segunda-feira, 3 de Dezembro de 2012

Festival Córtex 2012: Vencedores


«Noite, do realizador portuense Flávio Pires, foi a ficção vencedora do Prémio Melhor Curta Nacional do festival Córtex 2012, que terminou este domingo com a entrega de prémios.

Flávio Pires, vencedor do prémio Take One! do festival de curtas de Vila do Conde (com Artur), conta em Noite a vida de um jovem que divide o seu tempo entre uma banda de heavy metal e as rotinas de tratamento da avó, de quem toma conta.

O Prémio Melhor Curta Internacional foi para Blu, do romeno Nicolae Constantine Tanase, também uma ficção – sobre a relação entre os três membros de uma família (pai, mãe e filha) que ficam inesperadamente parados no meio da estrada com uma avaria no carro.

Por fim, o Prémio do Público para a Melhor Curta Nacional foi atribuído para Nada Fazi, de Filipa  Reis e João Miller Guerra, premiado no início do ano com o Prémio Cinema Português 2012 do Fantasporto. Narra a história de três investigadores que estão no Bairro Casal da Boba a desenvolver uma tese. Quando a câmara de filmar da equipa é roubada e deambula de mão em mão entre os jovens do bairro acaba por registar um crime.  Filipa Reis e João Miller Guerra foram os vencedores da Competição Nacional do Doclisboa 2010 com a longa Li Ké Terra.

As actrizes Laura Soveral e Rita Blanco, a realizadora Teresa Villaverde e o crítico de cinema do Público Vasco Câmara compuseram o júri de premiação do festival onde foram exibidas, em concurso, 29 curtas metragens, das quais 17 nacionais e sete internacionais – houve outras cinco curtas na sessão de abertura e um ciclo dedicado a António Campos.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário