the Candelabra) – HBO
Michael Douglas (Behind the Candelabra) – HBO
Toby Jones (The Girl) – HBO
Al Pacino (Phil Spector) – HBO
Dominic West (The Hour) – BBC America

MELHOR ACTRIZ EM TELEFILME OU MINI-SÉRIE
Angela Bassett (Betty & Coretta) – Lifetime
Romola Garai (The Hour) – BBC America
Rebecca Hall (Parade’s End) – HBO
Jessica Lange (American Horror Story: Asylum) – FX
Elisabeth Moss (Top of the Lake) – Sundance
Sigourney Weaver (Political Animals) – USA

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO EM TELEFILME OU MINI-SÉRIE
James Cromwell (American Horror Story: Asylum) – FX
Peter Mullan (Top of the Lake) – Sundance
Zachary Quinto (American Horror Story: Asylum) – FX
Sebastian Stan (Political Animals) – USA
David Wenham (Top of the Lake) – Sundance
Thomas M. Wright (Top of the Lake) – Sundance

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA EM TELEFILME OU MINI-SÉRIE
Ellen Burstyn (‘Political Animals’) – USA
Sienna Miller (‘The Girl’) – HBO
Sarah Paulson (‘American Horror Story: Asylum’) – FX
Lily Rabe (‘American Horror Story: Asylum’) – FX
Imelda Staunton (‘The Girl’) – HBO
Alfre Woodard (‘Steel Magnolias’) – Lifetime

MELHOR REALITY SHOW
‘Duck Dynasty’ – A&E
‘The Moment’ – USA
‘Pawn Stars’ – History Channel
‘Push Girls’ – Sundance
‘Small Town Security’ – AMC
‘Wild Things with Dominic Monaghan’ – BBC America

MELHOR REALITY SHOW – COMPETIÇÃO
‘Chopped’ – Food Network
‘Face Off’ – Syfy
‘Shark Tank’ – ABC
‘So You Think You Can Dance’ – FOX
‘Survivor’ – CBS
‘The Voice’ – NBC

MELHOR APRESENTADOR DE REALITY SHOW
Tom Bergeron (‘Dancing With the Stars’) – ABC
Cat Deeley (‘So You Think You Can Dance’) – FOX
Gordon Ramsay (‘Hell’s Kitchen’ / ‘Masterchef’) – FOX
RuPaul (‘RuPaul’s Drag Race’) – Logo
Ryan Seacrest (‘American Idol’) – FOX
Kurt Warner (‘The Moment’) – USA

MELHOR TALK SHOW
‘Conan’ – TBS
‘The Daily Show with Jon Stewart’ – Comedy Central
‘The Ellen DeGeneres Show’ – Warner Brothers Television Distribution
‘Jimmy Kimmel Live!’ – ABC
‘Late Night with Jimmy Fallon’ – NBC
‘Marie’ – Hallmark Channel

MELHOR SÉRIE DE ANIMAÇÃO
‘Adventure Time’ – Cartoon Network
‘Archer’ – FX
‘Phineas and Ferb’ – Disney Channel
‘Regular Show’ – Cartoon Network
‘The Simpsons’ – FOX
‘Star Wars: The Clone Wars’ – Cartoon Network
Informação via TvPrime.

Angelina Jolie interpretará a própria mãe em novo filme


«A actriz Angelina Jolie vai interpretar a sua mãe num filme biográfico que será produzido pela Plan B, empresa do companheiro Brad Pitt. Ainda sem título ou data de lançamento prevista, o filme deverá arrancar no próximo ano, segundo o Daily Express.

A notícia surge após o anúncio que a actriz, filha de Jon Voight e de Marcheline Bertrand, fez uma dupla mastectomia preventiva, depois de lhe ter sido apontada uma probabilidade de 87% de contrair cancro da mama. A sua mãe, Marcheline, faleceu em 2007, vítima de cancro dos ovários, aos 56 anos.

Tal como a mãe, Angelina tem o gene defeituoso BRCA1, o que motivou a intervenção cirúrgica. Para a embaixadora da ONU, a sua mãe era a "a graça em pessoa" e Angelina lamentou o facto de os filhos não terem chegado a conhecê-la. "As minhas outras crianças nunca terão a oportunidade de a conhecer e de experienciar o quanto era amorosa e graciosa", comentou, citada pelo Entertainmentwise

Via Diário Digital.

Jovem cria aparelho que carrega telemóvel em segundos


«O longo tempo de espera para que a bateria do telemóvel carregue pode estar a chegar ao fim, graças à invenção de Eesha Khare, uma jovem indiana de 18 anos que criou um sistema capaz de carregar uma bateria em apenas 20 segundos.

O aparelho consiste num supercapacitor muito pequeno e flexível, o que permite que seja integrado com facilidade no interior das baterias dos telemóveis. Este dispositivo é carregado previamente e armazena energia no seu interior. Esta capacidade de armazenamento é o que permite carregar a bateria do telemóvel em segundos, funcionando como um carregador interno e independente.

O dispositivo de Eesha Khare faz com que o telemóvel tenha mais tempo de autonomia além de reforçar a resistência das baterias convencionais.

Ao contrário dos modelos que hoje conhecemos, que ao fim de cerca de mil ciclos de carregamentos começam a perder potência, este pequeno aparelho pode ser recarregado mais de 10 mil vezes, antes de começar a perder a sua eficácia.

A invenção desta jovem residente na Califórnia (EUA) garantiu-lhe o prémio Intel Foundation Young Scientist Award, na semana passada, tendo sido distinguida pela sua capacidade de "reconhecer as necessidades cruciais de armazenar energia em dispositivos".

Segundo o site oficial da multinacional norte-americana Intel, promotora do concurso mundial "Intel International Science and Engineering Fair", depois da "rápida adaptação aos aparelhos eletrónicos portáteis", este dispositivo "também tem potencial para ser aplicado a baterias de carros".

Eesha Khare explicou ao jornal norte-americano NBC News que, por ser flexível, o dispositivo "pode ser usado numa grande variedade de aparelhos".

A jovem indiana está agora a testar as capacidades da sua invenção e espera poder incorporá-la noutros dispositivos portáteis e em outro tipo de materiais, como roupas e outros tecidos.»

Via Boas Notícias.

O Império dos Homens Bons (Tiago Rebelo)


O Império dos Homens Bons
Por: Tiago Rebelo
Edição: Asa
Páginas: 536
PVP: 18,90 €
Compre aqui

A Asa acaba de publicar o novo romance de Tiago Rebelo, autor de O Homem Que Sonhava Ser Hitler, O Tempo dos Amores Perfeitos e O Último Ano em Luanda.

Confira abaixo a sinopse de O Império dos Homens Bons:
Em 1847, na pequena vila de Inhambane, um punhado de famílias esquecidas pela coroa portuguesa luta heroicamente para impor uma nova civilização em território africano.

Acabado de se ordenar em Lisboa, o jovem padre Joaquim Santa Rita Montanha é enviado para Moçambique com a sagrada missão de prestar apoio espiritual aos europeus e evangelizar os indígenas. O seu sonho de realizar uma obra que fique para a história depara-se com dificuldades que parecem insuperáveis. Mas, apesar de todos os obstáculos, o padre Montanha nunca desiste dos seus objectivos ambiciosos e, em breve, torna-se o pilar desta pequena sociedade branca rodeada por milhares de guerreiros de tribos hostis.

Personagem complexa, o padre Montanha é um fervoroso homem de Deus que goza de invulgar prestígio mas não abdica de uma paixão arrebatada pela escrava Leonor, com quem vive um amor proibido. É, sobretudo, o explorador que não hesita em enfrentar perigos imensos para concretizar uma viagem aos holandeses no interior do sertão e, assim, inaugurar as relações diplomáticas entre o reino de Portugal e os fundadores da futura República Sul-Africana.

Tal como o tenente Montanha, personagem inesquecível do seu anterior romance O Tempo dos Amores Perfeitos, o padre Montanha é antepassado do autor. O Império dos Homens Bons é resultado de uma minuciosa pesquisa sobre a vida deste homem singular e a recriação histórica de uma época de grande romantismo em África. Trata-se de um retrato de época brilhante e de enorme talento.

40 Histórias (Donald Barthelme)


40 Histórias
Por: Donald Barthelme
Edição: Antígona
Título original: Forty Stories
Tradução: Paulo Faria
Páginas: 320
PVP: 18,50 €

A Antígona lança esta semana uma antologia com quarenta contos de Donald Barthelme, originalmente publicada em 1987.

Confira abaixo a sinopse de 40 Histórias:
40 Histórias (1987), uma das melhores introduções à obra de Donald Barthelme, é uma colectânea desconcertante devido à variedade de personagens e temas abordados (Paul Klee, Goethe, Sindbad e Barba-Azul, porcos-espinhos, divórcios, a vida em família e as idiossincrasias dos génios), aos diversos registos e ao retrato de situações quotidianas que resvalam subitamente para o absurdo, redundando numa sátira da vida contemporânea. Este conjunto de breves histórias inclui os melho¬res contos dos anos 70 e 80, entre os quais os memoráveis «O Génio», «Frase» e «Porcos-Espinhos na Universidade», provas do humor ímpar e da perspicácia invulgar de Donald Barthelme.

Antes do Adeus (Susan Spencer-Wendel)


Antes do Adeus
Por: Susan Spencer-Wendel
Edição: Pergaminho
Título original: Until I Say Good-Bye
Tradução: Elisa Evangelista
Páginas: 384
PVP: 16,60 €
Compre aqui

A Pergaminho publica esta semana um relato verídico de uma mulher e mãe que decide viver ao máximo o tempo que ainda lhe resta.

Confira abaixo a sinopse de Antes do Adeus:
Em junho de 2011, Susan Spencer-Wendel foi diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença crónica que destrói sistematicamente o sistema nervoso e muscular. Tinha 44 anos, era mãe de três filhos e casada com o amor da sua vida. A esperança média de vida para os doentes de ELA é entre três e cinco anos. Susan tinha ainda um ano de vida razoavelmente saudável pela frente. Decidiu viver esse ano com alegria.

Deixou o trabalho de jornalista para passar mais tempo com a família. Usou o dinheiro do seguro de vida para viajar com a melhor amiga (ao Yukon, para ver a aurora boreal); com os filhos (para nadar com os golfinhos com o filho mais novo e ir a Nova Iorque comprar o vestido de noiva com a filha de 14 anos, já que não estará presente no seu casamento); e com o marido (a Budapeste, numa segunda lua-de-mel).

E escreveu este livro. Antes de perder por completo a capacidade motora, usando apenas um dedo e o seu i-Phone, quis contar a história deste último ano passado a celebrar a vida, o amor e a alegria. Antes do Adeus tem momentos profundamente tristes – trata-se, afinal, de uma despedida –, mas sem um traço de amargura ou raiva. Em cada página, sente-se o otimismo, a alegria de viver e o sentido de humor de uma mulher grata pela sua vida.

Um livro sobre a morte, mas cheio de vida. Um livro que nos recorda que temos sempre a opção de sorrir. E que, como ensina a autora, «cada dia é melhor se for vivido com alegria».
Confira abaixo um vídeo no qual os autores falam sobre o livro:


Rússia critica votos afegãos no Festival da Eurovisão


«Serguei Lavrov, ministro russo dos Negócios Estrangeiros, garantiu que o seu país não irá descansar enquanto não encontrar resposta para o desaparecimento de votos da representante russa no Festival da Eurovisão.

Segundo Lavrov, a concorrente russa, Dina Mamedianov, deveria ter recebido dez votos, através da votação por SMS, dos telespectadores do Azerbaijão, mas não recebeu nenhum.

Também Elmar Mamedianov, seu homólogo, se mostrou indignado com a discrepância entre dados: “Segundo os dados de todos os operadores de comunicações móveis, a Rússia ficou em segundo lugar, com 10 pontos. A nossa televisão tem que explicar para onde foram esses votos. Muitas pessoas votaram pela participante russa. Trata-se, realmente, de uma história de detetives”.

“Não é nada alegre ver que à nossa participante roubaram dez pontos, principalmente da forma como foi organizado esse evento”, declarou, por sua vez, Lavrov, em conferência de imprensa. “Depois da televisão do Azerbaijão receber, através dos tribunais, todos os esclarecimentos necessários, acordaremos passos comuns para que essa ação indignante não se repita”, assegurou.

Note-se que os russos atribuíram, através de votação por SMS, o máximo de votos – 12 – ao concorrente azeri.

Do concurso, no qual Portugal não participou por motivos financeiros, saiu vencedora a dinamarquesa Emmelie de Forest, com 281 votos, com a participante russa a conseguir a quinta posição, com 174, atrás do Azerbaijão, Ucrânia e Noruega.

No entanto, têm sido muitos a acusar Emmelie de Forest de plágio, uma vez que o tema por ela interpretado na cerimónia, decorrida no sábado, na Suécia, tem um início bastante semelhante à canção "I Surrender", dos holandeses entretanto extintos K-Otic.

No entanto, a Eurovisão, através do porta-voz Sietse Bakker, já veio em defesa da vencedora, realçando a diferença entre um plágio e uma sonoridade semelhante, lembrando que todos os anos surgem críticas idênticas.»

Via Palco Principal.

GQ Men of the Year: Vencedores


«A primeira edição do evento GQ Men of the Year realizou-se em Portugal. A gala foi apresentada pela modelo Ana Sofia e precedida por um jantar exclusivo para cerca de 80 convidados, terminando com uma after party.

A pousada de Cascais foi o local escolhido para o evento. Estrelas nacionais e internacionais, de áreas como a moda, televisão e música, estiveram presentes, como a Bianca Brandolini, uma das it-girls do momento e musa de estilo de marcas como a Dolce&Gabana, ou Izabel Goulart, supermodelo brasileira e um dos anos da Victoria's Secret, e também Adriana Cernanova, supermodelo eslovaca e imagem da famosa roupa interior Wonderbra.

A nível nacional estiveram presentes personalidades como, os atores Diogo Morgado, Maria João Bastos, Sofia Ribeiro, Anabela Moreira e Anabela Teixeira, os apresentadores Catarina Furtado, João Manzarra e Helena Coelho, o Chef José Avillez, os modelos Luisa Beirão, Sharam Diniz, Sónia Balacó, Armando Cabral, os gémeos Jonathan e Kevin Sampaio, Gonçalo Teixeira, os designers Nuno Gama e Nuno Baltazar, o artista plástico Julião Sarmento entre outros convidados ilustres.»

Confira abaixo os vencedores do GQ Men of the Year:
GOURMET
José Avillez

TELEVISÂO
João Manzara

CINEMA
Paulo Branco

NEGÓCIOS
António Mexia

MODA
Armando Cabral

ARTE
Julião Sarmento

DESPORTO
Fernando Pimenta e Emanuel Silva

PRÉMIO DE ESTILO INTERNACIONAL/INTERNATIONAL STYLE AWARD
Bianca Brandolini

MULHER DO ANO INTERNACIONAL
Izabel Goulart

MULHER DO ANO NACIONAL
Catarina Furtado

MARCA ÍCONE DE MODA/ ICONIC BRAND IN FASHION
Dsquared2, de Dean e Dan Caten

HOMEM DO ANO
Diogo Morgado
Via Activa.

Microsoft apresenta Xbox One


«Os jogos ficaram para o fim na revelação da terceira consola da Microsoft, que decorreu na tarde desta terça-feira nos EUA e foi transmitida em directo na Internet. A empresa começou por apresentar a Xbox One como um aparelho de entretenimento “tudo em um” para a sala de estar, com o objectivo de alterar a relação dos utilizadores com a televisão.

Os executivos da Microsoft demonstraram como é possível ver um filme e, ao mesmo tempo, estar a falar no Skype (que a Microsoft comprou em 2010 e que tem estado a integrar nos seus produtos). Ou como é possível durante uma partida desportiva pedir à consola para mostrar estatísticas e outros dados sobre o jogo.

Uma das novidades foi mesmo uma série televisiva, produzida por Steven Spielberg (que apareceu no evento numa entrevista gravada), com base em Halo, um dos mais populares jogos da consola (não foram divulgados pormenores, mas o conteúdo foi classificado como “premium”, pelo que deverá ser posto à venda na plataforma da Microsoft).

A nova consola está equipada com três sistemas operativos: o sistema da Xbox, usado para os jogos, uma versão do Windows, que serve para usar aplicações (como o Internet Explorer) e para consumir outro tipo de conteúdos, e ainda um terceiro sistema, que permite ao utilizador trocar rapidamente entre os outros dois. O aparelho tem 8GB de memória, leitor de blu-ray, um disco rígido de 500GB e um processador de oito núcleos. O preço não foi revelado.

Muitas das funcionalidades da Xbox One podem ser controladas por voz (em inglês, pelo menos) e por gestos, graças a uma nova versão do Kinect, o acessório que permite jogar sem recurso a comandos físicos (por exemplo, é possível ligar a consola com a instrução “Xbox on”). Segundo a Microsoft, o novo Kinect é capaz de detectar as batidas cardíacas dos utilizadores.

A apresentação mostrou também alguns dos jogos para a consola, entre os quais o FIFA14 (o futebolista Lionel Messi foi outra personalidade cuja entrevista gravada surgiu no evento) e Call of Duty.

O lançamento de uma nova consola doméstica é um acontecimento muito espaçado no tempo e cada modelo tem por missão durar vários anos no mercado. A One vem completar o leque da chamada oitava geração de consolas, que começou com o lançamento da Nintendo Wii U, em finais do ano passado. A Sony revelou em Fevereiro detalhes da PlayStation 4.

Porém, muito mudou desde a estreia da geração anterior de consolas. Para além de competirem entre si, os novos modelos enfrentam a concorrência dos jogos online e dos jogos em tablets e smartphones.

As vendas da Wii U têm indicado que se trata de um terreno difícil: tinham sido vendidas até 31 de Março 3,45 milhões de unidades, cerca de 37% abaixo das estimativas da empresa aquando do lançamento.

Contrariamente ao que acontece com a Nintendo, os videojogos não são o centro do negócio da Microsoft, embora sejam uma área de negócio lucrativa e com peso nas contas da multinacional. Nos primeiros três meses deste ano, a divisão de entretenimento da Microsoft facturou 2531 milhões de dólares. Já a divisão do Windows teve receitas de 5703 milhões e a divisão que integra o Office e outros produtos e serviços de produtividade fez 6319 milhões.»

Via Público.

terça-feira, 21 de Maio de 2013

Acompanhantes de luxo dominam Cannes


«A prostituição de luxo continua a marcar o festival de Cannes. O negócio milionário de sexo e dinheiro fácil foi revelado em 2007, quando o negociante libanês Elie Nahas foi preso e deportado por levar dezenas de acompanhantes para a região. As raparigas frequentam quartos de hotel, iates e vilas, ganhando entre quatro e 40 mil dólares (três mil a 31 mil euros) numa só noite. "É o maior pagamento do ano", refere uma das acompanhantes ao Hollywood Reporter, jornal que agora publicou um artigo que expõe o negócio altamente lucrativo da prostituição de luxo no festival.

Entre as acompanhantes que chegam a Cannes de Nova Iorque, Paris e Londres, entre outros locais, estão modelos e mesmo atrizes de Hollywood.

Na altura, Nahas afirmou que "toda a gente sabe o que se passa durante o festival de Cannes. É um negócio que dura há 60 anos". O próprio crítico Roger Ebert, recentemente falecido, referiu em 2010 no Twitter que "as prostitutas dão nas vistas em Cannes. E percebe-se quem são porque estão bem vestidas e não fumam".

Coincidência ou não, o filme Jeune & Jolie (Jovem e Bonita), do francês François Ozon, presente na competição, conta a história de uma menor (a revelação Marine Vacth) de classe média parisiense que se prostitui através de um site que ela própria gere. Precisamente o modelo de negócio de muitas prostitutas independentes em Cannes. Uma delas, "Daisy", referida na mesma notícia, queixava-se da "concorrência", apesar de ter "a vantagem de conhecer os porteiros dos hotéis".»

Via Correio da Manhã.

Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial