Top Ad unit 728 × 90


Novidades

recent

Entrevista 21: Isabella Gimenez


Da actual conjuntura económica mundial resulta que nem sempre os melhores se acham capazes de ocupar os seus lugares de sonho. A competitividade do mercado é por vezes tão feroz que desanima até as mais esperançosas mentes. No entanto, é também nesta altura que se encontram as ideias mais criativas e, porque não dizê-lo?, ousadas. Apostas de risco que se destacam e por vezes geram resultados bastante positivos. É o caso de Isabella Gimenez, uma jovem publicitária brasileira, natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que decidiu largar tudo em busca do seu emprego de sonho na Naked, uma das maiores agências de São Paulo. Inspirada pelo nome da empresa, despiu-se de preconceitos para uma fotografia sob o mote «Eu fiquei pelada para ser Naked». Incentivou de seguida amigos e desconhecidos, um pouco por tudo o mundo, a imitá-la, o que resultou numa candidatura de emprego verdadeiramente original, com base numa simples página do Tumblr. Recentemente falámos com ela para saber se a coisa resultou e ficámos contagiados pela sua simpatia e positivismo. Já para não falar na beleza. Abençoada publicidade!

Por: Tiago Matos

Antes de mais, como surgiu a publicidade na sua vida?
Sou formada em Publicidade e Propaganda e tenho uma pós-graduação em Administração de Marketing e Propaganda. No final de 2009, enquanto ainda fazia a graduação, comecei a trabalhar na Criatix, a maior agência de Mato Grosso do Sul. Estive lá três anos.

Foi mais ou menos nessa altura que se apaixonou pela Naked?
Eu já admirava a Naked, mas em Dezembro do ano passado tive lá uma aula técnica da Miami Ad School. Isto porque eu estudava na Miami Ad School de São Paulo. Para fazer o curso vinha de avião todos os fins-de-semana. Nessa visita conheci a Naked por dentro e percebi que a agência tem o perfil de trabalho que eu acredito que seja o ideal. É o meu perfil de agência.

O que a distingue das outras?
Tudo começa no planeamento. Pensa antes de fazer e apresenta soluções, independentemente de formato ou plataforma. É uma agência ousada, criativa, e tem a Fefa Romano como sócia e directora de criação. Queria muito trabalhar com ela e com a equipa da Naked. Pensar com eles.

Por isso decidiu arranjar forma de trabalhar lá com uma candidatura tão ousada e criativa como a agência.
Isso!

Como surgiu a ideia da candidatura?
Pedi demissão da agência de Campo Grande e mudei-me para São Paulo sem emprego. Comecei a trabalhar noutra agência para me ir mantendo na cidade. Surgiu então a oportunidade de trabalhar na Naked por uma só semana de experiência, sem promessa de emprego. Pedi demissão da agência onde estava para passar essa semana na Naked.

Trocou um emprego seguro por uma semana de experiência?
Troquei e trocaria de novo, a agência é sensacional e para mim cada minuto valeu a pena. Quando acabou a semana, pedi-lhes para ficar mais dois dias. Nesses dois dias coloquei o Tumblr no ar. O nome da agência é Naked, por isso pensei: «Estou a viver um romance de uma semana. Como fazer para essa curte se tornar namoro? Alguém vai ter de ficar nu. Eu fico, eu quero a vaga.» Foi então que começou o apoio. Falei com os meus amigos numa quarta de manhã e à noite eles ficaram nus por mim.

Resultou.
Eu quis criar uma campanha que gerasse engajamento, apoio das pessoas por uma boa causa. As fotos não são sensuais, não mostram nada. São divertidas. É a atitude que conta.

A ideia surgiu-lhe apenas por causa do nome da agência ou achou que seria uma boa forma de mostrar desde logo não só a sua criatividade mas a sua determinação em entrar?
O nome ajudou a inspirar-me, mas a ideia de mobilizar o pessoal a despir-se foi por conta do impacto que iria gerar. Ficar nu é muito difícil e eu consegui mobilizar pessoas, amigos e desconhecidos para me apoiar.

Surpreendeu-a que os seus amigos se tenham despido pela sua causa?
Fiquei muito feliz. Mas na verdade surpreenderam-me mais os desconhecidos. [risos]

Porque acha que houve tal receptividade por parte de desconhecidos?
Acredito que a campanha mostra ousadia, criatividade, engajamento e um potencial gigante de viralização. Acho que mostrou realmente o quanto eu queria entrar e o que posso fazer por uma ideia quando acredito nela. Eu acreditava muito nessa ideia, fi-la acontecer em 24 horas, mas continuo a surpreender-me com as pessoas. Existe muita gente boa no mundo. Muita energia positiva. Fiquei muito feliz de ter recebido tanto apoio e força.

Porque mesmo agora continua a receber novas fotografias, não é?
Continuam a mandar. As pessoas querem fazer o bem, colaborar, ser parte deste caso.

No entanto, a Isabella deu o exemplo ao ser a primeira pessoa a despir-se. Foi complicado tirar a roupa?
[risos] Na verdade foi tranquilo, foi tudo entre amigos. As minhas amigas montaram o cenário e cobriram o meu corpo com as fichas de póquer. Depois um amigo fotógrafo tirou a foto. O nome dele é JP Camargo. É muito talentoso.

Já agora, qual é o significado das fichas de póquer?
Eu apostei todas as fichas nessa ideia. Poderia dar muito certo ou muito errado. É muito ousada. Ainda bem que o mundo entendeu o propósito e gostou!

Chegou a receber críticas negativas?
Existem sempre. No geral, pessoas que não leram o Tumblr e não entenderam a campanha ou o propósito. Mas foi uma pessoa ou outra. Muito pouca gente. Tive muito, mas muito mais comentários giros a dar força, e até o apoio do meu namorado, que mora na Austrália. É neozelandês e até ele tirou uma foto para me ajudar.

Então o seu namorado reagiu bem?
Provou que é a pessoa perfeita para estar comigo. Desde o começo que me apoiou e se prontificou a ajudar. Foi incrível. E está muito orgulhoso de mim.

Esta é uma daquelas experiências que se faz uma vez na vida ou seria capaz de se despir para outras causas?
Se tiver um propósito, se for para ajudar as pessoas, para fazer um mundo melhor, não mediria esforços para ajudar. Fui muito ajudada, a vida é uma corrente do bem, temos de dar as mãos uns aos outros. Acredito muito nisso. Não sou religiosa, mas tenho muita fé em Deus e isso faz toda a diferença.

E se fosse a Playboy a convidá-la para posar nua, aceitava?
A Playboy já muda o foco da minha campanha. Tem uma componente sensual que não tem muito a ver comigo neste momento. Não tenho nada contra, mas se a Playboy me chamasse para ajudar a vender a revista ficaria mais feliz.

Como reagiu a Naked à popularidade da sua iniciativa?
A Naked amou a criatividade e ousadia da ideia. Tem tudo a ver com o perfil da agência. A Fefa Romano até entrou na brincadeira e também tirou uma foto. Para a Naked foi muito bom. A agência tem um ano no Brasil e a sua página de Facebook bombou com o Tumblr.

Portanto... acabaram por lhe oferecer um contrato. Certo?
Sim, fui contratada. [risos]

Satisfeita?
Muito feliz! Em dois meses em São Paulo já estou na agência em que queria trabalhar quando me mudei.

Foi a única proposta que teve? tendo em conta a enorme visibilidade que deu à Naked, seria de pensar que outras empresas a tentariam recrutar.
Recebi e-mails, sim. Mas quero ficar na Naked. Vamos ver o que acontece.

Poderá entender-se a sua campanha mais como o marcar de uma posição que como uma acção individual? Acha que, com as crises económicas e o desemprego dos dias de hoje, as pessoas têm forçosamente de ser mais arrojadas de forma a atingirem os seus sonhos profissionais?
Acredito que independentemente da situação económica, a concorrência no mercado é grande. Em São Paulo é feroz. Mas há sempre lugar para quem é bom. Não basta é ser bom, tem de mostrar que é. Tem de se destacar, não só através de um bom currículo, mas com criatividade e postura. Acredito que as pessoas têm de tirar os sonhos do lugar de sonhos e torná-los realidade. Ir fazer, sem medo de falhar ou ser julgado. Diferenciarmo-nos ou sermos notados não é fácil, tem de haver coragem. Eu sabia que para conseguir o emprego tinha de estar no lugar certo à hora certa e não ia deixar a oportunidade passar. Agora estou na agência certa, no lugar certo. É a mesma situação: não deixar passar a oportunidade de fazer um bom trabalho.

Agora que concretizou o sonho de entrar na Naked, que outros sonhos lhe restam concretizar?
Desempenhar um excelente trabalho na Naked e ser reconhecida por isso. Constituir uma família, viajar pelo mundo e continuar a mesma Isa para as pessoas que amo. Acho que esta entrevista é excelente para agradecer o apoio da minha família, que sempre me apoiou em todas as decisões, inclusive no Tumblr, e dos meus amigos que tiraram a roupa por mim. Só tenho a agradecer tanto amor e carinho.

Acha que no futuro será capaz de continuar a implementar campanhas tão inovadoras?
Disposição não falta! [risos]


>>

Entrevista 21: Isabella Gimenez Reviewed by Revista 21 on 01:30 Rating: 5

Sem comentários:

");
Todos os direitos reservados por Revista 21 © 2021 - 2022
Design por Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.