Archive Pages Design$type=blogging

fbbox/https://www.facebook.com/revista21

As cidades mais inteligentes de Portugal

«Lisboa, Almada, Cascais, Aveiro e Vila Nova de Gaia destacam-se pelo seu comportamento "inteli...


«Lisboa, Almada, Cascais, Aveiro e Vila Nova de Gaia destacam-se pelo seu comportamento "inteligente" num índice que vai além das soluções tecnológicas utilizadas e integra também sustentabilidade ou inclusão social.

O Índice de Cidades Inteligentes 2012, elaborado pela Inteli e apresentado [na semana passada] em livro, contempla 20 dos 25 municípios da rede Living Lab RENER para a renovação urbana, de todo o país, e analisa as áreas da governação, inovação, sustentabilidade, inclusão e conetividade, com cerca de 80 indicadores cada uma.

Catarina Selada, responsável pelo projeto, disse à agência Lusa que "as cinco cidades que mais se destacaram globalmente, em termos de resultados integrados, foram Lisboa, Almada, Cascais, Aveiro e Vila Nova de Gaia".

O conceito "não se limita a analisar a área das tecnologias" e considera que "uma cidade inteligente é mais uma cidade para as pessoas e deve começar pelo capital humano e pelas comunidades", explicou a diretora do departamento de cidades da Inteli.

Em cada uma das áreas analisadas distinguem-se cidades diferentes e Catarina Selada referiu o exemplo da sustentabilidade, com avaliação de indicadores respeitantes a energia, edifícios, qualidade do ar, gestão da água e dos resíduos, mobilidade e biodiversidade.

"Se em termos globais, Lisboa se destaca em todas as dimensões, quando é analisada só a sustentabilidade, Almada, Vila Nova de Gaia e Cascais aparecem com melhor desempenho", especificou a responsável.

Na sustentabilidade, na questão energética, "Loures assume o melhor posicionamento", tem mais capacidade de produção local de eletricidade e uma meta de redução de emissões superior a todas as cidades portuguesas, com 36% até 2020", explicou.

Na vertente inclusão social e cultural, onde é analisada a coesão social, inovação e empreendedorismo social, diversidade cultural ou inclusão digital, em termos globais, "destacam-se as cidades de Almada, Lisboa, Coimbra e Cascais".

Catarina Selada realçou que olhar para as cidades inteligentes também significa promover a inovação do ponto de vista empresarial. "Existe um mercado interessante para as empresas portuguesas ligadas às cidades inteligentes, nomeadamente as que fornecem soluções urbanas inovadoras" para a eficiência energética dos edifícios, gestão da água e dos resíduos ou na área da governação, defendeu.

Desenvolver cidades inteligentes implica uma "lógica de articulação das cidades, dos organismos públicos, das empresas, dos centros de investigação, das comunidades e dos cidadãos", resumiu a responsável pelo projeto.»

Via Diário Digital.

COMENTÁRIOS

Nome

Banda Desenhada Cinema Comportamento Concurso Novos Autores Detinha Avelino Entrevista Eurovisão Eva Duarte Fotografia Jogos Juvenal Letras Livros Música Opinião Óscares 2013 Óscares 2014 Óscares 2015 Óscares 2016 Perfil Revista 21 Revistas Secret Story Sexo Teatro Tecnologia Televisão Web
false
ltr
item
Revista 21: As cidades mais inteligentes de Portugal
As cidades mais inteligentes de Portugal
http://1.bp.blogspot.com/-sOnTk86IJR8/UM4_JDsCrNI/AAAAAAAAN6I/kgRw5lPGDPE/s640/smart.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-sOnTk86IJR8/UM4_JDsCrNI/AAAAAAAAN6I/kgRw5lPGDPE/s72-c/smart.jpg
Revista 21
http://www.revista21.net/2012/12/as-cidades-mais-inteligentes-de-portugal.html
http://www.revista21.net/
http://www.revista21.net/
http://www.revista21.net/2012/12/as-cidades-mais-inteligentes-de-portugal.html
true
6702655318561828439
UTF-8
Nenhuma publicação encontrada VER TODOS Ler mais Responder Cancelar a resposta Eliminar Por Início PÁGINAS PUBLICAÇÕES Ver todos RECOMENDADO PARA SI CATEGORIA ARQUIVO SEARCH Nenhuma publicação encontrada com este critério Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo há 1 minuto $$1$$ minutes ago há 1 hora $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Há mais de 5 semanas