Archive Pages Design$type=blogging

fbbox/https://www.facebook.com/revista21

Monstros do Ano 2015: Vencedores

Já foram anunciados os vencedores da 7.ª edição dos Monstros do Ano. João Araújo, advogado de José Sócrates, foi eleito Monstro do Ano e ...

monstros-do-ano-revista-21

Já foram anunciados os vencedores da 7.ª edição dos Monstros do Ano. João Araújo, advogado de José Sócrates, foi eleito Monstro do Ano e fez chegar à organização uma mensagem de agradecimento:
Dá-me Você a saber ter eu sido escolhido – espero que democraticamente e por um júri alargado – Monstro do Ano. Agradeço-lhe, e ao júri, comovido e emocionado, até porque nunca na vida ganhei alguma coisa que se visse, ou mesmo que se não visse. E logo Monstro e do Ano!

Como Você sabe, Monstro não significa (ao contrário do que pensam os ignorantes) uma criatura horrível, de ignominiosa feiura e bruto feitio, um ogre, que nem um beijo de uma princesa consegue converter em objecto comestível. Monstro é, pelo contrário, um ser ou um evento maravilhoso, que prova, isto é que demonstra a existência de Deus ou de outras divindades, à escolha do freguês.

Muito obrigado, portanto, por esta distinção, que até acho merecida (o lema da minha família é “Para sermos perfeitos, só nos falta ser modestos”). Infelizmente, não a poderei aceitar. E não poderei comparecer à gala de entrega dos prémios. Deixe-me explicar o porquê, da não aceitação e da ausência.

Começando pela ausência, sem menosprezo pela importância desse evento, já estou comprometido com o meu Neto, que faz anos no apontado dia 26, e que não me perdoaria, como também eu não me perdoaria, preterir a qualquer outra coisa esse um dos prémios da minha vida (ele, sim, é um Monstro).

Quanto à não aceitação, não me parece adequado deixar que se associe a pessoa e a circunstância do meu Constituinte (porque, afinal, é por causa dele, e só por causa dele, que eu sou um Monstro) a uma distracção, ainda que legítima e inofensiva.

É que tudo isso, e muito mais, torna inadequada e dasaconselhável a distracção – pelo contrário, penso que é necessária e urgente a concentração absoluta, a preocupação toda, com o que se passa neste País. O bem mais precioso que existe, para alguns mais precioso do que a própria vida, a Liberdade (de todos, não apenas de um) está gravemente posta em causa e em risco: uma associação funesta de corporações mesquinhas e ambiciosas, de poder e de dinheiro, tem vindo a abocanhar esse bem precioso e a abocanhar o País. Para isso, usa tudo, usa as invejas que semeia, usa o ódio que constrói, usa a cobardia em que descansa, usa a distracção que impede que se veja o País triste, amargo e doente em que nos tornaram.

Porque, em momento nenhum me largam esta amargura e este luto, mal me ficaria ir estragar-lhe a festa com a minha presença triste. Daí, a ausência.

Mas não perderá Você pela demora. Se continuarmos a lutar contra tudo isto, se mais gente se concentrar na necessidade de resistir, tudo isto terminará brevemente e em bem. E Você terá oportunidade, então, de distinguir muitos Monstros, os verdadeiros (como eu espero ser) e os mostrengos, que ficarão, então, à mostra, nus e revelados.

Até lá, as minhas cordiais saudações
João Araújo


Confira abaixo, a negrito, os vencedores dos Monstros do Ano 2015.

FRASE DO ANO
> Pires de Lima com “Taxas e taxinhas”
> Carolina Patrocínio com “Até à próxima mamada”
> Passos Coelho com “Há muitos que deviam pagar os seus impostos e não pagam”
> Bruno de Carvalho com “O futebol português é como um ânus”

SÓCRATES
> Fãs de Sócrates
> Barbas e Máximo
> Happy Meal
> General Palhaço
> Libertem o Zé

PRAGA DO ANO
> 760
> Running
> Hambúrgueres gourmet
> Pau de selfie
> Kizomba

DUELO DO ANO
> Jesus Vs Lopetegui
> João Araújo Vs Correio da Manhã
> Zeinal Bava Vs Mariana Mortágua
> PSP Vs Adeptos do Benfica
> Paulo Núncio Vs Eduardo Cabrita

MONSTRO EM DIRECTO
> Adeptos do Braga
> Alerta Corno
> Um buraco em Lubango
> Banhista de Carcavelos
> Espectadora da SIC Notícias
> Jesus é um Judas
> Amor com 4 letras
> Manuela Moura Guedes

TRIP DO ANO
>A varinha de Maria Helena
> Maya, a Oncologista
> Gustavo Santos
> Os Anjos de Ágata
> Varino, artista de variedades

VILÃO DO ANO
> Polícia de Guimarães
> Manuel Palito
> Treinador de Hóquei de Crianças
> Pilotos da TAP

MÚSICA DO ANO
> Neto de Pinto da Costa
> Música de apoio a Sócrates
> Vai Anna | Go Anna
> Ricardo Carriço
> Ana Malhoa

VÍTIMA DO ANO
> Marco Silva
> Daniel dos Ídolos
> Senhor Dionísio
> Caracóis
> Padre de Canelas

HERÓI DO ANO
> Dona Maria Neri

MONSTRO DO ANO
> João Araújo
> Ricardo Salgado
> Zeinal Bava
> Sócrates
> Jorge Jesus

COMENTÁRIOS

Nome

Banda Desenhada Cinema Comportamento Concurso Novos Autores Detinha Avelino Entrevista Eurovisão Eva Duarte Fotografia Jogos Juvenal Letras Livros Música Opinião Óscares 2013 Óscares 2014 Óscares 2015 Óscares 2016 Perfil Revista 21 Revistas Secret Story Sexo Teatro Tecnologia Televisão Web
false
ltr
item
Revista 21: Monstros do Ano 2015: Vencedores
Monstros do Ano 2015: Vencedores
https://lh3.googleusercontent.com/-FWpw5tE0tZ0/VYnEDrQe47I/AAAAAAAAne0/x7FNNmI4gTc/%25255BUNSET%25255D.png
https://lh3.googleusercontent.com/-FWpw5tE0tZ0/VYnEDrQe47I/AAAAAAAAne0/x7FNNmI4gTc/s72-c/%25255BUNSET%25255D.png
Revista 21
http://www.revista21.net/2015/06/monstros-do-ano-2015-vencedores.html
http://www.revista21.net/
http://www.revista21.net/
http://www.revista21.net/2015/06/monstros-do-ano-2015-vencedores.html
true
6702655318561828439
UTF-8
Nenhuma publicação encontrada VER TODOS Ler mais Responder Cancelar a resposta Eliminar Por Início PÁGINAS PUBLICAÇÕES Ver todos RECOMENDADO PARA SI CATEGORIA ARQUIVO SEARCH Nenhuma publicação encontrada com este critério Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo há 1 minuto $$1$$ minutes ago há 1 hora $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Há mais de 5 semanas