terça-feira, 26 de Março de 2013

Edições Mortas lança revista Estúpida


«A editora portuense Edições Mortas, conjuntamente com a Black Sun Editores e a Edição N, lançou a revista literária Estúpida. Desenvolvida por António S. Oliveira, a publicação lançará o segundo número em setembro, sob o mote "Deve ou não o intelectual prostituir-se."

"A estupidez é tanta que ninguém percebe o porquê da edição da Estúpida nestes tempos digitalmente estúpidos e à beira de um banho de sangue". Assim escreveu António S. Silva no editorial da nova revista literária. Estúpida porquê? Numa era em que são escassas as edições literárias e as redes sociais imperam, esta revista pretende ser uma contra corrente. "É de facto estúpido avançarmos com esta revista agora" explicou António S. Oliveira, o mentor do projeto. Mas o pretendido, salienta, passa por desenvolver "um espaço de fuga à escrita comercial que nada acrescenta à literatura."

A revista conta já com o seu primeiro número e o próximo está previsto para ser lançado em setembro, tal como disse ao DN António S. Oliveira. Sob o tema "Deve o intelectual prostituir-se ou não" o responsável do projeto explica que a revista continuará a "refletir a outra literatura que não tem voz no espaço editorial português".

A Estúpida é feita de pequenos textos, micro contos e crónicas de Alexandra Antunes, autora de Redes; de António Pedro Ribeiro, autor de Onde Está o Homem Livre; e Rui Tinoco, autor de O Príncipe Infeliz. Autores estes, entre muitos outros, que já acompanham António S. Oliveira de outras paragens. Desde a revista de poesia Piolho, por exemplo, que conta com 10 números.

Textos de caráter interventivo "que tentam reavivar e questionar o papal do intelectual e do escritor na sociedade que o rodeia", explica António S. Oliveira. "Convinha que desse sangue", desabafa, "era sinal de um despertar".»

Via Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário