quinta-feira, 18 de Abril de 2013

Sobre o Céu e a Terra (Jorge Bergoglio)


Sobre o Céu e a Terra
Por: Jorge Bergoglio
Edição: Clube do Autor
Título original: Sobre el cielo y la tierra
Páginas: 224
PVP: 14,50 €
Compre aqui


Deus, o diabo, o aborto, o divórcio, a homossexualidade, a eutanásia, as religiões e o diálogo inter-religioso, entre outros, são alguns dos temas abordados no livro Sobre o Céu e a Terra, de Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, nas livrarias nacionais a partir da próxima sexta-feira, 19 de Abril.

Através de longas e esclarecedoras conversas com o amigo Abraham Skorka, um rabino, o novo Papa partilha a sua visão do mundo e o futuro da religião, e assume as suas opiniões sobre os principais temas da actualidade, mesmo os mais polémicos. O novo líder da igreja católica revela ainda a sua posição sobre a política e o poder, o comunismo e o capitalismo, o dinheiro, o Holocausto e o conflito israelo-árabe, e deixa antever as linhas mestras do seu pontificado.

Confira abaixo a sinopse de Sobre o Céu e a Terra:
Com o rabino Skorka pude dialogar, e fez-nos bem. Não sei como começou o nosso diálogo, mas recordo que não houve muros ou reticências. A sua simplicidade sem fingimento facilitou as coisas, ao ponto de lhe perguntar, depois de uma derrota do River Plate, se nesse dia ia jantar guisado de galinha.

Quando ele me propôs publicar alguns dos nossos diálogos, o «sim» saiu-me espontaneamente. Refletindo mais tarde, sozinho, na explicação para esta resposta tão rápida, pensei que se devia à nossa já longa experiência de diálogo, experiência rica que consolidou uma amizade e que daria o testemunho de caminharmos juntos sem esquecermos as nossas diferentes identidades religiosas.

Com Skorka nunca tive de negociar a minha identidade católica, tal como ele não o fez com a sua identidade judaica, e isto não só pelo respeito que temos um pelo outro, mas também porque assim concebemos o diálogo inter-religioso. O desafio consistiu em caminharmos com respeito e afeto, caminharmos na presença de Deus e procurando sermos irrepreensíveis.

Este livro testemunha esse caminho… considero Skorka como um irmão e um amigo, e acredito que ambos, ao longo destas reflexões, continuamos a olhar com os olhos do coração para esse frontispício da catedral, tão decisivo e promissor.

0 comentários:

Enviar um comentário