sábado, 8 de Dezembro de 2012

Opinião: WWE '13


Já não se lembra dos bons velhos tempos da Attitude Era? Não se preocupe, o novo jogo da WWE refresca-lhe a memória.

Texto: Tiago Matos
 
Em 2003 chegava às lojas WWE Smackdown! Here Comes the Pain, jogo que, apesar de um ou outro problema, foi rapidamente eleito, pela generalidade do público, o melhor e mais divertido título de wrestling de sempre, evolução natural do já de si interessante WWE Smackdown! Shut Your Mouth. Isto numa altura em que, «na vida real», a WWE, acabada de sair vencedora das Monday Night Wars ao adquirir as suas duas principais empresas concorrentes, a WCW e a ECW, reestruturava a sua programação, abandonando progressivamente a violência e o sexo, dirigidos a um público essencialmente adulto, e passando para um formato mais «políticamente correcto», dirigido a crianças e jovens. Também nos videojogos se notou esta transição. Entre 2005 e 2011, a série de títulos WWE Smackdown! vs Raw preferiu o realismo ao entretenimento, para desagrado de alguns dos mais acérrimos fãs de wrestling, que julgaram que não voltaria a existir um jogo tão apelativo como o velhinho HCTP. No entanto, eis que agora, precisamente dez anos depois, surge WWE ’13 para baralhar todas as certezas.

ATTITUDE ERA 
Este ano, a grande estrela é a Attitude Era, época de ouro do wrestling norte-americano, na qual WWE e WCW competiram numa emotiva guerra de audiências. Claro que a atracção deste jogo não se resume apenas a isto, mas é sem dúvida um dos pontos mais fortes do seu sucesso, já que o seu plantel e as histórias que se vão disputando têm, de forma evidente, a marca do melhor período da WWE. Existe mesmo um modo próprio a substituir o Road to Wrestlemania, que, seguindo os seus oito principais protagonistas (Shawn Michaels, Triple H, Bret Hart, Undertaker, Kane, Mick Foley, The Rock e Steve Austin) recria alguns dos melhores momentos desta época, com direito a inúmeras cutscenes e comentários originais. É um modo bastante divertido e de referência obrigatória para quem quiser conhecer um pouco da origem do sucesso actual da empresa.

WWE UNIVERSE
O modo Universe é o segundo modo de época do jogo. Nele, os jogadores podem gerir por inteiro a programação da WWE, criando e posteriormente disputando (ou simulando) combates, espectáculos e PPVs. Pelo meio, um grande número de cutscenes, escritas pela sábia mão de Paul Heyman, a envolver ainda mais os jogadores na gestão das suas rivalidades.

TIPOS DE COMBATE 
Como sempre, no modo «amigável», são muitos os tipos de combate que se podem disputar. Existem, entre outros, Extreme Rules, Hell in a Cell, Inferno, Iron Man, Ladder, Steel Cage, Last Man Standing, TLC, I Quit, Battle Royal, Elimination Chamber, Championship Scramble, Backstage Brawl, King of the Ring, Royal Rumble e há até a possibilidade de se fabricar um novo tipo de combate, manipulando as regras da forma que desejarmos. As escolhas são, por isso, mais que muitas, e adequadas a todos os gostos.

PLANTEL E EDIÇÕES 
O plantel é o mais extenso de sempre, com 84 atletas (41 actuais, 35 da era Attitude e 8 Divas), ainda que muitos contem como versões distintas da mesma pessoa. A saber:

WWE SUPERSTARS 
Alberto Del Rio
Big Show
Booker T
Brock Lesnar
Brodus Clay
Chris Jericho
Christian
CM Punk
Cody Rhodes
Daniel Bryan
David Otunga
Dolph Ziggler
Edge
Epico
Heath Slater
Hunico
Jack Swagger
JBL
Jinder Mahal
John Cena
J. Laurinaitis
Justin Gabriel
Kane
Kevin Nash
Kofi Kingston
Mark Henry
Primo
R-Truth
Randy Orton
Rey Mysterio
Santino Marella
Sin Cara
Sheamus
Ted DiBiase
The Great Khali
The Miz
The Rock
Triple H
Undertaker
Wade Barrett
Zack Ryder

ATTITUDE ERA 
Animal
Big Bossman
Billy Gunn
Bradshaw
Bret Hart
British Bulldog
Cactus Jack
Chris Jericho
Christian
Dude Love
Eddie Guerrero
Edge
Faarooq
H. H. Helmsley
Hawk
Kane
Ken Shamrock
Lita
Mankind
Mark Henry
Mike Tyson
Mr. McMahon
Paul Wight
Road Dogg
Shane McMahon
Shawn Michaels
Steph McMahon
Steve Austin
The Godfather
The Rock
Triple H
Trish Stratus
Undertaker
Vader
X-Pac

WWE DIVAS 
Alicia Fox
Beth Phoenix
Brie Bella
Eve Torres
Kelly Kelly
Kharma
Lita
Nikki Bella

Adicionalmente, é possível descarregar novos lutadores on-line ou simplesmente criá-los no modo de edição do jogo. É ainda permitido modificar equipamentos de lutadores originais, brincar um pouco com a inteligência artificial, criar entradas, movimentos, finishers, histórias, arenas, logótipos e highlight reels. É o mais customizável jogo da série WWE.

GIMME A HELL YEAH!
Os gráficos são excelentes, do melhor que já se viu neste género de jogos, e o ambiente sonoro dos combates também é bastante satisfatório, mas é na extraordinária jogabilidade de WWE ‘13 que reside o seu sucesso. A velocidade e subtileza de movimentos estão no ponto perfeito, nem demasiado rígidos nem demasiado irreais, e a maior parte dos lutadores mantém a identidade dos seus movimentos, tornando a experiência mais autêntica e envolvente. O facto de, em pleno combate, não existirem no ecrã quaisquer pormenores que não o logótipo da WWE faz parecer que estamos mesmo a assistir a um espectáculo da empresa, e os momentos OMG!, que permitem, por exemplo, atravessar uma mesa em fogo com um oponente ou apanhá-lo a meio de um golpe (ou no ar) com um finisher súbito são pormenores deliciosos que fazem toda a diferença. É certo que se continuam a verificar, uma vez ou outra, pequenos glitches que, por exemplo, «congelam» jogadores, mas até aqui os erros são bem mais raros que em outras edições. Por isso, se gosta de wrestling, não hesite em experimentar este WWE ‘13; caso não goste, bem, tem aqui a melhor das oportunidades para se deixar introduzir neste estranho mundo de luta e drama.



WWE '13
Para: Playstation 3, Xbox 360 e Wii 

GRÁFICOS: 9
A maior parte dos lutadores é extremamente realista. 
O visual característico da Attitude Era está presente.

SOM: 8
Os comentários são satisfatórios (especialmente com a dupla Jim Ross/Jerry Lawler). 
A atmosfera de jogo é relativamente interessante.

JOGABILIDADE: 10
Movimentos fluidos, muito realistas. 
Uma enorme panóplia de movimentos e acções para experimentar.

INOVAÇÃO: 8
A inclusão da Attitude Era confere uma nova alma ao jogo. 
O tamanho e qualidade do plantel e as novas opções de 
customização também são dignas de elogio.

REPLAY: 9
Dezenas de tipos de combates, um modo Universe 
que depende apenas da imaginação e uma experiência de jogo 
muito divertida, especialmente se jogada com amigos.



0 comentários:

Enviar um comentário