quinta-feira, 6 de Dezembro de 2012

Cientistas descobrem o gene da bebedeira


«Uma equipa da cientistas acredita ter descoberto uma variação de um gene que incentiva o consumo exagerado de álcool em algumas pessoas.

O gene, conhecido como RASGRF-2, aumenta o nível de substâncias químicas presentes no cérebro associadas à sensação de felicidade e accionadas com a ingestão de bebidas alcoólicas, informa a revista científica PNAS, noticia a BBC.

A equipa de investigadores, formada por especialistas da Universidade King's College, em Londres, descobriu que os animais que não possuíam a variação do gene tinham menos "desejo" por álcool do que aqueles que apresentam tal alteração. O estudo analisou também ressonâncias magnéticas dos cérebros de 663 adolescentes do sexo masculino.

Os resultados dos exames relevaram que em portadores da versão do gene associada à "bebedeira", todos com 14 anos de idade, havia uma atividade maior numa parte do cérebro chamada estriado ventral, conhecida por libertar dopamina, substância associada à sensação de prazer.

Quando os investigadores questionaram os adolescentes sobre os seus hábitos de consumo de álcool dois anos depois, descobriram que aqueles que tinham a variação do gene bebiam mais frequentemente.

No entanto, o responsável pelo estudo, Gunter Schumann, explicou que ainda não há provas específicas de que o gene, sozinho, provocaria a compulsão alcoólica, uma vez que os outros fatores ambientais e genéticos também estão envolvidos.»

Via TVI 24.

0 comentários:

Enviar um comentário