quarta-feira, 30 de Maio de 2012

A maioria dos portugueses nunca fumou


«A maioria dos portugueses (62 por cento) nunca fumou, enquanto 23 por cento dizem ser fumadores e 15 por cento deixaram de fumar, segundo um Eurobarómetro hoje divulgado em Bruxelas.

A sondagem, realizada no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que é assinalado na quinta-feira, mostra que só a Suécia (13 por cento) tem menos fumadores do que Portugal, que empata com a Eslováquia no segundo lugar do ranking.

Em relação aos que nunca fumaram, Portugal está acima da média da União Europeia, que é de 51 por cento, e abaixo no campo dos ex-fumadores, que na Europa de cifra nos 21 por cento.

Comparando com a última sondagem deste tipo, feita em outubro de 2009, as estatísticas mostram que a prevalência de fumadores baixou um ponto, enquanto a de não fumadores desceu dois pontos e a de ex-fumadores subiu outros dois.

Em média, os portugueses começaram a fumar aos 17,7 anos (na UE aos 17,6), embora a grande maioria se situe na faixa etária entre os 15 e os 18 anos (51 por cento em Portugal e 53 por cento na média europeia).

Por outro lado, 45 por cento dos portugueses já tentaram deixar de fumar, a grande maioria dos quais sem qualquer ajuda. A preocupação com a saúde é o principal motivo para deixar de fumar em Portugal. Um português consome, em média, 14,4 cigarros (na UE, 14,2).

O trabalho de campo foi realizado, em Portugal, entre 25 de fevereiro e 11 de março, tendo sido feitas 1.009 entrevistas pela TNS Euroteste, informa a Lusa.»

Ler na TVI 24.

0 comentários:

Enviar um comentário