sexta-feira, 13 de Setembro de 2013

J. K. Rowling anuncia nova série de filmes de fantasia

«J. K. Rowling, a autora dos livros da saga Harry Potter, anunciou esta quinta-feira ter chegado a acordo com os estúdios Warner Brothers para o lançamento de uma nova série de filme baseados no mesmo universo ficcional da saga Harry Potter, o primeiro dos quais será inspirado no livro Fantastic Beasts and Where To Find Them.

Originalmente publicado em 2001, trata-se de uma espécie de enciclopédia de criaturas mágicas, supostamente escrita pelo magizoólogo Newt Scamander. A obra é citada em Harry Potter e a Pedra Filosofal como um dos livros de estudo do jovem feiticeiro.

Foram os estúdios de Hollywood que contactaram Rowling para lhe propor a adaptação de Fantastic Beasts and Where To Find Them, uma possibilidade que, conta agora a autora, lhe pareceu “divertida”, embora resistisse à ideia de ver a sua personagem Newt Scamander desenvolvida por outro escritor. “Tendo vivido tanto tempo no meu universo ficcional, criei sentimentos muito protectores em relação a ele”, diz Rowling. Além de “saber muita coisa sobre o magizoólogo Newt Scamander” que um eventual argumentista ignoraria, Rowling confessa ter um particular afecto por esta personagem. “Gosto tanto de Newt que, como saberão os leitores mais fanáticos dos livros de Harry Potter, casei um neto dele com Luna Lovegood, uma das minhas personagens favoritas da série”, acrescenta a autora britânica.

Rowling acabou por acordar com a Warner Brothers ser ela própria a escrever o argumento do filme, e explica que não se tratará de uma sequela aos filmes de Potter, e nem sequer de uma prequela, embora a acção decorra cerca de setenta anos antes dos acontecimentos narrados nos livros da saga do jovem feiticeiro. “Será uma extensão do mundo mágico da série”, diz a escritora. Os leitores de Potter reconhecerão as leis e os costumes da comunidade de feiticeiros, mas a história de Newt Scamander “começa em Nova Iorque, setenta anos antes de Harry ter entrado em acção”.

Fantastic Beasts and Where to Find Them, que foi publicado sem o nome da autora na capa, mas apenas o de Newt Scamander, como se se tratasse do próprio exemplar folheado por Harry Potter, fornece um boquejo histórico da ciência da magizoologia e descreve 75 espécies mágicas. Scamander explica que a maior parte da informação que coligiu foi recolhida durante as suas viagens pelos cinco continentes e refere mesmo o percurso editorial da obra, explicando que a sua publicação foi contratada com o Sr. Augustus Worme, da chancela Obscurus Books, mas que o livro, que vai já na sua 52ª edição, só viria a ser publicado em 1927.

Harry Potter e Hermione não entrarão nestes filmes – uma vez que ainda não eram nascidos no tempo em que decorre a respectiva acção –, mas a sua personagem principal, Newt Scamander, é familiar aos fãs da série. E tudo indica que Newt será o herói não apenas deste próximo filme, mas de todo um novo conjunto de histórias, desta vez directamente escritas para o cinema.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário