sexta-feira, 1 de Junho de 2012

Teknian plagia banda portuguesa


«Teknian, nome artístico de um jovem músico sueco, está a ser alvo da ira de vários fãs dos MAU – Man And Unable -, uma banda portuguesa. Tudo porque a produtora do escandinavo terá copiado e plagiado a imagem de capa de um dos álbuns dos portugueses, utilizando-a, de um modo quase idêntico, num trabalho de Teknian.

A ilustração, em ambos os álbuns, é em tudo similar: ambas mostram a imagem do que parece ser um tigre, divergindo apenas nas nuances de cor. O problema é que, no caso português, os MAU publicaram o seu álbum em 2009, e não terão recebido qualquer pedido de autorização da parte de Teknian ou da editora, a You Fat Record, para utilizarem a imagem como capa do seu álbum.

Na página oficial de Teknian no Facebook – que conta com mais de 4 mil "gostos" -, vários fãs portugueses dos MAU estão a publicar comentários onde demonstram a sua indignação pelo sucedido. Entretanto, Maya Angelou, a manager dos MAU, emitiu um comunicado em nome da banda, onde revela que tentou entrar em contacto com Teknian e a sua produtora, não tendo obtido qualquer sucesso. "Tentei com as minhas melhores capacidades humanas entrar em contacto [com eles], mas infelizmente, e por magia, eles desapareceram", pode ler-se.

Mesmo reconhecendo que o plágio terá sido estritamente da responsabilidade da You Fat Record, o comunicado ressalva que "a questão não se trata de ter fúria, mas de chamar a atenção", endereçando-se depois ao músico sueco de 17 anos, ao dizer-lhe que "se tem de assegurar que tudo o que tiver o seu nome ou tudo com o que se relacionar na indústria [musical] tem que manter os mesmos standards da sua música".

Antes, os MAU consideraram a música de Teknian "muito boa". No fim, desejaram-lhe apenas "melhor sorte com quem se associar no futuro".»

Ler no Sol.

0 comentários:

Enviar um comentário