quinta-feira, 16 de Maio de 2013

World Naked Bike Ride Lisboa em Junho


«Ciclistas de todas as idades vão pedalar “o mais nu que conseguirem” numa iniciativa a favor dos transportes não poluentes no próximo dia 8 de Junho, em Lisboa, do Parque Eduardo VII à Torre de Belém.

A III World Naked Bike Ride Lisboa (WNBR) vai percorrer a cidade em prol da causa “Ande de Bicicleta. Ajude o planeta!”, avançou [ontem] a organização num comunicado em que defendeu que “a WNBR despe de complexidades os modernos meios de transporte”.

“Evoluir para um estilo de vida livre do automóvel é uma das atitudes mais poderosas que uma pessoa pode ter, ajudando na redução real de gases que provocam o efeito de estufa, nocivos para o ambiente”, justificaram os responsáveis.

A III WBNR enfrentará o trânsito de corpo despido por esta ser, no seu entender, a melhor maneira de expor a vulnerabilidade que os ciclistas e os peões enfrentam nas ruas.

A organização lembrou que a reivindicação de pedalar nu — ou quase — é somente uma opção e um alerta “para salvar o planeta”, sendo que a mensagem da corrida se centra na promoção da mobilidade sustentável. De momento, 95 pessoas já confirmaram a sua presença no evento na rede social Facebook.

A WBNR Lisboa teve a sua primeira edição em 2011 e contou com cerca de 200 participantes. Como a lei portuguesa proíbe a nudez total, os participantes foram aconselhados a manter peças como calções de banho ou de ciclismo.

A iniciativa nasceu em Espanha e no Canadá, com os grupos Manifestación Ciclonudista e Artists for Peace, e as primeiras corridas realizaram-se em 2004, em vários países.»

Via P3. Mais informações aqui.

1 comentários:

É uma vergonha não ser permitida nudez integral em Lisboa! Por acaso somos mais (ou menos) que as outras capitais do mundo?

Enviar um comentário