terça-feira, 6 de Novembro de 2012

Patrick Deville vence Prémio Femina 2012


«O Prémio Femina foi atribuído ao escritor francês Patrick Deville pelo romance Peste & Choléra (Seuil), divulgou o jornal francês Le Monde online.

Considerado pelo Le Monde como “uma formidável epopeia sobre o destino de um homem de excepção”, Peste & Choléra conta a história de Alexandre Yersin, um dos investigadores da primeira equipa do Instituto Pasteur,que nasceu em 1863 e morreu aos 80 anos em Nha Trang, no actual Vietname (na época parte da Indochina francesa). Esta obra é também uma das candidatas ao Prémio Goncourt que será atribuído na quarta-feira e ao Renaudot. E já tinha recebido em França, o Prémio do Romance Fnac 2012.

Os outros finalistas eram os romancistas franceses Julia Deck (Viviane Elisabeth Fauville); Jérôme Ferrari (Le sermon sur la chute de Rome); Bruno Le Maire (Musique absolue. Une répétition avec Carlos Kleiber) e Anne Serre (Petite table, soit mise!).

Por sua vez o Prémio Femina para o melhor Romance Estrangeiro, publicado em França em 2012, foi para a norte-americana Julie Otsuka pelo livro Certaines n'avaient jamais vu la mer (Phébus), um romance sobre as jovens japonesas foram para a América no princípio do século XX para se casarem com compatriotas que viviam na Califórnia. Na lista de finalistas estava Sebastian Barry ( Du côté de Canaan); Michiel Heyns (La dactylographe de Mr James) e Juan Gabriel Vasquez (Le bruit des choses qui tombent).

António Lobo Antunes (que já recebeu o Prémio Femina de melhor romance estrangeiro publicado em França, em 1997) e José Luis Peixoto tiveram obras suas nas listas anteriores da selecção deste prémio, cujo júri é composto exclusivamente por mulheres, mas não chegaram à lista final.


O Prémio Femina do Ensaio foi atribuído a Tobie Nathan por Ethno-roman

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário