sábado, 14 de Setembro de 2013

Entrevista 21: Rita Garcia


Na edição #04 da Revista 21, apresentámos Rita Garcia, uma fotógrafa portuense que ocupou o lugar de modelo numa sessão de nu artístico com autoria de David Simões. Saiba mais sobre ela na entrevista abaixo e não deixe de consultar aqui alguns dos seus trabalhos. 

Por: Tiago Matos 
Fotografia: David Simões 

Quando me olho ao espelho, vejo... 
A vontade de fazer uma grande diversidade de coisas, a urgência do presente que se torna imediatamente passado.

Tenho como principal ambição...
Deixar de lado o egoísmo humano de querer que o mundo seja uma projecção de mim própria, apesar de desejar nunca deixar de me debater por aquilo de que sou feita.

A minha maior conquista até hoje...
A compreensão da grande solidão na qual cada um está emerso, mas também da energia que liga tudo e todos.

O grande problema da sociedade é...
A apatia, o uso recorrente às palavras e não aos actos. A pouca tolerância em relação à individualidade, gerando uma perigosa criação de massas. O pouco respeito pela natureza, ignorando que é dela que depende o futuro. O capitalismo sem escrúpulos, a lei do mais forte.

Não há nada mais sensual que...
A ausência de sedução, a beleza da simplicidade e das imperfeições.

Poucos o sabem sobre mim, mas...
Inicialmente acredito em quase tudo o que me dizem. Não espero à partida que pessoa x não vá dizer a verdade no assunto y. No entanto sou céptica nas questões filosóficas e morais.

Na escrita...
O Monte dos Vendavais de Emily Brontë. É um livro que li muito recentemente e me apaixonou, em parte por saber a história de vida da escritora e me deixar envolver pela sua imaginação e sabedoria de menina que raras vezes transpunha a porta de casa.

No cinema...
Gostava de ter o olhar menos treinado.Às vezes seria bom ver um filme por puro entretenimento ou identificação pessoal, sem dar tanta importância a questões técnicas e estéticas. Tenho uma especial admiração por Stanley Kubrick e Jean-Luc Godard.

Na música...
Está em toda a parte, inclusive na aparelhagem da casa-de-banho. Toquei bateria durante uns tempos. Tenho preferências muito ecléticas, mas sou muito ligada ao psicadelismo dos anos 60 e 70. Gosto de jam sessions pela reunião e energia que se cria entre as pessoas.

A nudez é...
Ambígua. Tanto pode ser um regresso ao nascimento, ao momento mais puro e natural como a hipocrisia de uma mente camuflada, do mesmo modo que o corpo nu também pode ser em si mesmo um escudo.

Ser capa da Revista 21...
Revelou-se uma oportunidade de mostrar tanto o meu trabalho como o do David. Visto que esta foi a primeira vez que trabalhámos juntos e houve uma empatia mútua, a sessão decorreu com grande naturalidade através da simbiose de ideias.

No futuro pretendo...
Que se viva cada vez mais em comunidade, respeitando e admirando as diferenças da pessoa ao lado. Fazer da viagem um modo de vida, fotografar sem fim.

Aproveito ainda para dizer que...
Quem me quiser contactar poderá fazê-lo através do e-mail e para consulta de outros trabalhos deixo o site cargocollective.com/ritagarcia_modelling.


Entrevista publicada na edição #04 da Revista 21

0 comentários:

Enviar um comentário