sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2014

[Óscares 2014] Melhor Filme: Dallas Buyers Club



Título em Portugal: O Clube de Dallas
Género: Biografia/Drama
Duração: 116 minutos
Orçamento ($): 5 Milhões
Realizador: Jean-Marc Vallée
Argumento: Craig Borten e Melisa Wallack
Elenco: Matthew McConaughey, Jennifer Garner e Jared Leto
Tagline: Dare to Live.


SINOPSE OFICIAL
EUA, 1985. Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é um cowboy que sempre gostou de viver no limite... até lhe ser diagnosticado o vírus VIH/SIDA e dado 30 dias de vida. Após um período inicial de total negação da doença, começa a ser tratado com o antiviral AZT, o único medicamento autorizado, que quase o conduz à morte. É então que decide procurar tratamentos alternativos noutras partes do mundo, independentemente da possível ilegalidade do seu uso nos EUA. É desse modo que, com a ajuda da Dra. Eve Saks (Jennifer Garner), a sua médica, e de Rayon (Jared Leto), um travesti também infectado, Ron cria o Clube de Dallas (Dallas Buyers Club), cujo objectivo é fornecer os mesmos medicamentos a outras pessoas na mesma situação.

LUGAR NOS ÓSCARES
Um homofóbico seropositivo forçado a associar-se a um travesti toxicodependente numa luta hercúlea contra a indústria farmacêutica dos Estados Unidos em pleno boom da epidemia da SIDA. Parece interessante, certo? Uma história verídica, para mais. E conseguem-se com frequência grandes filmes baseados em vidas como estas, de homens (e mulheres) que se revoltam contra «a máquina», assuma esta a forma que assumir. Não é menos verdade, porém, que a realidade tanto estimula como restringe a criatividade, e, por isso, apesar de até ter por base uma premissa auspiciosa, o encanto de Dallas Buyers Club vai-se diluindo com o passar dos minutos sob o algo entediante peso dos factos. Não fossem os extraordinários desempenhos dos actores (ou, mais exactamente, os de Matthew McConaughey e Jared Leto, que Jennifer Garner não dá nunca ares de sequer encaixar na trama) e talvez este filme não estivesse sequer no rol de nomeados ao Óscar. Não deixa, no entanto, de ser um bom esforço independente que levanta algumas questões pertinentes.

PRINCIPAIS DESTAQUES
Dallas Buyers Club vale sobretudo a pena pelos surpreendentes desempenhos de Matthew McConaughey e Jared Leto. Ron Woodroof e Rayon são papéis exigentes e obrigaram os dois actores a grandes transformações físicas, tornando-os por vezes irreconhecíveis no ecrã. Não é que alguma chegue ao nível de Christian Bale no (estranhamente subvalorizado) The Machinist, mas são, ainda assim, interpretações impressionantes e dignas de assinalar.

AVALIAÇÃO FINAL: 6,5/10

0 comentários:

Enviar um comentário