terça-feira, 29 de Julho de 2014

Os homens (já) não preferem as loiras



«Um grupo de investigadores da Universidade de Wisconsin, nos EUA, concluiu que hoje em dia os homens já não preferem apenas uma cara bonita, preferem as mulheres inteligentes.

O estudo confirma uma nova realidade que é uma inversão relativamente ao que acontecia nos anos 1950, altura em que a diva Marilyn Monroe protagonizou o filme Os Homens Preferem as Louras. Nesse período, o casamento durava mais se o homem tivesse um nível mais elevado de educação do que a mulher.

Mas a tendência mudou. Partindo da análise ao destino de milhares de casais norte-americanos que casaram entre 1950 e 2004, os investigadores descobriram que a tendência actual é para “um modelo mais igualitário de casamento onde o estatuto da mulher é menos ameaçador para a identidade masculina”.

Apesar das manifestações do feminismo nas décadas de 1960 e 1970, a preferência por uma mulher com menos estudos (e o medo de uma mais inteligente) durou até 1980. Entre 1950 e 1979, os casamentos em que as mulheres tinham um nível educacional superior ao do marido tinham uma maior probabilidade de acabar em divórcio.

A geração de homens que casou no início dos anos 1990, foi a primeira a ser feliz com mulheres tão ou mais inteligentes que eles. “Os casais dos anos 1990 estão entre os primeiros para quem a educação da mulher deixou de estar associada a um maior risco de divórcio”, dizem os investigadores, citados pelo jornal The Independent.

Para estas alterações, há um motivo: a adaptação da sociedade ao progresso das mulheres no mercado de trabalho e na educação. Um progresso que se traduz numa crescente igualdade de género.

Segundo a equipa de investigadores, os resultados obtidos comprovam que os receios ligados ao crescimento educacional das mulheres e à sua emancipação são infundados.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário