sexta-feira, 10 de Maio de 2013

Consumo exagerado de redes sociais pode causar alucinações


«Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Telavive, em Israel, indica que as redes sociais podem estar relacionadas com a psicopatologia, área relacionada com o sofrimento mental. O grupo estudou de perto três pacientes de Uri Nitzan, responsável pelo projecto.

Os participantes inicialmente sentiam-se solitários, e procuravam refúgio no Facebook e outras redes sociais, envolvendo-se em intensos relacionamentos virtuais. Num segundo momento, o pesquisador relata que os relacionamentos levaram a sentimentos de traição e a invasão de privacidade, gerando ansiedade, confusão e até alucinações - um dos pacientes acreditava que a pessoa por trás do monitor do computador podia literalmente tocá-la.

Embora os participantes se encontrassem em situação vulnerável devido a perda ou separação amorosa, nenhum dos participantes tinha histórico de psicose ou de uso de drogas. Além disso, não apresentavam sintomas de psicopatologias antes de começar a utilizar o Facebook intensamente.

"Alguns dos problemas em relação à Internet são a distorção geográfica e espacial, e a tendência de idealizar uma pessoa com quem se está a comunicar sem nunca tê-la visto cara a cara", explica Nitzan. O pesquisador enfatiza a influência da Internet na vida social e recomenda que profissionais da área médica atentem para hábitos sociais também na hora de conversar com os seus pacientes.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário