sexta-feira, 19 de Abril de 2013

Uma Breve História de África (Gordon Kerr)


Uma Breve História de África
Por: Gordon Kerr
Edição: Bertrand Editora
Título original: A Short History of Africa
Tradução: Pedro Carvalho
Páginas: 184
PVP: 14,40 €
Compre aqui


Em Uma Breve História de África, Gordon Kerr conta a história dos povos, ideias, instituições e acontecimentos que deram forma a África, da origem da raça humana à Primavera Árabe.

Confira abaixo a sinopse de Uma Breve História de África:
África. O berço da civilização. Dos primórdios da era humana no continente africano pré-histórico à «chamada Primavera Árabe» de 2011, Gordon Kerr apresenta uma introdução abrangente à vasta história deste enorme continente.

Começa pelas origens da raça humana e pelo desenvolvimento da tecnologia na Idade da Pedra, percorre as eras antiga e medieval e aborda o significado da presença árabe, os estados muçulmanos e o comércio transariano.

A obra prossegue com a ascensão e queda de estados-nação e reinos antes da chegada dos europeus; o Império do Gana, os reinos da Floresta e da Savana, Ioruba, Oyo, Benim, Ashanti, Luba, Luanda, Lozi e muitos outros, o início do comércio de escravos, bem como as conquistas europeias e a colonização da áfrica subsariana, a «Corrida por África».

Por fim, o autor avança para os frequentes e amargos conflitos pela independência, começando no período de colonização e exploração do continente, e culminado com a análise da África do século XXI.

0 comentários:

Enviar um comentário