quinta-feira, 28 de Junho de 2012

Robô é invencível no pedra/papel/tesoura


«A Universidade de Tóquio criou um robô que ganha sempre aos humanos no jogo do "pedra, papel, tesoura", já que é capaz de antecipar que forma a mão do adversário vai assumir.

O robô Janken (nome baseado no nome do jogo no Japão), criado pelos investigadores do laboratório Ishikawa Oku da Universidade do Japão, tem uma taxa de vitória de 100% quando compete com humanos. A máquina detecta, numa questão de um milissegundo, qual das três formas o adversário vai escolher (mão aberta para papel, mão fechada para pedra, e dois dedos esticados para tesoura), escolhendo o robô a "arma" certa para vencer cada partida. Recorde-se que, segundo as regras do jogo proveniente da China, shoushiling, a pedra vence a tesoura, a tesoura vence o papel e o papel vence a pedra.

"O reconhecimento da mão humana pode ser realizado em um milissegundo com uma visão de alta velocidade", explicaram os criadores." A junta do pulso do robô é controlada com base na posição da mão humana. A visão reconhece se é pedra, papel ou tesoura com base na forma da mão humana". "Após esse passo, o robô escolhe pedra, papel ou tesoura de modo a vencer o [adversário] humano em um milissegundo", acrescentaram.

Os engenheiros por trás desta criação acreditam que o robô vem mostrar como a tecnologia pode ser aplicada ao apoio ao movimento. "Esta tecnologia é um exemplo que mostra as possibilidades de controlo de cooperação numa questão de milissegundos", afirmou um investigador. "E este tecnologia pode ser aplicada ao apoio ao movimento de humanos e ao trabalho de cooperação entre pessoas e robôs sem um atraso de tempo", referiu.»


Ler no Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário