Archive Pages Design$type=blogging

fbbox/https://www.facebook.com/revista21

Opinião 21: Whiplash

Título em Portugal: Whiplash – Nos Limites Género: Drama/Musical Duração: 106 minutos Orçamento ($): 3,3 Milhões Realizador: Damien ...


Título em Portugal: Whiplash – Nos Limites
Género: Drama/Musical
Duração: 106 minutos
Orçamento ($): 3,3 Milhões
Realizador: Damien Chazelle
Argumento: Damien Chazelle
Elenco: Miles Teller, J. K. Simmons


O FILME NUMA FRASE
Um jovem e promissor baterista é acolhido no grupo de um temível instrutor que não olha a meios para o fazer atingir o seu potencial.

UMA OPINIÃO
Whiplash é aquilo a que todos os filmes devem aspirar. Dois personagens fortíssimos, interpretados por dois óptimos actores, com objectivos claros e, em simultâneo, contraditórios. Grandes sequências dramáticas, comparáveis às dos melhores thrillers do mercado. Conflito. Muito conflito. Várias camadas e interpretações possíveis.

O enredo está centrado em Andrew Neiman (Miles Teller), um jovem baterista que ambiciona seguir os passos de Buddy Rich e tornar-se o próximo grande nome do jazz. Neiman é aceite num prestigiado conservatório e posteriormente escolhido para a «turma» de Terrence Fletcher (J. K. Simmons), um maestro verdadeiramente tirano que não aceita menos que a perfeição e é com frequência abusivo e insultuoso para com os seus alunos tendo em vista esse fim. O primeiro tema que praticam é «Whiplash». E aqui se inicia uma longa e complexa relação que deixará Neiman em dúvida: até onde estará disposto a ir para se tornar o melhor?

A dúvida é transposta para o espectador. O que seria você capaz de fazer para atingir o seu sonho? O que seria capaz de suportar? O que estaria disposto a ceder? A quem pertence a razão? A Miles? A Fletcher? A nenhum? Aos dois?

Whiplash é um daqueles raros filmes onde tudo está bem feito. Não deveria ser alterado um único frame. Logo à primeira visualização se percebe que facilmente ganhará estatuto de culto nos próximos anos. Realce-se o óptimo trabalho de edição – é um filme ritmado, sem tempos mortos –, a extraordinária banda sonora – poderão existir melhores ou mais contagiantes temas para bateria que «Whiplash» e especialmente «Caravan»? –, mas principalmente o enorme talento de J. K. Simmons, um actor algo subvalorizado até à data que, com Whiplash, consegue a melhor interpretação da sua carreira e a melhor actuação do ano em qualquer categoria. O Óscar de melhor actor secundário pertence-lhe, mas o seu desempenho ultrapassa também o de qualquer um dos protagonistas nomeados este ano.

«Are you rushing or are you dragging?», diz ele. «Not quite my tempo», diz ele.

E aquele final? Os últimos 10/15 minutos deste filme são uma loucura. Uma experiência inesquecível, para ver e rever.

LUGAR NOS ÓSCARES
Na modesta opinião deste opinador, Whiplash foi o melhor filme de 2014. A haver justiça, o Óscar de melhor filme seria, portanto, seu. Há que reconhecer, no entanto, que o irrisório orçamento e o relativamente modesto desempenho comercial não lhe dão grandes hipóteses de o conquistar. A nomeação acaba por ser o verdadeiro prémio, já que permitirá que mais pessoas o conheçam e se sintam tentadas a assistir a este fantástico filme.

AVALIAÇÃO FINAL: 9,5/10

COMENTÁRIOS

Nome

Banda Desenhada Cinema Comportamento Concurso Novos Autores Detinha Avelino Entrevista Eurovisão Eva Duarte Fotografia Jogos Juvenal Letras Livros Música Opinião Óscares 2013 Óscares 2014 Óscares 2015 Óscares 2016 Perfil Revista 21 Revistas Secret Story Sexo Teatro Tecnologia Televisão Web
false
ltr
item
Revista 21: Opinião 21: Whiplash
Opinião 21: Whiplash
http://lh3.ggpht.com/-fNTpJdxvcjo/VN-mHwvUayI/AAAAAAAAmvE/k5K6RihzQp8/5CF9CC28-1B7D-46FB-8C35-F676D9DCF16A.png
http://lh3.ggpht.com/-fNTpJdxvcjo/VN-mHwvUayI/AAAAAAAAmvE/k5K6RihzQp8/s72-c/5CF9CC28-1B7D-46FB-8C35-F676D9DCF16A.png
Revista 21
http://www.revista21.net/2015/02/opiniao-21-whiplash.html
http://www.revista21.net/
http://www.revista21.net/
http://www.revista21.net/2015/02/opiniao-21-whiplash.html
true
6702655318561828439
UTF-8
Nenhuma publicação encontrada VER TODOS Ler mais Responder Cancelar a resposta Eliminar Por Início PÁGINAS PUBLICAÇÕES Ver todos RECOMENDADO PARA SI CATEGORIA ARQUIVO SEARCH Nenhuma publicação encontrada com este critério Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo há 1 minuto $$1$$ minutes ago há 1 hora $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Há mais de 5 semanas