quarta-feira, 11 de Setembro de 2013

MOTELx 2013 arranca hoje

A 7.ª edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa arranca hoje, dia 11 de Setembro. Durante os cinco dias do evento serão exibidos 80 filmes, entre curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais, em 59 sessões de cinema.

No primeiro dia do festival, na secção Quarto Perdido, serão exibidos a antologia V/H/S/2, às 14h15, e Countdown, às 19h00. Inserido na secção Doc Terror, o documentário Shooting Bigfoot passa às 16h30. A Sessão de Abertura do festival terá lugar às 21h30 com Open Grave, de Gonzalo López-Gallego. Todos estes filmes poderão ser vistos na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

Na Sala 3, pelas 13h15, terá lugar a primeira sessão das Curtas ao almoço, com Horizon, Strangers, Game e Happy B-Day. Às 14h30 chega um dos grandes sucessos da carreira do convidado internacional Hideo Nakata, Dark Water. Mais tarde, às 21h45, destaca-se Eggshells, filme recém-descoberto do convidado de honra do MOTELx, Tobe Hooper.

No segundo dia do festival, quinta, 12, destaca-se, na Sala Manoel de Oliveira, às 21h45, o clássico do cinema de terror The Texas Chain Saw Massacre, seguido, às 00h00, do novo filme de Jennifer Lynch, Chained. É também neste dia que arrancam os workshops de caracterização (com João Rapaz e Helena Batista), stop motion (com Bruno Caetano e João Faria) e o ateliê de cinema de animação dedicado aos mais pequenos, no âmbito da secção Lobo Mau, com uma retrospectiva da obra do mestre dos efeitos especiais, Ray Harryhausen, que tem início com Mighty Joe Young.

Na programação da sexta-feira 13, é exibido outro clássico de Hideo Nakata, Ring, no mesmo dia em que se exibem Byzantium, de Neil Jordan, Dark Touch, de Marina de Van, e The Conjuring, de James Wan. Na Sala 3 será projectado em antestreia o primeiro episódio da sexta temporada da série True Blood. A entrada nesta sessão é gratuita.

Sendo o incentivo à produção nacional de filmes de género portugueses um dos principais objectivos do MOTELx, decorre ao longo do festival a 5.ª edição do Prémio Yorn MOTELx, com as seguintes curtas a concurso: Bílis Negra (Nuno Sá Pessoa), O Coveiro (André Gil Mata), Desespero (Rui Pilão), Hair (João Seiça), A Herdade dos Defuntos (Patrick Mendes), Longe do Éden (Carlos Amaral), Monstro (Alex Barone), Nico – A revolta (Paulo Araújo) e Sara (Miguel Ângelo). O júri desta edição é constituído pelo humorista Nuno Markl, pela jornalista Safaa Dib e pelo presidente da direcção do Razor Reel Fantastic Film Festival, Thierry Phlips.

Para além da exibição de filmes, o MOTELx 2013 conta ainda com outras actividades, como as masterclasses Dédalo, Daddy Cross, Hideo Nakata e Tobe Hooper, bem como a já clássica Noite de Jogos de Terror e a variante para toda a família, a Tarde de Jogos (Pouco) Assustadores.

0 comentários:

Enviar um comentário