sexta-feira, 1 de Novembro de 2013

Google apresenta Nexus 5 e Android KitKat


«O Google revelou nesta quinta-feira um novo modelo da família de telemóveis Nexus. O Nexus 5 traz a nova versão do sistema operativo Android e uma maior integração com os serviços online da empresa.

O telemóvel é o primeiro com o Android 4.4, chamado KitKat, na sequência de um acordo com a Nestlé, que comercializa aquele chocolate. Os modelos Nexus servem para apresentar as novas versões do Android, mas, a partir daí, as outras marcas de telemóveis poderão também instalar o sistema nos respectivos aparelhos. O 4.4 caracteriza-se por ter sido concebido para poder ser instalado em telemóveis com especificações técnicas significativamente inferiores às dos topos de gama.

Uma das novidades no Nexus 5 é a maior presença do ecossistema de serviços do Google. Na aplicação que permite fazer chamadas para os contactos está agora integrada uma funcionalidade de pesquisa. Em vez de listar apenas os contactos guardados, surgem também números de restaurantes ou serviços para os quais o utilizador pode querer fazer um telefonema. Já a barra de pesquisa na Internet está permanentemente no topo do ecrã, enquanto nos restantes telemóveis Android é, tipicamente, visível apenas no ecrã principal (ou noutro escolhido pelo utilizador).

A empresa refinou também o Google Now, uma espécie de assistente digital pessoal, que pode ser usado com comandos de voz e que dá resultados para as pesquisas do utilizador, mas também mostra informação antes mesmo de esta ser pedida. A tecnologia tenta antecipar as necessidades do utilizador através de elementos como a localização e o historial de buscas.

“A pesquisa é quando nos perguntam algo. O Now é antes de perguntarem. Mas é o mesmo problema, é um problema de informação. Queremos chegar a um mundo em que se olha para o telemóvel e este nos presenteia com tudo o que precisamos”, afirmou Sundar Pichai, um dos vice-presidentes da empresa, citado pelo All Things Digital, um site do jornal americano Wall Street Journal.

O novo sistema combina também os Hangouts (uma ferramenta de conversação online que surgiu com a rede social Google+) com a aplicação de envio de SMS. Isto significa que uma conversa que tenha decorrido através dos Hangouts e também dos SMS passa a surgir como apenas uma no telemóvel.

O Nexus 5 tem um ecrã a rondar as cinco polegadas com uma resolução de 1920 por 1080 pixels. Está equipado com uma câmara traseira (com oito megapixels e um sistema de estabilização da imagem) e uma outra frontal (com 1,3 megapixels). O processador é um Snapdragon 800 a 2.3 Ghz. Há duas possibilidades quanto à capacidade de armazenamento: 16 GB e 32 GB. O Google trabalha sempre com um fabricante para lançar os telemóveis Nexus. No caso do 5, o fabrico ficou a cargo da LG. A maioria das especificações já tinha antes sido revelada em fugas de informação várias.

O telemóvel não estará, pelo menos por ora, à venda em Portugal. A estreia faz-se nos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, França, Alemanha, Espanha, Itália, Japão e Coreia do Sul, com planos para alargar a comercialização ao mercado indiano.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário