sábado, 13 de Julho de 2013

Perfil: Charlie Sheen


É neste momento o protagonista de Anger Management, mas há anos que é uma cara conhecida do pequeno e grande ecrã. Para não falar, é claro, das revistas cor-de-rosa, ou não fosse (ainda hoje) um dos mais polémicos actores dos Estados Unidos. Na edição #02 da Revista 21 traçámos o retrato de Charlie Sheen. 

Texto: Susana Veríssimo

Família
O polémico Charlie Sheen nasceu no seio de uma família de actores. O seu pai, Martin Sheen, é uma lenda da Broadway e teve, com a sua esposa Janet, quatro filhos: Emílio Estevez, Renée Estevez, Ramon Estevez e Charlie Sheen. Tal como Charlie, os seus irmãos são actores.

Um bebé azul
Charlie nasceu diferente: era azul. A condição quase o levou a uma morte prematura, mas um médico de nome Irwin conseguiu curá-lo. Em jeito de homenagem, os pais de Charlie incluíram o nome do médico no do bebé.

Nome verdadeiro
O nome de baptismo de Charlie Sheen é Carlos Irwin Estevez. O actor tem raízes espanholas e irlandesas, nas suas palavras uma combinação «volátil».

A escola
A escola não era um dos pontos fortes do actor. Com pouca vontade de estudar, era-lhe difícil conseguir notas razoáveis. Acabou por ser expulso no seu último ano devido a faltas.

Paixões de adolescente
Desde cedo, Charlie teve duas paixões na vida: ser actor e jogar basebol. Juntamente com os seus amigos, produziu e participou em vários filmes amadores. Já na equipa de basebol de que fazia parte, os Vikings, era a estrela, como lançador.

A estreia
Aos nove anos, o pai arranjou-lhe um pequeno papel no filme que estava a rodar na altura: A Execução do Soldado Slovik. Foi a sua estreia cinematográfica.

Preso aos 16
Charlie Sheen já teve inúmeros problemas com a justiça, tendo inclusive sido preso algumas vezes. A primeira das quais decorreu quando, com apenas 16 anos, foi preso por posse de marijuana.

Anti-heroína
Os vícios de Charlie permaneceram na vida adulta. No entanto, e apesar de ter experimentado variadíssimas drogas, nunca tentou heroína, pois sempre achou que aconteceria uma de duas coisas: experimentava uma vez e morria ou experimentava uma vez e consumia até ao fim dos seus dias. Apesar dessa exclusão, os seus vícios por diversas vezes quase o levaram até à morte, tendo mesmo sofrido uma grande overdose que por pouco não foi fatal.

As festas
São célebres, em Hollywood, as festas de Charlie Sheen. O actor organizava com frequência festas onde não faltava droga, álcool e prostitutas. Diz-se que várias outras celebridades participavam nelas.

Reabilitação
Durante as suas várias idas a clínicas de reabilitação ao longo dos anos, o máximo de tempo que Charlie aguentou sem consumir álcool foram exactamente 366 dias. O recorde foi parado quando Charlie foi fotografado a consumir álcool na casa de Nicolas Cage.

Irmão vs. irmão
Apesar de irmãos, Charlie e Emílio são muito diferentes. Várias vezes se atacam em público, fazendo Charlie piadas sobre o irmão ou comentando Emílio os maus hábitos de Charlie. Diz-se que a relação entre ambos não é nada boa.

Azar a filmar
Ser actor nem sempre é fácil, principalmente quando se têm de fazer cenas arriscadas. Charlie Sheen sabe o que é isso. O actor tem uma cicatriz no queixo devido a um explosivo que detonou na sua cara e, durante as filmagens de Platoon, quase caiu de um helicóptero.

Tatuagens
No total, o actor tem 12 tatuagens: a expressão «Volto em 15 minutos», o símbolo dos Yankees, a palavra «Winning», um cigarro aceso, o Charlie Brown com um balão a dizer «Mãe», um deus japonês, entre outras. Hoje o actor arrepende-se de ter tantas tatuagens, pois é bastante moroso tapá-las quando tem de gravar.

As mulheres
Charlie foi casado três vezes, sempre com consequências polémicas. Em 1995, casou-se com a modelo Donna Peele, mas o casamento durou apenas seis meses. No segundo casamento, com Denise Richards, a actriz alegou que Charlie a atacou e ameaçou a sua vida. O terceiro casamento, com Brooke Mueller, também não acabou melhor, sendo acusado de violência doméstica e de a ter ameaçado com uma faca. Charlie envolveu-se ainda com inúmeras prostitutas e actrizes pornográficas.

Amor e armas
Nem sempre possuir armas dá bom resultado. Que o diga Charlie Sheen, quando alvejou acidentalmente no braço a sua primeira noiva, Kelly Preston. Pouco tempo após o incidente, Kelly deixou-o para se casar com John Travolta.

11 de Setembro
O actor acredita que o desastre que aconteceu no dia 11 de Setembro foi um trabalho interno, por isso faz parte do Movimento pela Verdade 11/09. Segundo Charlie, o colapso das torres gémeas pareceu «uma demolição controlada» e a história que conhecemos não passa de uma fraude. Numa mensagem de vídeo, Charlie apelou a Obama que se fizessem investigações.

Influência
Foi Charlie Sheen que escolheu o nome artístico de Winona Ryder. A actriz, cujo nome verdadeiro é Winona Horowitz, ganhou o seu actual nome porque na altura passava muito tempo com Charlie a ouvir músicas da banda The Doors, entre as quais «Riders on the Storm». Charlie sugeriu-lhe, então, que alterasse o seu nome para Ryder.

No Guinness
Two and a Half Men foi a série que revitalizou a carreira de Charlie, nomeadamente enquanto actor de comédia. Esta série já dura há dez anos e foi um sucesso desde o início. Tornou ainda Charlie detentor de dois recordes no Guinness. Foi o actor mais bem pago na televisão americana e o mais rápido a conseguir um milhão de seguidores no Twitter.

Wall Street
Nas filmagens de Wall Street, Charlie começou a abusar dos seus abusos. Todos os dias saía dos bares às 3 ou 4 da manhã para, três horas depois, entrar no trabalho de contracenar com Michael Douglas e tentar «aguentar 50% da cena». Foi um período sombrio para o actor, que admitiu ter perdido a sua auto-estima, respeito próprio e energia criativa. Confessa também que, nesse período, «quase se enterrou a si próprio».

Despedimento
Seguindo a espiral de decadência iniciada durante as filmagens de Wall Street, Charlie acabou por ser despedido de Two and a Half Man depois de se envolver em vários escândalos, ofendendo o produtor e entrando de seguida em reabilitação. A produção resolveu o problema matando o seu personagem na série e substituindo-o depois por Ashton Kutcher.

O cozinheiro
Após a saída de Two and a Half Man, Charlie não cruzou os braços e iniciou um programa de culinária exclusivamente pela Internet. O actor apresenta-se com um chapéu de cozinheiro diferente, com listas de tigre, e prepara receitas a partir de sua casa, em Beverly Hills. Uma versatilidade surpreendente!


Artigo publicado na edição #02 da Revista 21

0 comentários:

Enviar um comentário