sexta-feira, 29 de Junho de 2012

O Sudoku mais difícil do mundo


«Um matemático finlandês criou aquilo que considera ser "o mais difícil Sudoku do mundo", apresentando um desafio digno das mentes mais brilhantes da Terra.

Geralmente, o Sudoku apresenta-se em níveis que dificuldade que variam de "1" (muito fácil) a "5" (muito difícil). O Sudoku criado por Arto Inkala, "Evereste", será por volta de nível "11", segundo o próprio.

O que faz este Sudoku ser tão difícil é o número de deduções necessárias para preencher uma única casa na tabela. No jogo do Sudoku, preenchemos as casas com números tendo em conta as casas que já vêm preenchidas. Neste desafio, cumprir essa regra deixa-nos com mais do que uma hipótese aparentemente viável, sendo necessário pensar "várias jogadas adiante", já que só há uma solução possível.

"É difícil dizer se um puzzle é o mais difícil do mundo ou não, acredito que o mais difícil de todos ainda não foi descoberto", afirmou Inkala. "Não tenho a certeza se é impossível de fazer, mas há tantas possibilidades para formular que parece-me que o mais difícil de todos ainda não foi criado", observou o matemático.»

Não consegue resolver? Clique aqui para ver a solução.

Ler no Diário Digital e aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário