quinta-feira, 12 de Setembro de 2013

I Love It gera polémica na Internet

«I Love It, nova produção de ficção da TVI para o horário das 19h, está a criar polémica nas redes sociais. A nova novela infanto-juvenil, que vem em busca do público órfão de Morangos com Açúcar, está a receber duras críticas na Internet por dar uma alegada imagem errada e preconceituosa de várias culturas. A contestação é tal que motivou a criação da página "Parem de humilhar os Transmontanos no I Love It", que já conta com mais de cinco mil "gostos".

I Love It segue a história de Beatriz – personagem interpretada pela cantora e actriz Mia Rose, que se tornou num fenómeno internacional –, uma jovem que de um dia para o outro passa a partilhar a sua casa com estudantes provenientes de diferentes locais, como Trás-os-Montes, Açores, Brasil e Angola.

Cristina Moás, uma das personagens, é uma transmontana que viveu toda a sua vida numa aldeia e que se muda para Lisboa com o objectivo de frequentar o curso de Farmácia. Logo no primeiro episódio Cristina revela que nunca viu o mar e que desconhece o modo de funcionamento de um leitor de MP3. A personagem caracteriza-se pela inocência e a ingenuidade, por exemplo, no terceiro episódio chega à discoteca com a roupa que usara para fazer o crisma, um sacramento religioso. Esta caracterização da personagem tem motivado duros comentários na comunidade online.

"Os transmontanos são das pessoas com mais cultura em Portugal, agora é uma vergonha que numa novela demonstrem o contrário" ou "É inadmissível estarem a gozar com os transmontanos" são alguns dos comentários que podem ser lidos na página de Facebook "Parem de humilhar os Transmontanos no I Love it". A intérprete de Cristina Moás, Sara Barros Leitão, optou por não prestar declarações ao Público sobre esta polémica.

"As críticas são sempre legítimas, mas essas questões são transversais a muitas séries e novelas a nível nacional e a nível global. I Love it é uma série irreverente, fresca, multifacetada e com humor. Quando uma sociedade deixa de tolerar o humor isso é um sinal preocupante e sinceramente a sociedade portuguesa ainda não chegou aí", defende o gabinete de comunicação da TVI ao Público.

I Love it estreou esta segunda-feira na vice-liderança, perdendo contra Sangue Bom e Cheias de Charme, ambos produtos brasileiros da Globo que se encontram em exibição na SIC. Porém, a TVI encara os resultados como positivos, uma vez "que melhoraram os resultados da estação na faixa horária", realçando ainda a importância de ser um produto português que permite "dar emprego a actores portugueses, e isso é algo que nenhuma novela brasileira consegue".»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário