quinta-feira, 5 de Setembro de 2013

Sophie Hannah ressuscita Hercule Poirot


Será talvez uma das ideias mais desnecessárias de sempre no mundo literário, razão que já levou milhares de fãs a manifestarem-se contra no Facebook, mas a icónica série de policiais protagonizada pelo detective belga Hercule Poirot vai ter um novo título, o primeiro que não é escrito pela Rainha do Crime, Agatha Christie.

Segundo o Diário Digital, «a escritora Sophie Hannah, de obras policiais, foi incumbida de levar a cabo a lucrativa tarefa de dar continuidade à popular série literária «Poirot», de Agatha Christie, num novo romance que foi anunciado esta quarta-feira.

Esta aventura conjunta entre Hannah, a editora HarperCollins e os descendentes de Agatha Christie significa que a escritora torna-se na primeira a escrever uma sequela autorizada deste universo narrativo, que fez de Christie a romancista de maior sucesso da História, com dois mil milhões de cópias vendidas.

Previsto para o próximo ano, o livro, ainda sem título, será o primeiro na série a ser publicado desde Curtain, de há 39 anos.

Sobre a responsabilidade de dar continuidade à saga literária com mais sucesso de sempre, Hannah diz estar com apenas "um pouco" de medo. No entanto, "a adrenalina do medo deverá ajudar-me a produzir um livro ainda melhor", assegurou a escritora, que assinou já oito obras de sucesso.

Sophie Hannah já escreveu uma espécie de sumário de 100 páginas da narrativa, incluindo as reviravoltas na acção, ao estilo de Christie.

"Não estou assustada. Já fiz um plano muito detalhado que foi aprovado. [O protagonista] será o mesmo Poirot que está nos outros romances. Não lhe vou dar um novo interesse em windsurf ou mergulho recreativo. No entanto, alguns aspectos diferentes da sua personalidade poderão surgir", contou a escritora.

O neto de Christie, Mathew Prichard, que é o presidente da Agatha Christie Ltd., explicou que a decisão de autorizar uma nova obra de Poirot foi motivada, em parte, porque acreditam que isso vai impulsionar as vendas dos romances que já existem. Agatha Christie tem 80 romances policiais e pequenos contos, e 19 peças.

"Quer gostemos, quer não, as publicações vivem de grandes novos títulos", afirmou. "Apesar de os livros de Agatha Christie terem atingido resultados notáveis, as nossas editoras dizem que se quebrarmos as nossas próprias regras e colocarmos uma escritora moderna a escrever algo assim, será toda a lista a sair beneficiada", sublinhou, citado pela Fox News.»

Mais informações no Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário