quinta-feira, 13 de Dezembro de 2012

Três horas e meia para pronunciar uma palavra


«Se achava que Vítor Gaspar leva a medalha de ouro nos concursos de "tom monocórdico" é porque ainda não conhece Dmitry Golubovskiy, protagonista do novo vídeo no YouTube que se tornou viral.

Num vídeo com apenas três horas, 33 minutos e 23 segundos, Golubovskiy pronuncia a maior palavra da língua inglesa, uma única vez. Porquê? Porque a palavra tem 189 819 letras.

O vídeo já foi visto por mais de 850 mil pessoas no YouTube, mas não ficou claro quantos cibernautas viram a película na sua totalidade.

A palavra refere-se ao nome de uma proteína gigante conhecida por "Titin", que começa por "Methio" e termina em "leucine". O motivo por que é tão longa tem a ver com o facto de as proteínas serem nomeadas na sequência dos elementos químicos que as compõem, e a Titin é a maior alguma vez descoberta.

Note-se que é um termo científico, pelo que não aparece no dicionário de inglês de Oxford. Segundo aquele compêndio, a palavra mais comprida é "pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis", com 45 letras.»



Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário