segunda-feira, 28 de Julho de 2014

EUA ponderaram explodir a Lua para impressionar inimigos



«Documentos classificados agora revelados mostram que os Estados Unidos da América chegaram a pensar em construir uma base para mísseis na Lua ou até mesmo fazer explodir lá uma bomba nuclear.

No início dos anos de 1960, momento em que a corrida espacial estava mais renhida, e que coincidiu com a Guerra Fria, a Força Aérea americana planeou a instalação de uma base militar na Lua, da qual pudesse lançar mísseis nucleares para a União Soviética. Segundo o The Times, os EUA tinham sentido o seu poder ameaçado pelo facto de os soviéticos terem sido os primeiros a colocar um homem no espaço e estavam dispostos a tudo para mostrar o seu domínio nas áreas militar e espacial.

Os documentos da NSA - National Security Agency, agora revelados, mostram que o projeto deveria estar concluído em 1969. "O entreposto lunar é necessário para desenvolver e proteger potenciais interesses dos Estados Unidos na Lua; desenvolver técnicas de segurança e vigilância da Terra e do Espaço a partir da Lua; e para servir como base para exploração da Lua, para poder realizar operações militares na Lua, se forem necessárias", lê-se nesses documentos.

Quando este projeto foi arquivado, os EUA chegaram a considerar a hipótese de fazer explodir a Lua como uma demonstração do poder do país e impressionar os inimigos. No entanto, o risco de que detritos dessa explosão pudessem colidir com a Terra eram demasiado elevados, levando a que o plano fosse abandonado.

O que na verdade aconteceu foi que em 1969 o norte-americano Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar a Lua.»

Via Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário