sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2013

Livro de Gonçalo M. Tavares é candidato a melhor da Europa


«O livro Aprender a Rezar na Era da Técnica, de Gonçalo M. Tavares, é candidato ao Prémio de Melhor Romance Europeu publicado na Holanda, anunciou esta quinta-feira a Fundação neerlandesa para a Literatura.

O romance de Tavares foi traduzido diretamente do português por Harrie Lemmens, e publicado pela editora Querido, intitulando-se Leren bidden in het tijdperk van de techniek. Em 2010, Aprender a Rezar na Era da Técnica recebeu, em França, o Prémio de Melhor Livro Estrangeiro.

Entre os vinte finalistas ao galardão neerlandês está Hilary Mantel, com Bring Up the Bodies, distinguida esta semana com o Prémio Costa Book. A escritora britânica arrecadou, no ano passado, o Booker Prize e o National Book Award.

Da lista dos 20 finalistas constam ainda os britânicos Martin Amis, com Lionel Asbo, e Ian McEwan, com Sweet Tooth, o espanhol Javier Marias, com Os Enamoramentos, e o francês Emmanuel Carrère, com Limonov. O autor da obra vencedora receberá dez mil euros, e o tradutor dois mil e quinhentos euros.

Esta é a terceira edição do Prémio, uma iniciativa do Centro Académico Cultural SPUI25 da Fundação Holandesa para a Literatura, que está ligado à Universidade de Amesterdão. Nas anteriores edições foram distinguidos Marie NDiaye, com Três mulheres, obra publicada em Portugal pela Teorema, e Julian Barnes, com O Sentido do Fim, que saiu pela Porto Editora.

Aprender a Rezar na Era da Técnica foi editado pela Editorial Caminho em 2007, e é o último romance da série O Reino, de Gonçalo M. Tavares, que inclui ainda os títulos Um homem: Klaus Klump (2003), A máquina de Joseph Walser (2004) e Jerusalém (2004), que recebeu o Prémio José Saramago e o Ler/Millenium-BCP.

Gonçalo M. Tavares, 42 anos, já recebeu diferentes galardões, designadamente o Prémio Portugal Telecom 2007, o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Gulbenkian/Expresso, assim como o de Revelação de Poesia, da Associação Portuguesa de Escritores, e o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, entre outros.»

Via Lux.

0 comentários:

Enviar um comentário