segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

As melhores músicas de hip hop de sempre


«A Rolling Stone, ligada de génese à cultura rock, abriu há muito as suas páginas ao hip hop. Esta é, porém, a primeira vez que dedica uma lista exclusivamente ao hip hop. Elaboraram-na editores e especialistas no género e aglomera várias gerações. Porém, com excepção de, por exemplo, Kanye West, o presente mais recente está ausente da lista parcelar agora revelada.

"The message", marco hip hop de Grandmaster Flash and the Furious Five de 1982, é a melhor canção na história do género. Quem o diz é a Rolling Stone, que [publicou] sexta-feira no seu site e na edição em papel a primeira lista dedicada exclusivamente àquela que é hoje, muito provavelmente, a expressão musical mais ouvida e influente do planeta. “Chegámos a um ponto em que grupos hip hop estão a chegar ao [Rock’n’Roll] Hall Of Fame. Sentimos que era o momento certo para lhes dar o verdadeiro tratamento Rolling Stone”, afirmou à Reuters o editor executivo da revista, Nathan Brackett, que justifica a escolha de "The Message" para topo da lista por ser a primeira canção a "dizer, com o poder rítmico e vocal do hip hop, a verdade sobre a vida moderna no coração urbano da América".

Elaborada por um painel de 33 pessoas, entre editores da Rolling Stone e especialistas em hip hop, como Questolve, baterista dos Roots, a lista privilegia nos lugares cimeiros consagrados como os Sugarhill Gang, com "Rapper’s delight", de 1979 (segundo lugar), ou os Run DMC, com "Sucker MC’s", de 1983. No top 10 encontram-se ainda históricos como os Public Enemy, em sétimo com "Fight the power" (1990), Notorious B.I.G., em oitavo com Juicy (1994), e Dr. Dre, que ainda recentemente soubemos ser o músico mais bem pago do ano corrente, e Snoop Dogg, juntos no sexto lugar em "Nuthin’ but a ‘G’ thang" (1992).»

Confira abaixo o top 20 da lista elaborada pela Rolling Stone:

1. The Message – Grandmaster Flash and the Furious Five



2. Rapper's Delight – Sugarhill Gang
3. Planet Rock – Afrika Bambaataa and the Soul Sonic Force
4. Sucker – Run-DMC
5. Mind Playing Tricks on Me – Geto Boys
6. Nuthin' But a 'G' Thang – Dr. Dre feat. Snoop Doggy Dogg
7. Fight the Power – Public Enemy
8. Juicy – The Notorious B.I.G.
9. Straight outta Compton – NWA
10. Paid in Full – Eric B. & Rakim
11. CREAM – The Wu-Tang Clan
12. They Reminisce Over You – Pete Rock & CL Smooth
13. La Di Da Di – Doug E. Fresh and the Get Fresh Crew
14. Rebel Without a Pause – Public Enemy
15. Fuck tha Police – NWA
16. Big Pimpin' – Jay-Z feat. UGK
17. Peter Piper – Run-DMC
18. Dear Mama – 2Pac
19. Paul Revere – Beastie Boys
20. In Da Club – 50 Cent

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário