quarta-feira, 30 de Maio de 2012

Verão na Casa da Música com 53 concertos


«Um patrocínio e o reforço de verba por parte de 10 fundadores permitiu à Casa da Música anunciar [ontem] a programação Verão na Casa, com concertos ao ar livre e alguma diversidade, como jazz e world music.

Ao todo serão 53 concertos, 19 dos quais na esplanada fronteira ao edifício projetado por Rem Koolhaas e 33 deles de entrada gratuita que, segundo o diretor artístico, são de "entretenimento inteligente, dentro da filosofia programática da Casa da Música" e permitindo-lhe acrescentar alguma "diversidade", num ano em que os cortes afetaram áreas como o jazz ou a pop.

No jazz, o destaque vai para a vencedora de quatro Grammys, a cantora Dianne Reeves, que atua a 16 de julho, integrada no projeto Terri Lyne Carrington´s Mosaic Project. Mas há espaço para a atuação de nomes mais locais, como a Kiko & the Jazz Refugees, a lançar o seu disco L'USA (12 de julho) ou a Orquestra de Jazz de Matosinhos (13 de julho), bem como de alunos de algumas escolas de música que, nos diferentes géneros, ocupam uma faixa significativa do Verão na Casa.

As músicas do mundo estão representadas pelo brasileiro Milton Nascimento (2 de julho),com uma atuação em que celebra os 40 anos do seu álbum Clube da esquina, mas também por grupos que navegam pelo reggae, como os Ponto de equilíbrio (2 de julho), Groudation (24 de julho) e os Playing for Chance (11 de julho), esta uma formação liderada por Mark Johnson que vai pescar talentos nos músicos de rua.

Na música portuguesa, os destaques vão para António Zambujo (21 de julho), a viver a aclamação do seu álbum Quinto, e para Vitorino (27 de junho), com um espetáculo denominado "Ergue-te ó sol de Verão", no qual interpreta músicas de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.

O tradicional clubbing regressa a 22 de junho, no seu formato mais reduzido, com a atuação dos DJ da editora Cómeme, e no formato maior, a 30 de junho, com Nicolas Jaar e o seu projeto Darkside e Matthew Herbert's One Pig na sala Suggia e vários DJ espalhados pelo edifício.

Espetáculos tradicionais da Casa da Música, como o gratuito Concerto de São João, o concerto do prémio Suggia (6 de julho) o best of Música na Rua (28 e 29 de junho), que acolhe os melhores músicos que atuam num concurso do Metro do Porto e o Encontro de Bandas Filarmónicas (28 e 29 de julho) mantêm o seu lugar nesta programação estival.»

Ler no iOnline e no Público.

0 comentários:

Enviar um comentário