quinta-feira, 10 de Outubro de 2013

Ana Cristina Silva vence Prémio Urbano Tavares Rodrigues


Com o romance O Rei do Monte Brasil, editado pela Oficina do Livro em Agosto de 2012, Ana Cristina Silva venceu o Prémio Literário de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues, instituído pela FENPROF e SECRE, relativo a obras de ficção publicadas por autores docentes.

O Rei do Monte Brasil, entre os cerca de 10 romances que estiveram a concurso, mereceu a unanimidade do júri, composto por Paulo Sucena, antigo Secretário Geral da FENPROF, José Manuel Mendes, da Associação Portuguesa de Escritores, e Clara Rocha, que presidiu ao júri do Prémio Camões 2013.

A cerimónia de entrega do prémio, com um valor pecuniário de 7500 euros, está marcada para o próximo sábado, dia 12, às 14h30, na sede da FENPROF, na Rua Fialho de Almeida, 3, em Lisboa.

Recorde-se que em 2012 a FENPROF atribuiu o Prémio António Gedeão, de poesia, à escritora Ana Luísa Amaral, pelo livro Vozes, editado, em 2011, pela Dom Quixote.

O Rei do Monte Brasil, que também se encontra entre os finalistas do Prémio Fernando Namora, conduz-nos ao final do século XIX, altura em que o oficial de cavalaria Joaquim Mouzinho de Albuquerque interna-se, ao serviço do Rei D. Carlos, no coração de África com o objectivo de subjugar as tribos à administração colonial portuguesa; para isso, porém, queima aldeias inteiras, mata os insubmissos e, desobedecendo a ordens superiores, captura com espectacularidade o detentor de um império vastíssimo, Gungunhana, que traz para Portugal como troféu e acaba exilado nos Açores até ao fim dos seus dias.

Com uma alternância de vozes narrativas que nos oferecem duas versões muito distintas do mesmo conflito, O Rei do Monte Brasil explora as memórias dos seus protagonistas às vésperas da morte, ilustrando-nos sobre a sua infância, as suas paixões marcantes, as atrocidades para as quais encontram sempre justificação e, de certa forma, a reflexão sombria sobre a decadência e a glória perdida.

Ana Cristina Silva é professora universitária no ISPA. Doutorada em Psicologia da Educação, especializou-se na área da aprendizagem da leitura e da escrita, desenvolvendo investigação neste domínio com obra científica editada em Portugal e no estrangeiro. Publicou até ao momento 10 romances: Mariana, Todas as Cartas (2002); A Mulher Transparente (2003); Bela (2005); À Meia Luz (2006); As Fronteiras da Inquisição (2008); A Dama Negra da Ilha dos Escravos (2009); Crónica do Rei-Poeta Al-Um Tamid (2010); Cartas Vermelhas (2011); O Rei do Monte Brasil (2012) e A Segunda Morte de Anna Karénina, acabado de publicar pela Oficina do Livro.

0 comentários:

Enviar um comentário